Durante muito tempo, a Fiat Toro só teve como rival a Renault Duster Oroch. Veio a Ford Maverick em 2022, mas esta acabou chegando muito cara e ficou sozinha no mercado. No ano passado, foi lançada a Ram Rampage, fabricada em Goiana (PE), que tem a mesma plataforma da Toro (e dos Jeeps Renegade e Compass) e conseguiu ser mais cara que a Maverick. 

Mesmo assim, a Maverick não está mais sozinha, porque decidi compará-la com a Rampage. Além da diferença de preço, o comparativo tem outra disparidade: na motorização. Isso porque eu escolhi a versão híbrida da picape compacta da Ford em vez da exclusivamente a gasolina, que tem motor mais semelhante a da rival do grupo Stellantis, no caso, um 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros. 

A Maverick Hybrid tem motor 2.5 de ciclo Atkinson associado a outro elétrico. Escolhi esta versão para dar um toque de novidade, pois já tinha comparado a propulsão comum em 2022 contra a Toro. Já da Rampage, que eu vou considerar na versão a gasolina (ela também uma 2.0 turbodiesel), estou falando pela primeira vez, porque não deu tempo de apresentá-la no ano passado, em razão da diminuição do ritmo do Guscar. Será que a diferença técnica entre as duas picapes médio-compactas vai ser muito acentuada? Vejamos no comparativo. 

Estilo 



Apesar das linhas retas, a Maverick transmite mais modernidade no estilo, principalmente na frente, com os faróis em formato de C e a grade dividida pela barra central. No entanto, dei empate porque cada uma tem o seu estilo e o consumidor, a sua preferência. O da Rampage também é reto, mas é mais clássico, com faróis horizontais e grade inteiriça. A versão considerada é a Rebel, a mais básica, com aletas de grade e moldura pretos fosco, além dos para-choques sem pintura. A Laramie tem detalhes cromados e a R/T tem grade em preto brilhante, duas faixas pretas no capô e para-choque dianteiro na cor do carro. 

Empate

Acabamento



As duas picapes têm painel horizontal com tela multimídia destacada. Mas o acabamento da Rampage é nitidamente superior, com partes emborrachadas no topo e nas portas dianteiras e couro no meio do painel. A Ford optou pelo plástico rígido na Maverick para facilitar na limpeza, pois apostou em um público mais aventureiro. Mas falhou ao oferecer uma tela multimídia menor que o espaço que reservou para o suporte, deixando um buraco que mal é usado como porta-objetos. Pelo menos, tem outro removível emborrachado no console, no espaço onde deveria estar o carregador por indução, que não oferece. A Maverick não tem sequer um quadro de instrumentos totalmente eletrônico, que a Rampage tem. Possui só uma tela de 6,5 polegadas colorida entre os instrumentos físicos. 

Rampage 1x0

Espaço interno 

Interior da Maverick

Interior da Rampage

A Maverick é mais espaçosa no banco de trás na maioria das direções. A versão Hybrid é mais apertada que a movida somente a gasolina e não tem sequer saída para o banco traseiro, presente na outra versão e na Ram. Ela perde no comprimento, que envolve o assento e o espaço para as pernas, para a Rampage. Segundo a revista Quatro Rodas, tem 88 cm contra 90 cm. A Maverick a gasolina tem 93 cm. Mas a picape da Ford vira o jogo ao ser maior na altura (97 contra 94 cm) e na largura (158 contra 150 cm) que a rival. 

Maverick 1x1

Caçamba 



Enquanto a abertura da caçamba da Maverick é mais seca, ou seja, a tampa cai de forma brusca, a Rampage tem abertura mais suave. Outra vantagem da Ram (e a mais importante, pois é a que conta ponto) é o volume maior: são 980 contra 943 litros da Ford. A capacidade de carga também é superior: 750 contra 659 kg. A Maverick só tem a mais que a rival nichos para objetos na lateral e um abridor de garrafas, mas isso já não interfere na vitória da Rampage no quesito. 

Rampage 2x1


Motor, Câmbio e Tração

Motor 2.0 Hurricane da Rampage

Na mecânica, Maverick e Rampage são diferentes e foi por escolha minha. Quis desafiar a versão Hybrid da picape da Ford por representar mais novidade e a comparei com o motor Hurricane 2.0 turbo a gasolina da Ram, que também tem uma opção turbodiesel de 170 cv e seria a escolhida se eu tivesse os dados de desempenho, consumo, frenagem e ruído da revista Quatro Rodas. 

Além do motor elétrico, que não é por carregamento na tomada (plug-in) e tem potência de 128 cavalos e torque de 23.9 kgfm, a Maverick usa um 2.5 de quatro cilindros de ciclo Atkinson, de 165 cv e 21,4 kgfm. A potência combinada é de 194 cavalos e no torque prevalece o elétrico de 23,9 kgfm. O carregamento é feito pela energia de frenagem. 

Motor da Maverick Hybrid

Já a Rampage é bem mais potente. Seu motor 2.0 turbo tem 272 cavalos e 40,8 kgfm. Mesmo se eu usasse os números da Maverick puramente a gasolina, que tem a mesma cilindrada e turbo, a Ram continuaria levando vantagem, pois o motor 2.0 da Ford tem 253 cv e 38,7 kgfm. 

Por causa da diferença técnica, decidi não comparar o câmbio. A Rampage tem um automático de nove marchas, enquanto a Maverick possui um e-CVT de apenas uma marcha, por usar em parte um motor elétrico. Porém, ela perderia na motorização convencional com o seu automático de oito marchas. Entretanto, ambas têm seletor giratório de marchas ou marcha, no caso da Ford. 

A tração, que também não conta ponto, também é distinta. Integral com automática e reduzida na Rampage e dianteira na Maverick, que tem 4x4 na versão a gasolina. 

Rampage 3x1


Desempenho

Segundo a Quatro Rodas, a Rampage é mais rápida, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e retomando entre 80 e 120 km/h em 4.9 segundos. A Maverick acelera em 8,9 segundos e retoma em 5,7 segundos. A picape da Ram venceria também contra a Ford a gasolina, que aceleração em 8 segundos e 5,5 segundos de retomada. 

Rampage 4x1 


Consumo

No consumo medido pela Quatro Rodas, a Maverick Hybrid é mais econômica com 18,9 km/litro na cidade e 16,3 km/l na estrada, soma de 35,2 km/l, evidenciando a vantagem da motorização híbrida. A Rampage a gasolina fez apenas 8,5 km/l e 11,8 km/l, respectivamente, somando 20,3 km/l. A Maverick a gasolina ainda seria a mais econômica, com 9,5 km/l e 12,2 km/l, total de 21,7 km/l.

Maverick 2x4 


Segurança


 Em relação aos itens de segurança, a Rampage leva vantagem por oferecer piloto automático adaptativo, alerta de saída faixa, sistema de detecção de tráfego traseiro cruzado e sistema de monitoramento de pontos cegos, que a Maverick não tem. Pelo menos, a picape da Ford tem 7 airbags, alerta de colisão frontal e assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, também presentes na Ram. 

Na frenagem, outro subitem da segurança, as picapes empataram tecnicamente no teste da Quatro Rodas. A Rampage foi melhor a 80 km/h (25,8 contra 26,3 metros), enquanto a Maverick freou melhor a 120 km/h (58,6 contra 59,1 metros). A 60 km/h, a Rampage levou ligeira vantagem, mas a diferença foi tão pequena (14,5 contra 14,8 metros) que eu declarei empate técnico. 


Assim, com o empate na frenagem, a Rampage foi melhor em segurança graças aos equipamentos. E a vantagem da utilitária da Stellantis seria ainda maior na frenagem se comparada com a Maverick a gasolina, que fez os 80 km/h em 38,9 metros e os 120 km/h em 59,9 metros e só venceria a 60 km/h, com 14,1 metros. 

Rampage 5x2


Conforto 

Ford Maverick 

Ram Rampage Laramie

No nível de ruído, também medido pela Quatro Rodas, a Maverick foi a mais silenciosa, aproveitando os benefícios do motor elétrico: a 80 km/h, a publicação obteve 61,2 contra 62,4 decibéis da Rampage. A 120 km/h a vitória foi de 67 a 71,6 dBA. 

O motor elétrico fez diferença porque, se eu tivesse considerado a Maverick a gasolina, esta perderia a 80 km/h com 65,3 decibéis, mas venceria a 120 km/h com 70,8 decibéis.  

Maverick 3x5


Preço 

Quando foi lançada, a Maverick era (e ainda é) bem mais cara que a Toro. No comparativo contra a picape da Fiat que eu fiz em dezembro de 2022, custava R$ 240.490. A Hybrid chegou no ano passado com o preço de R$ 244.890. Mas ganhou um desconto e está custando menos que a versão a gasolina há quase dois anos: R$ 234.890. No entanto, a Maverick sem motor elétrico também baixou de preço e está sendo vendida por R$ 224.890. 

O preço já inclui todas as opções de pintura e com cores vibrantes como as perolizadas Vermelho Aurora e Laranja Dehli e a sólida Azul Atlas. Ela também tem as perolizadas Prata Orvalho, Preto Astúrias, Azul Lyse (mais escura) e Cinza Torres, além das sólidas Cinza Dover, Azul Malacara e Branco Ártico. Todas sem acréscimo de preço, o que é muito bom. 

Se é mais cara em relação a Toro, a Maverick conseguiu ser mais barata do que a sua nova rival. A Ram Rampage mais em conta custa R$ 249.990 na versão Rebel Diesel. A Rebel a gasolina, considerada aqui, sai por R$ 259.990. E, para piorar, só tem duas opções de pinturas sem custo: a perolizada Cinza Sting (Sting Grey) e a sólida Vermelho Flame. A sólida Preto Diamond, a perolizada Branco Pérola e as metálicas Maximum Steel (um azul acinzentado), Azul Patriot e Prata Billet custam 2 mil reais. 

Rampage Laramie

Rampage R/T

A Rampage também tem as versões Laramie a diesel (R$ 260.990) e a gasolina (R$ 270.990) e a R/T (de Road and Track) somente a gasolina, por R$ 287.990. Esta última foi a versão que a Quatro Rodas testou e da qual usei os dados do teste, mas considerei a Rebel. 

Maverick 4x5


Equipamentos


A Maverick mostrou no confronto com a Toro e neste aqui contra a Rampage que custo-benefício não é o seu forte. É mais cara que a picape da Fiat e tem menos equipamentos, enquanto é mais barata que a picape da Ram porque tem menos equipamentos (e um acabamento mais pobre). 

Ela até é bem equipada, com sete airbags, ar condicionado digital, cinco modos de condução, sistema mulltimídia, aplicativo que comanda algumas funções do carro (Ford Pass), freio de mão elétrico, entrada e partida sem chave, alerta de colisão com frenagem autônoma e detector de pedestres, banco do motorista com ajustes elétricos, sensor de faróis e travamento elétrico da caçamba. 


Mas a Rampage é muito mais, embora não tenha vidro traseiro elétrico (que a Maverick tem) e as suas rodas são de 17 polegadas (18 na Maverick). Mas ela leva vantagem sobre a Ford por ter 12 ajustes elétricos no banco do motorista (a Maverick só tem 8), rebatimento elétrico dos retrovisores, tela multimídia de 12,3 polegadas (8 na Maverick) e com espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, quadro de instrumentos eletrônico, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, fora os itens de segurança, já citados no respectivo capítulo. Ela ainda oferece, como opcional, ajustes elétricos de 12 posições para o banco do passageiro, sistema de som premium com 10 alto-falantes da Harman Kardon e luzes ambiente em LED. O pack Elite custa 6 mil reais. Será que a Maverick seria mais cara se tivesse todos ou mais itens que a nova rival?

Rampage 6x4


Assistência

Com uma rede de concessionárias maior (apesar do encolhimento provocado pelo fechamento das fábricas no Brasil): 115 postos contra apenas 50 da Ram, a Ford fez a Maverick diminuir o placar no final do jogo, mas não evitou a derrota para a Rampage por 6 a 5. 

Maverick 5x6




Conclusão

Final: Ram Rampage Rebel 2.0 Turbo 6x5 Ford Maverick Lariat Hybrid

Comparar uma versão híbrida com uma só a gasolina deu vantagem a Maverick no consumo e no nível de ruído. Neste último ela empataria se fosse considerada a versão a gasolina. Já no consumo ela venceria do mesmo jeito. Os pontos conquistados no espaço interno, preço e assistência também foram méritos da Ford Maverick, independente da motorização.

Após abrir 4x0, mas levar uma virada histórica da Fiat Toro, a Maverick perdeu de novo, desta vez, sem ficar na frente em nenhum momento. Em compensação, perdeu por pouco. Claro que essa opinião se refere à tradicional ordem dos itens avaliados. 


Por outro lado, a Rampage foi superior no motor, no desempenho, no acabamento, na caçamba, segurança e lista de equipamentos. Embora tenha vencido por apenas um ponto, o modelo da Ram mostrou ser mais picape, quase próxima a uma médio-grande, e venceu o seu comparativo de estreia no Guscar. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS