TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A renovação dos compactos da Opel não para. Depois do moderninho Adam e da quinta geração do Corsa, agora é a vez do Karl, que apesar do nome alemão que homenageia o filho mais velho do fundador da marca, Adam Opel, é um projeto mundial.

Tanto que ele próprio será fabricado na Coreia do Sul. Vai substituir o Agila e o Spark. Este último deverá manter o nome na Ásia com a marca Daewoo e com a Chevrolet em outros mercados. No Reino Unido, ele se chamará Vauxhall Viva (que batizava o projeto do nosso finado Chevrolet Agile). 



Hatch de quatro portas (ou cinco, se preferir) e cinco lugares, o Karl/Viva reúne no estilo elementos de diversos modelos da GM e até da Kia, como na traseira levemente amassada com lanternas verticais em formato de vírgula, lembrando o Picanto. A lateral alta, com vidro posterior que só termina próximo ao teto, remete ao Chevrolet Sonic e ao antecessor Spark. O diferencial são os vincos inclinados atravessando separadamente as duas maçanetas. Já a frente lembra o Opel Corsa de quarta geração, anterior ao modelo lançado em julho. 

No interior do carro, também há uma mescla de vários modelos. O acabamento das portas lembra o nosso Chevrolet Onix na simplicidade e o Cruze na posição das maçanetas no prolongamento do painel. Este se assemelha, ao mesmo tempo, aos Peugeot 208 e o seu sedã para mercados emergentes 301 (que não chegou até agora ao Brasil). Já o quadro de instrumentos tem um quê de Ford Ka. 


Semelhanças estéticas à parte, o acabamento do Karl aparenta boa qualidade, apesar dos muitos plásticos, e o habitáculo é espaçoso como dá para notar na foto abaixo. Com 3,68m de comprimento, ele é bem maior que o Volkswagen Up! feito para nós (3,60m). Também leva vantagem por acomodar cinco pessoas e ter as janelas das portas traseiras que se abaixam como num carro comum. O Up! europeu é menor, só leva quatro e, assim como outros prováveis concorrentes do Opel/Vauxhall, como o Citroën C1, Peugeot 108, Toyota Aygo e Renault Twingo, tem janelas basculantes mesmo com quatro portas. Só o Fiat Panda, Kia Picanto e Hyundai i10 têm janelas normais. 


Mesmo sendo um carro com pretensão de custar menos de 10 mil euros, o Opel Karl não vai abrir mão da tecnologia. Será equipado com sistema multimídia chamado pela marca alemã de IntelliLink, com conexão com iOS e Android através da tela sensível ao toque, além de assistente de partida em rampa, aviso de mudança involuntária de faixa de rolamento (um sistema mais simples, que avisa apenas por luz nos instrumentos), controle de estabilidade, múltiplos airbags, programador e limitador de velocidade, volante aquecido, bancos em couro, teto solar e direção com assistência elétrica com a função City, que a deixa mais leve. As rodas podem ter 14,15 ou 16 polegadas de diâmetro. 

O Opel Karl chegará ao mercado europeu em junho do ano que vem, inicialmente, apenas com motor 1.0 de três cilindros em duas versões: simples e com turbo e injeção direta de gasolina. Rende respectivamente 75 e 115 cavalos. 

O compacto que a GM daqui está desenvolvendo para ser fabricado em São José dos Campos será de pior qualidade. Nós, brasileiros, merecemos um projeto mais pobre, como o nosso povo e país. O Opel Karl/Vauxhall Viva/Chevrolet Spark é mais um gol da Alemanha. E também da Inglaterra e da Coreia do Sul.