Volkswagen Gol IV (2005-2008)


Em agosto de 2005, depois de muito suspense, o Gol chegou à quarta geração. Na verdade, foi a mesma estratégia usada pela Volkswagen no "Geração III". A dianteira adotou novos faróis, grade mais larga e pára-choques em "V". A lanterna traseira ganhou novos elementos, como uma saliência circular que saltava aos olhos. Mas o Gol 4 foi projetado para ser mais simples que o Fox. Por isso, o painel ganhou o mesmo quadro de instrumentos do irmão mais novo. Já o acabamento empobreceu de vez, com plástico rústico em excesso.

O motor 1.0 Flex ganhava três cavalos de potência, indo de 65 cv com gasolina para 68 cv e com álcool de 68 para 71 cv. No ano seguinte foi lançada a tradicional série especial "Copa", em alusão à Copa do Mundo que o Brasil perdeu para a França. Tinha motor 1.6 Flex e grade e centro do pára-choque frontal pretos, acentuando o V da identidade da marca. No ano passado surgia a meio-off-road-light Rallye com suspensão elevada em 2,7 centímetros e centro superior do pára-choque prateado. Mesmo expediente foi usado nas versões Track & Field da perua Parati, substituída recentemente pela Surf. Nesta linha, a picape Saveiro já teve as versões Crossover, SuperSurf e também a Surf, além da exclusiva Titan. No início deste ano, foi lançada a linha 2009, mesmo com novo projeto a caminho.

Mais uma vez aguardamos um novo Gol para prolongar essa história de sucesso que, com certeza, chegará aos 30 anos ou aos 40, se prevalecer a tendência do nosso mercado.
Aguarde o Novo Gol, junto com o lançamento oficial do blog.