TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO


Quem comprou o renovado e nacionalizado Nissan March com motor 1.0 de quatro cilindros deve ter ficado muito "feliz" (para não dizer o contrário) ao saber que, menos de um ano depois, o propulsor foi trocado por um de três cilindros.

Fiquei com sentimento semelhante depois que eu comparei a versão inicial com o Ford Ka, Volkswagen Up! e Chevrolet Onix em outubro do ano passado. Agora eu precisava atualizar. Aliás, estou atendendo ao pedido de um leitor do Guscar para fazer este novo comparativo, só com motores tricilíndricos.

Os rivais e versões são quase os mesmos: Ford Ka SEL e Volkswagen Up!, agora ilustrado pela versão White (na outra matéria usei as fotos da Red, que tem o mesmo preço. E ainda tem a Black). Desta vez, o Onix deu lugar ao Hyundai HB20, considerando a série especial Spicy, que é mais completa. O March continua sendo analisado na versão SV, a mais equipada com motor 1.0.

Não foi só o quarto modelo que foi trocado. Mudei algumas opiniões, troquei os custos de manutenção (na impossibilidade de obter preços atualizados) pelo tradicional número de concessionárias e agora os dados são da revista Carro (eram da Quatro Rodas no comparativo anterior). E o vencedor mudou também. 



Estilo

O Up! pode ser o mais simpático e moderno, mas o HB20 é nitidamente mais elegante, mesmo datado de 2012 e prestes a ganhar um face-lift. Em terceiro vem outro modelo de desenho carismático: o March, que ficou um pouco desproporcional com esta nova frente. Por causa das linhas triviais, inclusive dentro da própria Ford, o Ka acabou ficando em último. E pensar que ele já foi irreverente no início da sua carreira em 1997. 

Acabamento

Em todos o plástico duro é unanimidade. Apesar da montagem superior a dos rivais, o Up! ficou em último lugar no acabamento. Sua aparência é simples demais e não tem tecido nas portas. A faixa em preto, vermelho ou branco no painel (nas versões com nome da cor) tenta dar um toque de sofisticação. Mas nas portas é parte da lataria. O Ford Ka vem em terceiro. Em segundo o March, cujo interior combina mais com ele do que com o sedã Versa. Já o acabamento do HB20 é o que passa mais sensação de qualidade, com tecido nas portas. Parece um carro de segmento superior. 




Espaço interno

Pela maior distância entre-eixos (2,50m), o Hyundai HB20 também é o mais espaçoso, especialmente para os passageiros do banco de trás. Em segundo vem o Ford Ka (2,49m) e em terceiro o Nissan March (2,45m). O Volkswagen Up! obteve outro dos seus piores resultados ao ser considerado o mais apertadinho, com 2,42m.

Porta-malas

Mais uma vez, o HB20 vence um item relacionado ao espaço. Desta vez para as bagagens. Seu porta-malas tem 300 litros. Mesmo com os seus 3,60m de comprimento (o Hyundai tem 3,90m) o Up! tem 285 litros. O volume de 265 litros do March (3,83m) só não é o menor porque o Ka, com 3,88m, decepciona com 257 litros.



Motor

Embora o novo motor de três cilindros tenha aumentado 3 cavalos (passou de 74 para 77 cv), independente do combustível, o Nissan March continuou atrás dos concorrentes, que têm 75/80 cv (o HB20), 75/82 cv (o Up!) e 80/85 cv, o Ford Ka, o mais potente entre os tricilíndricos.

Desempenho

O comprador do New March 1.0 de quatro cilindros teve um alento ao saber que o motor que desvalorizou o seu carro em nada melhorou o desempenho. Pelo contrário. Piorou. No comparativo anterior, usando os dados com gasolina da Quatro Rodas, ele havia ficado em segundo. Agora, considerando os testes da Carro, com álcool, seus 15,5 segundos de 0 a 100 km/h e mais a retomada de 21,5 segundos entre 80 e 120 km/h, ficou em último. E não adianta reclamar que são duas revistas diferentes. Eu tenho os dados da Carro do March 2015 (esse já é modelo 2016): aceleração em 14,8 segundos e retomada em 19,5 segundos.

Os três adversários ficaram tecnicamente empatados na aceleração, na faixa dos 14 segundos. O Ka foi o mais rápido com 14 cravados. Três décimos (14,3) mais lento vem o HB20 e com 14,5 segundos ficou o Up!. O desempenho foi decidido na retomada e o Hyundai foi o mais rápido: 14,1 segundos. O Ka cumpriu em 15,4 s e o Up! em 17,9 segundos.

Consumo

Se o novo motor de três cilindros não melhorou o desempenho do March, no consumo ele cumpriu o seu objetivo. Ou quase. Na cidade, a economia foi pequena. Passou de 8,4 para 8,8 km/l, segundo a revista Carro, com álcool. A grande melhora foi na estrada, subindo a quilometragem de 10,9 km/l para 13 km/l. Só que não foi suficiente para se tornar o mais econômico do quatro. Este posto ainda é do Up!, com 8,8 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.

No entanto, se o March ficou em segundo isolado no outro comparativo, com os números da Quatro Rodas, desta vez ele passa a dividir os três pontos da posição com o HB20 e o Ka. Na soma dos dois percursos totalizou 21,8 km/l. Ainda é o melhor, mas a diferença é tão pouca que foi preciso declarar empate técnico. O Hyundai ficou com 21,5 (9,0 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada) e o Ford com 21,4 (9,1 e 12,3 km/l).



Frenagem (Segurança)

Uma das duas vitórias do Nissan March foi na frenagem. Vindo a 80 km/h parou em 24,9 metros. Em segundo lugar ficou o Volkswagen Up!, com 25,3 metros. Apesar de trazer controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas de série (somente na versão SEL), o Ka ficou em terceiro na frenagem, com 26,4 metros. O que demora mais a parar é o Hyundai, com 27,8 metros.

Nível de ruído (Conforto)

O interior do Up! pode ter aparência mais simples e espartana, mas a qualidade de montagem é confirmada pelo menor ruído que o Volkswagen faz quando está andando a 80 km/h: 61,1 decibéis. Em segundo vem o HB20, que ficou na mesma posição no acabamento: 62,4 decibéis. O terceiro lugar ficou o Ka. com 63,7 dBA. O Nissan March melhorou o ruído em relação ao motor de quatro cilindros. Baixou de 66,9 para 64,4 dBA, mas ficou em quarto e continua com o seu maior defeito.



Equipamentos e Preço

O Ka SEL 1.0 é o único que tem controle eletrônico de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampa. Vitória garantida na lista de equipamentos? Não. Ele não tem retrovisor elétrico e sensor de estacionamento traseiro. O seu sistema multimídia nada mais é que um sincronizador de algumas funções do celular como telefone, contatos, músicas e acionamento do socorro.

Ser vendido sem retrovisor elétrico não tirou os seus quatro pontos, mas eu declarei empate para os quatro, que têm praticamente os mesmos equipamentos: ar condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricos, som, computador de bordo, rodas de liga-leve e banco do motorista e volante reguláveis em altura.

Não dá para colocar o Ford em último por não trazer um item de comodidade e segurança tão pedido, pois ele compensa com os tais exclusivos itens citados no início deste tópico.

O Up!, seja nas versões White, Red ou Black, tem como diferencial o sistema multimídia com GPS (opcional) e sensor de estacionamento traseiro. O HB20 na série especial Spicy tem televisão digital, mas é o único que traz direção hidráulica e não tem faróis de neblina. Os outros três têm assistência elétrica. Apesar do March não ter nenhum equipamento diferencial, ele tem os retrovisores elétricos que faltaram no Ka. Na lista de equipamentos todos ganham.

O mais barato é o March, que custa R$ 42.190 na versão SV. Em segundo vem o Ka SEL por R$ 44.490. O HB20 Spicy 1.0 custa R$ 45.050. O Up!, seja na versão Red, White ou Black, é o mais caro, por R$ 47.106, com o sistema multimídia (Maps and More) opcional, incluso. Sem ele sai por R$ 45.590. 

Nesta época de inflação, tenho que avisar que os preços citados valem até o fechamento da edição. Aliás, chama atenção o aumento que os modelos tiveram desde o último comparativo, em outubro. O Ka SEL custava R$ 39.990 (aumento de 11,2%). Este preço, hoje, é o da versão básica SE, que custava R$ 35.390. O March, ainda com motor de quatro cilindros, custava R$ 36.990, que também hoje é o preço da versão básica Conforto, antes por R$ 32.990. A inflação do SV foi de 14%. Já o Up! Color básico custava R$ 41.430, inflação de 10%. O Hyundai não participou do outro comparativo.

Assistência

No outro comparativo, o March venceu na assistência porque foram considerados o orçamento de manutenção publicado na revista Quatro Rodas de agosto do ano passado. Mas com essa inflação não dá para confiar mais nos preços. Assim, apelei ao velho número de concessionárias.

E se tem carro da Volkswagen, a marca alemã leva sempre vantagem: sua rede ainda é maior, com 636 concessionárias. Depois vem a Ford, com 558. A Hyundai informa que tem 203 concessionárias. A Nissan fecha o ranking com 166.



Conclusão

4º Nissan March SV 1.0


Protagonista deste comparativo, o March - que ganhou motor 1.0 de três cilindros meses depois de passar a ser fabricado em Resende, aqui no estado do Rio, e de ganhar uma nova frente - acabou prejudicado pela fraqueza da sua grande novidade.

Ficou em último na potência, no desempenho e no nível de ruído, além do pequeno número de concessionárias. Foi razoável no porta-malas, estilo e espaço interno.

Pelo menos no consumo se saiu bem, o que poderia deixar a Nissan satisfeita, mas ficou atrás do Volkswagen Up!. O acabamento também agrada e só foi superado pelo Hyundai HB20. 

Pena que a excelente frenagem e o preço mais em conta não o impediram de ficar em quarto lugar.


Outras versões

O March, que perdeu a versão com frente antiga de outubro para cá, continua sem opção de câmbio automático ou automatizado. O japonês mais barato é o Conforto 1.0, por R$ 36.990. Depois vem o S 1.0 por R$ 38.990. O 1.6 mais barato é o S (R$ 42.190), depois o SV (R$ 45.490) e, por fim, o SL por R$ 48.990.


 FICHA TÉCNICA 

Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³,12 válvulas
Potência: 77 cv 
Torque: 10 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15,5 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 167 km/h (fabricante)
Consumo: 8,8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,83/1,68/1,53/2,45 m
Porta-malas: 265 litros
Tanque: 41 litros
Preço: R$ 42.190 (SV 1.0)


3º Ford Ka SEL 1.0


O Ford Ka poderia ter o título de mais equipado, mas a falta de retrovisor elétrico tirou a sua vantagem e teve que dividir os pontos com os três concorrentes. Seu único ponto de destaque foi a potência de 80 cavalos com gasolina e 85 cv com álcool do motor tricilíndrico derivado do Ecoboost usado na Europa. 

Se o nível de equipamentos do Ka é igual ao dos concorrentes, o custo-benefício é bom, pois ele só é mais caro que o Nissan March. Outros itens em que o Ford ficou no quase destaque foram no desempenho, consumo (também empatado com outros dois rivais), assistência e espaço interno. 

Frenagem, nível de ruído e acabamento foram razoáveis. Os defeitos são o porta-malas pequeno para o segundo carro mais comprido do comparativo e o estilo sem originalidade. 

Outras versões 

A versão mais barata do Ka hatch é a SE, que custa R$ 39.390. A intermediária é a SE Plus, por R$ 41.490. Com motor 1.5, os preços são de R$ 43.090 (SE), R$ 45.190 (SE Plus) e R$ 48.190 (SEL).

FICHA TÉCNICA 

Motor: Três cilindros em linha, transversal, gasolina, 997 cm³, 12 válvulas, VVT
Potência: 80 cv (gasolina) e 85 cv (álcool) 
Torque: 10,1 kgfm a 3.500 rpm (gas) e 10,7 kgfm a 4.500 rpm (álc)
Câmbio: Manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 9,1 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada (Carro, com gasolina)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,89/1,73/1,55/2,49m
Porta-malas: 257 litros
Tanque: 51,6 litros
Preço: R$ 44.490 (SEL)
Cores: Branco Ártico e Vanilla, Vermelho Arpoador e Preto Ebony (sem custo), Prata Dublin, Vermelho Merlot, Prata Riviera e Laranja Savana (R$ 1.300)  



2º Volkswagen White Up! 


Seus maiores destaques são o consumo, o nível de ruído e o número de concessionárias da Volkswagen, itens em que ele venceu. 

O Volkswagen Up! ficou em segundo no estilo, motor, frenagem e porta-malas. Seu desempenho é razoável. 

Ser o mais caro e o mais apertado não tiraram a sua vitória no comparativo passado. Por causa de uma mudança de critério, na qual passei a priorizar o aspecto do interior no lugar da montagem, o Up! caiu de primeiro para último em relação ao comparativo do ano passado e perdeu a vitória para o Hyundai HB20. 


Outras versões  

As versões do Up! têm nome em inglês e sempre antecedem ao carro, que só tem motor 1.0. Assim, a mais barata é a Take up!, com duas portas, por R$ 30.660. O quatro portas custa R$ 32.990. Depois vem o Move up!, que agora só tem quatro portas por R$ 40.390. Em seguida vem o High up!, somente com quatro portas, por R$ 44.940 e o aventureiro Cross up!, por R$ 43.930. 

O Up! é o único destes quatro a ter opção de câmbio automático ou automatizado com motor 1.0. O HB20 só oferece o automático de seis marchas com motor 1.6. A transmissão automatizada i-Motion do Up! só está disponível a partir da versão Move e custa R$ 42.790. O Cross custa R$ 47.130, o R$ 48.140 e as top Red, White e Black saem a partir de R$ 48.790.


FICHA TÉCNICA

Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 12 válvulas
Potência: 75 cv (gasolina) e 82 cv (álcool)
Câmbio: manual ou automatizado de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,5 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 163 km/h
Consumo: 8,8 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,61/1,65/1,50/2,42m
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 50 litros
Preços básicos: R$ 45.590 (Red/Black/White básico) / R$ 47.106 (completo) / R$ 48.790 (Red/Black/White i-Motion básico)
Cores: White - Branco Cristal / Red - Vermelho Flash / Black - Preto Ninja


1º Hyundai HB20 Spicy 1.0 


O primeiro Hyundai fabricado no Brasil pela própria empresa sul-coreana (o Tucson e o ix35 são montados pela representante CAOA em Anápolis) andou fora de alguns comparativos do Guscar porque o site da marca não estava disponibilizando os preços. O problema técnico já foi resolvido há algum tempo. Tanto que este ano já comparei o sedã HB20S duas vezes, mas só agora o hatch fabricado em Piracicaba (SP) retornou às análises do blog. 

E voltou em grande estilo, vencendo o primeiro comparativo exclusivamente com motores de três cilindros. Aquele outro tinha o Chevrolet Onix e o próprio March com quatro cilindros. 

O HB20 foi o melhor no desempenho, porta-malas, estilo, acabamento e espaço interno. No consumo e no nível de ruído ele se saiu bem. Foi razoável no preço da série especial Spicy, no motor e no número de concessionárias da Hyundai. Só patinou (com trocadilho proposital) na frenagem. Mas os pontos acumulados nos sete primeiros quesitos foram fundamentais para vencer o confronto.

Encerro o texto do comparativo com uma boa notícia: o site da Hyundai agora também já está disponibilizando os preços dos modelos importados e fabricados pela CAOA. Um comparativo com esses modelos fica pra outra ocasião. 


Outras versões  

A versão Spicy é uma série especial lançada este ano. As permanentes com 1.0 são a Comfort, por R$ 38.995, a Comfort Plus, por R$ 41.865, e a Comfort Style, por R$ 44.735. Com 1.6, as opções são a Comfort Plus (R$ 47.235), Style (R$ 50.105) e a Spicy (R$ 50.575). O câmbio automático faz o preço dessas versões subir para, respectivamente, R$ 50.595, R$ 53.465 e R$ 54.145. A verdadeira versão top do HB20 é a Premium 1.6, que só tem a transmissão sem embreagem. Custa R$ 56.355 a básica, R$ 57.945 (com bancos em couro) e R$ 60.775 (com bancos em couro e navegador). 


FICHA TÉCNICA

Motor: Três cilindros, transversal, flex, 998 cm³, 12 válvulas
Potência: 75 cv (gasolina) e 80 cv (álcool)
Torque: 9,4 kgfm (gas) e 10,2 kgfm (álc) a 4.500 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,3 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 160 km/h
Consumo: 9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,90/1,68/1,47/2,50m
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 45.050 (Spicy)
Cores: Branco Polar, Vermelho Tropic e Prata Metal (esta metálica, R$ 1.095)