Fotos: Divulgação
Texto: Gustavo do Carmo


A Citroën brasileira usou o Twitter no último domingo para divulgar as primeiras fotos do seu novo carro, que será lançado definitivamente em agosto, com vendas em setembro: o AirCross. Foi uma estratégia de marketing, tanto para promover o seu perfil na rede de microblogs quanto para evitar o vazamento de imagens oficiais e flagras do carro.



Trata-se de um utilitário de aparência esportiva que tentará destronar o Ford Ecosport do segmento de utilitários esportivos compactos. Tem para-choques robustos, para-lamas emoldurados, saias laterais imitando estribos, bagageiro no teto destacado que se une com as colunas do para-brisa e o irresistível estepe na tampa traseira. Fora isso, também chamam atenção os cromados espalhados pela grade, estribo, bagageiro, para-choques, as belas rodas de liga-leve escuras e o suporte da placa de licença traseira.



O nome AIRCROSS também é destacado na parte inferior das portas e o para-choque de trás tem a assinatura CITROËN em relevo. As lanternas traseiras elevadas são herança do projeto do C3 Picasso, uma espécie de monovolume da nova geração do seu compacto premium, que também originou o luxuoso cupê DS3. O C3 Picasso também será fabricado em Porto Real, estado do Rio, mas o Aircross virá primeiro pela maior preferência do brasileiro por veículos que parecem fora-de-estrada.




Uma curiosidade que pode explicar essa opção da Citroën é que o Ecosport se originou da "perua" Fusion, bem mais careta e comportada que o nosso modelo. Foram os marqueteiros da Ford quem apostaram de que um visual off-road por aqui daria mais certo e acertaram em cheio.


Além dos apetrechos esportivos o Aircross tem uma grade diferente do Picasso, que é fechada. O esportivo brasileiro tem uma abertura cromada emoldurada pelo emblema da marca francesa.


O motor será o 1.6 16v Flex que poderá render 113 cavalos com álcool. As opções de transmissão provavelmente serão as mesmas do C3: manual de cinco marchas ou automática Tiptronic, de quatro. Seu preço ficará entre R$ 55.000 e R$ 60.000.



Se o Aircross vai conseguir vencer o Ecosport só o mercado dirá, mas, pelo menos, o jipe da Ford terá o seu concorrente mais próximo de um utilitário esportivo, diferente do hatch Crossfox, da perua Palio Adventure, do furgão Doblò e das picapes Saveiro Cross e Strada Adventure.