TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O ano de 2014 se foi. A indústria automobilística, com queda na produção e vendas, e o Volkswagen Gol, que perdeu a liderança de 27 anos de mercado para o Fiat Palio, não vão sentir nenhuma saudade. O futebol brasileiro, que tomou de 7x1 para a Alemanha, em pleno Mineirão, em plena Copa do Mundo disputada no Brasil, também não. 

De lançamentos foi um ano razoável. Tivemos apenas um modelo realmente novo fabricado no país: o Volkswagen Up! Entre os totalmente reestilizados, Toyota Corolla, Hondas Fit e City e Ford Ka, que acabou ganhando o título de Carro do Ano da revista Autoesporte. Mas 2014 foi o ano dos face-lifts, sejam nacionais ou importados: Peugeot 3008, Nissan March (que passou a ser fabricado aqui no estado do Rio), Volkswagen Fox, Fiat Uno e Renault Fluence. A Saveiro, enfim, ganhou cabine dupla (mas com duas portas) e o Up! ainda ganhou uma versão de aparência aventureira, chamada Cross.

Suzuki Swift e o Honda Civic Si, agora como cupê, voltaram ao mercado como importados (o primeiro sempre foi). O Kia Soul e Jeep Cherokee chegaram renovados. Este último mais chamativo pela sua frente de faróis rebaixados. O sul-coreano aparenta ter ganho apenas um face-lift, mas é um modelo totalmente novo que ficou muito caro. Audi e Mercedes trouxeram modelos que em breve serão nacionalizados, como o Audi A3 Sedan, os Mercedes CLA, GLA e o renovado Classe C. A BMW já iniciou a produção do Série 3, que no ano passado ganhou a versão sofisticada do motor 2.0 Active Flex de 245 cavalos, chamada de 328i.

Já as chinesas continuaram investindo no país. A Chery inaugurou a sua fábrica em Jacareí, interior de São Paulo. Mas o Celer, o primeiro modelo a sair da nova unidade, ainda não chegou ao mercado. A JAC sofre com o atraso da sua fábrica em Camaçari (BA). No ano passado, lançou a grandalhona van T8. No Salão do Automóvel de São Paulo, já apresentou os novos crossovers T5 e T6 e o face-lift do J5. Mas o consumidor ainda aguarda por eles. A Geely, dona da Volvo, ainda não tem planos confirmados de fabricar aqui, mas lançou o sedã médio EC7 no ano que passou. 

O mundo ficou conhecendo novidades como o Nissan Pulsar, Jaguar XE, Land Rover Discovery Sport e Opel Karl, as novas gerações do Chevrolet Cruze, do Peugeot 408, Citroën DS6WR, Nissan Frontier, Ford Edge, Volkswagen Passat, Smart For Two e Four, Volvo XC90, Fiat 500X, o invocado Mercedes AMG GT e o renascimento do Ford Escort na China. Jaguar XE e Land Rover Discovery Sport deverão ser fabricados por aqui em 2016. 

Como todo ano, modelos também se despediram do nosso mercado. As perdas mais surpreendentes foram a dos Chevrolet Sonic e Agile. Mas também saíram de cena todas as versões do Peugeot 207 (hatch, sedã Passion e picape Hoggar), o antigo Citroën C4 hatch, os Volkswagen Gol G4 (o que motivou a perda da liderança, pois era ele quem contribuía para o alto volume), Golf G4 e Polo

O ano de 2014 marcou efemérides (idades redondas) como a dos 20 anos de lançamento do Chevrolet Corsa, dos 30 anos do Volkswagen Santana e Fiat Uno e dos 40 do Passat. Todos no Brasil. E ainda os 50 anos da Chevrolet Veraneio e do Ford Mustang e os 55 do Mini Cooper

Para encerrar a retrospectiva de 2014, não posso deixar de falar da inesquecível viagem que eu fiz à Suiça para cobrir pessoalmente, pela primeira vez na história do Guscar, o Salão de Genebra.

Foto: Gustavo do Carmo

Infelizmente, não vai dar para repetir esta cobertura em 2015, mas a promessa para o Guscar é de mais comparativos e muitos lançamentos. O ano promete ser dos utilitários esportivos compactos e são eles que estão entre os modelos garantidos como Peugeot 2008, Honda HR-V (ex-Vezel), Jeep Renegade e JAC T5 e T6. O Land Rover Discovery Sport chegará importado, assim como o Mercedes GLE Coupé, no final do ano, assunto da primeira matéria do Guscar, que você verá a seguir.   

Então é isso. Que 2015 seja de muito sucesso para você leitor, para o colaborador Mário Coutinho Leão, para mim e o Guscar. E ele já começou. É hora de voltar ao batente.