O Gol foi lançado em maio de 1980, fabricado em Taubaté (SP), com a missão de suceder o Fusca no Brasil (na época, com 20 anos de estrada). O nome foi ideia do jornalista da revista Quatro Rodas, Nehemias Vassão, que queria associar o nome ao momento máximo do esporte mais popular do nosso país: o futebol. Outro argumento foi a aproximação esportiva com os outros carros da Volkswagen na Alemanha: o Golf e o Polo. As primeiras versões de acabamento foram a básica (sem nome) e a L.

O projeto começou em 1976, mesmo ano da inauguração da fábrica de Taubaté e um ano depois do lançamento do Polo na Europa. Este foi importado pelo departamento de engenharia da montadora para estudos. Com o tempo foram surgindo esboços e protótipos até chegar ao modelo definitivo, inspirado no também europeu Scirocco.




Só que quem esperava um motor moderno e refrigerado a água, já usado há seis anos no Passat, se decepcionou. O escolhido foi o mesmo 1.3 refrigerado a ar do Fusca, movido a gasolina, que tinha pouca potência (42 cv) e não andava quase nada (velocidade máxima na faixa dos 125 km/h). Pelo menos foi instalado na frente, mas numa posição longitudinal que seria usada por muitos anos. Poderia ter sido pior e entrado na traseira do carro.


Por dentro, o painel era bem "ergonômico" com o ajuste da ventilação colocado quase acima do porta-luvas. O espaço era razoável, melhor que o do Chevrolet Chevette. Uma solução que, a princípio, aliviou um precioso espaço no porta-malas foi a colocação do estepe no compartimento do motor. Porém, quando surgiu o modelo a álcool, no início de 1981, com filtro de ar e dupla carburação, o estepe foi para o bagageiro. No entanto, a ideia de um mecânico de concessionária de colocar o pneu com a roda para cima fez voltar o estepe para o capô no novo modelo 1.6, lançado em março.


Foto: Revista Quatro Rodas

Ainda com o 1.3 a álcool, o Gol só chegava a 128 km/h. Já com o 1.6 os números subiram para 51 cv e 143 km/h. Por pouco, o Gol não saiu de linha no lugar da Brasília, em 1982. Além da perua, o hatch enfrentava a concorrência do Fusca dentro da própria Volkswagen. Para o motor 1.6, o modelo ganhou as versões de acabamento S e LS.



Entre 1981 e 1982 apareceram os seus derivados: Voyage (1981), Parati (meados de 1982) e Saveiro (outubro de 1982). Os dois primeiros com o motor arrefecido a água que o Gol deveria ter usado desde a estreia. O propulsor 1.5 com carburação simples rendia 65 cavalos. A picape foi lançada com o mesmo motor a ar e frente do hatch. A primeira série especial do Gol foi a Copa, lançada para celebrar o mundial da Espanha e que seria reeditada em 1994 e 2006.







Em 1984, o Gol, finalmente, ganhou o seu motor refrigerado a água, que estreou numa versão esportiva, a GT 1.8. O bloco AP1800 era o mesmo que seria usado em alguns meses no luxuoso Santana. Rendia 99 cavalos de potência. O estepe ficou definitivamente no porta-malas. A frente copiou os irmãos mais sofisticados da família BX, mas na cor do carro. Rodas de alumínio, aerofólio e adesivo no vidro traseiro completavam a aparência externa. Por dentro, bancos esportivos da marca alemã Recaro.





O Gol mais comportado esperou um ano para ganhar o motor a água e a frente definitivamente igual aos irmãos. E a cilindrada era 1.6, já usada no Passat, Voyage e Parati desde 1983. A potência subiu para 81 cavalos. O motor a ar continuou em produção no Gol, numa versão popular chamada BX.


Em 1987, surgia a Autolatina, união entre Volks e Ford. O Fusca já tinha saído de linha havia um ano e, pela primeira vez, o Gol assumiu a liderança do mercado, onde ficou por 27 anos. O Voyage e a Parati começaram a ser exportados para os Estados Unidos com o nome de Fox/Fox Wagon e uma nova frente, traseira e painel.

O Voyage partia com opção de duas e quatro portas e também foi o único da primeira geração do Gol que teve esta versão, vendida no mercado interno entre 1983 e 1986, mas saiu de cena por causa do preconceito do brasileiro contra as portas extras, porque achava que era de taxista. Continuou sendo fabricado para a América do Norte e outros países sul-americanos. Voltou a ser vendido em 1990 como opcional e, no fim da vida, entre 1994 e 1996, passou a vir da Argentina somente nesta configuração.





A remodelação externa do Voyage de exportação para os Estados Unidos chegou ao mercado brasileiro e também ao Gol, mas teve algumas modificações. Os faróis fundos do modelo "norte-americano" foram alinhados com a grade. Comparado à frente antiga, o conjunto ótico diminuiu de tamanho, as lentes das luzes de direção ficaram mais envolventes e os para-choques foram estendidos até o chão. As lanternas do Gol ficaram maiores. A linha também ganhou nova grafia na identificação externa. O painel novo ficou para o ano seguinte. As nomenclaturas BX, S e LS do hatch foram trocadas por C, CL e GL.


A versão esportiva GT do Gol dava lugar à GTS (sigla recentemente revivida no Polo). Voyage e Parati tinham a luxuosa GLS. A partir de 1988, estes três e mais a versão GL (Saveiro incluída) usavam painel interno diferenciado, mais arrojado. O GTS e os GLS tinham o motor AP1800 do Santana, que chegou para os GL de toda linha em 1990.









No final de 1988, para começar a ser vendido no ano seguinte, era lançado o Gol GTi, o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica de combustível. Era um 2.0 com um bico injetor para cada cilindro, de forma analógica e rendia 112 cavalos. Com ele, o Gol chegou aos 200 km/h e acelerou em menos de 11 segundos. Se diferenciava visualmente do GTS pelo aerofólio traseiro mais alto na cor do carro, as lentes do pisca brancas e os para-choques e para-lamas prateados.


Em 1990, o AP1600 foi trocado pelo CHT da Ford, rebatizado de AE1600. Os fãs da Volkswagen detestaram a mudança. O Gol era eleito, enfim, o Carro do Ano da revista Autoesporte, graças ao GTi.

Para a linha 1991, nova remodelação estética: faróis trapezoidais e lentes dos piscas mais arredondadas e envolventes. O Voyage ganhava novas lanternas. A Parati trocava a depressão da tampa do porta-malas por um friso preto. A grafia da plaqueta de identificação foi mais uma vez mudada. Em 92, chegava o Gol 1000, com motor o motor da Ford reduzido, para enfrentar o Fiat Uno Mille, que quase tirou sua liderança do mercado. Em 1993, voltava o AP1600 e o para-choque dos dois lados passava a ser cinza.






Segunda geração (1994-2013)



No final de 1994, o Gol surgiu com um novo estilo de carroceria. As formas arredondadas lhe valeram o apelido de "bolinha". Frente e traseira foram inspiradas na terceira geração do médio Golf, que acabara de chegar importado do México. Todos os motores (1.0, 1.6 e 1.8) ganharam injeção eletrônica, mas mantiveram a montagem longitudinal. O 1000 virou 1000i Plus. CL e GL acrescentaram um i na sigla. O GTS saiu de linha. Seu lugar foi ocupado pelo GTI (agora com i maiúsculo) porque o esportivo ganhou outra versão com motor 2.0 16v e 145 cv. Duas séries especiais inesquecíveis foram a Rolling Stones e a Atlanta. A primeira, de 1995, em homenagem a vinda da banda inglesa no Brasil. A segunda para celebrar as olimpíadas de 1996 na cidade norte-americana.









Foto: Pastore





Na virada de 95 para 96, foi lançada a versão TSi (Tourism Sport injection), um GLi com aerofólio traseiro, coluna preta e motor AP1800, que posteriormente ganhou motor 2.0. Ainda em 96, com o fim da Autolatina, o motor 1000 passou a ser fabricado pela própria Volkswagen e ganhou o nome de AT1000. Todos os motores também ganharam injeção eletrônica multipoint Mi. Parati e Saveiro também foram reestilizadas. A perua apareceu no final de 1995 apenas com duas portas. Também ganhou a sua versão GTI 16v e um motor 1.0 16v em 1997. A picape se atrasou, mas foi lançada com uma janela-espia para dar impressão de cabine estendida no final daquele mesmo ano. O Voyage morreu em 1996 para dar lugar ao Polo Classic, importado da Argentina. Em 1998, Gol e Parati ganhavam pela primeira vez em sua história uma versão de quatro portas. O hatch de quatro portas ganhou ainda a inédita versão GLS 2000i.








Mil, novecentos e noventa e nove marcou a entrada da Geração III do Gol e da Parati. Na verdade, uma remodelação parcial da segunda geração. Faróis e grades entravam no padrão mundial VW da época, com lentes mais transparentes. A traseira do Gol ficava mais lisa e arredondada. A Saveiro com nova frente só apareceu em 2000. Por dentro, o painel também mudou. E totalmente. O quadro de instrumentos ganhou iluminação azul. Mas a qualidade dos plásticos caiu. As siglas, com exceção da GTI 16v, deram lugar a pacotes de equipamentos como Sportline e Confortline. Em 2001 a antiga versão esportiva, descaracterizada pelas quatro portas e o desaparecimento da bolha no capô, também desapareceu. Tal como o primeiro Gol, que não saiu de linha quando apareceu a nova carroceria em 1994, a "Geração II" continuou sendo fabricada até 2005 com o nome de Special.









Em junho de 2000, para aproveitar a nossa confusa política tributária, foram lançados o Gol e Parati 1.0 16V Turbo. Na época, os motores 1.0 pagavam menos imposto e a Volkswagen viu uma ótima oportunidade para oferecer um popular com alto desempenho. Tinha 112 cavalos de potência. Quando o Polo surgiu em 2002, o governo mudou as regras e reduziu o imposto dos modelos 1.6. O Gol Turbo foi sumindo aos poucos. A Parati durou um pouco mais. Ninguém percebeu, mas já tivemos um ensaio para o atual motor 1.0 TSi do Up!, Polo, T-Cross e Nivus.





O motor 1.0 ganhou comando roletado dos balancins e acelerador eletrônico, que aumentaram a potência do oito válvulas para 65 cv e do 16v para 76 cv. O motor 1.8 do Gol ganhou umas férias.

Para a linha 2003, o Gol e seus irmãos ganharam novos pára-choques e perderam uma aleta na grade. A Parati sofreu mudanças na traseira que a deixou parecida com as peruas do Golf e do Bora de 1999, desconhecidas do mercado brasileiro. O Special ganhava a companhia do City, com frente da Geração 3. Março daquele mesmo ano marcava mais um pioneirismo do Gol que passava a ser o primeiro carro movido a álcool e a gasolina. Era o início da era Flex. TOTALFLEX foi o nome escolhido pela Volkswagen.






No final de 2003 era lançado o Fox, com apenas duas portas. A partir de então, o Gol passou a competir no segmento de carros mais simples, voltados a frotistas e fiéis fãs do modelo. Voltou o motor 1.8, agora flexível. No início de 2005, o 1.0 também passou a ser flex. O 1.0 16v saiu de linha.

Em agosto de 2005, o Gol chegou à "quarta geração". Na verdade, foi a mesma estratégia usada pela Volkswagen no "Geração III". A dianteira adotou novos faróis, grade mais larga e pára-choques recortados em "V". A lanterna traseira ganhou novos elementos, como uma saliência circular que saltava aos olhos.


A empolgação foi tão grande que a montadora tirou de vez todas as versões anteriores, inclusive a Special e a City com frente de 1995 e 1999. Mas o Gol G4 foi projetado para ser mais simples que o Fox. Por isso, o painel ganhou o mesmo quadro de instrumentos do irmão mais novo. Já o acabamento empobreceu, com plástico rústico em excesso no painel e no revestimento das portas.


O motor 1.0 Flex ganhava três cavalos de potência, indo de 65 cv com gasolina para 68 cv e com álcool de 68 para 71 cv. No ano seguinte foi lançada a tradicional série especial "Copa", em alusão à Copa do Mundo na Alemanha. Tinha motor 1.6 Flex e grade e centro do pára-choque frontal pretos, acentuando o V da identidade da marca.



Em 2007 surgiu a meio-off-road-light Rallye com suspensão elevada em 2,7 centímetros e centro superior do pára-choque em cinza mais claro. Mesmo expediente foi usado nas versões Crossover, Track and Field e Surf da perua Parati. Nesta linha, a picape Saveiro já teve as versões Crossover, SuperSurf e também a Surf, além da Titan.





Terceira geração (2008)

Em 2008, o Gol, enfim, foi totalmente reestilizado: mais arredondado, faróis espichados, grade de único filete, para-choque dianteiro contínuo, vinco percorrendo todas as portas e lanternas praticamente na lateral. A plataforma recondicionada de 1980 deu lugar ao novo conjunto PQ-24, usado no Polo e no Fox. Isso possibilitou a tão esperada posição transversal do motor, que ficou restrito ao 1.0 e 1.6 de oito válvulas, também alterados. O 1.0 passou a ter torque elevado (VHT), passando a render 72 cavalos com gasolina e 76 cv com álcool. Já o 1.6 trocou o antigo AP pelo moderno EA-111, também dos irmãos mais caros, rendendo 101 e 104 cv.

O acabamento interno melhorou, mas ainda ficou aquém dos outros modelos da marca. Pelo menos o quadro de instrumentos voltou a ter velocímetro e conta-giros separados, que agora cercam o display do configurador de funções e do computador de bordo. Airbags frontais e freios ABS voltaram para a lista de opcionais.






A nova geração do Gol trouxe de volta o sedã Voyage, no final de 2008. Desta vez, a perua Parati foi a descartada da linha, por causa da SpaceFox. Ela saiu de cena definitivamente em 2012. Em 2009 foi lançada a nova Saveiro, agora com opção de cabine simples ou estendida, como a rival Fiat Strada, e desenho diferenciado, com caçamba inspirada na média Amarok e rodas escurecidas na esportiva Trooper.






Ainda em 2009, Gol e Voyage ganharam a opção do câmbio automatizado i-Motion, que tem embreagem eletrônica e permite a mudança de marchas manual sequencial ou automática, com direito a indicação das marchas no painel. No ano seguinte, a Saveiro ganhou mais uma versão: a Cross. É ainda mais esportiva e trilheira, para concorrer com a Strada Adventure e a Peugeot Hoggar, picape baseada no hatch 206 (depois 207), que não vingou no mercado brasileiro.





Também em 2010, para aproveitar o Mundial de futebol naquele ano, na África do Sul, a série especial Seleção substituiu o nome Copa, usado em 1982, 1994 e 2006. Patrocinadora da CBF até 2014, a Volkswagen ganhou o direito de ostentar o distintivo da entidade nas portas dianteiras, na tampa do porta-malas e no encosto dos bancos da versão do Gol. Depois, a Confederação Brasileira de Futebol passou a ser patrocinada pela Chevrolet e atualmente é a Fiat. 



Na linha 2011 foi lançado o Gol Ecomotion, ainda com a carroceria da Geração 4, que ganhou econômetro no quadro de instrumentos. O Gol antigo também teve a rústica Titan. Descansou em paz no final de 2013, junto com a Kombi, quando entrou em vigor a lei que obriga os carros a saírem de fábrica com airbags frontais e freios ABS a partir de 2014.



A frente original do Gol de terceira geração ainda ganhou a versão Rallye (os dois últimos face-lifts da segunda geração também tiveram), com a suspensão elevada e os mesmos recursos visuais da Saveiro Cross, como grade preta, moldura na cor da carroceria (o amarelo era uma das opções), parte do para-choque dianteiro preto, grandes faróis de neblina e protetores prateados foscos. O motor era somente o 1.6 VHT.



Outras quatro séries especiais foram a Rock in Rio 1.0 (em homenagem ao festival de Roberto Medina), Vintage (de apenas 30 unidades de uma carroceria branca com faixa no capô, parte da tampa traseira e teto pretos, rodas pretas ou brancas e uma guitarra Tagima de brinde. O motor era o 1.6) e a Black Gol, com carroceria e rodas pretas e motor 1.0. Também com o motor de baixa cilindrada foi a 25 Anos, em comemoração aos anos de liderança de mercado.



Em 2012 o Gol ganhou outro face-lift para uniformizá-lo com o resto da linha Volkswagen em todo o mundo. Detalhe que a frente antiga já estava na linha 2013. Os faróis ficaram maiores, mais angulosos e com máscara negra. A grade também foi escurecida, deixando de ter moldura. Os para-choques também foram renovados.  Na traseira, a tampa do porta-malas ficou um pouco mais saliente e as lanternas ganharam uma pequeníssima suavização da sua ponta e luzes em L. Neste ponto, o sedã Voyage mudou mais: as lanternas ficaram mais horizontais e ganharam extensão na tampa do porta-malas.







O interior teve apenas leves mudanças no revestimento, saídas de ar, botão do ar condicionado e painel central com máscara em preto brilhante. Os instrumentos passaram a ter iluminação branca, mas os displays de informação passaram a ter caracteres vermelhos. O sensor de estacionamento passou a ter gráficos no display do som.



O motor 1.6 nada mudou, mas o 1.0 ganhou novos coletores de admissão, central eletrônica com mais memória, novos bicos injetores e sistema de ignição, além do sistema de partida a frio, que dispensa tanquinho de gasolina. Mudou de nome para TEC. A potência continuou a mesma, mas o torque aumentou.

Meses depois, mais duas novidades para o Gol: a versão Bluemotion, com motor 1.0, rodas de menor banda de rodagem e indicativo de economia, e a inédita versão de duas portas para a terceira geração. Para a linha 2014, ainda em 2013, a versão top passou a se chamar Highline.



A versão "aventureira" Rallye ganhou a sua nova frente, com faróis de neblina ainda maiores e para-choques mais robustos. Com motor 1.0, a versão se chamava Track. Ainda em 2013, a série especial Seleção, com chancela da CBF, foi antecipada por causa da Copa das Confederações, que, assim como a Copa de 2014, seria sediada aqui no Brasil. Apesar das manifestações populares contra os dois eventos, o final da Seleção foi feliz no torneio preparatório. Já na Copa... todo mundo sabe o que aconteceu quando enfrentamos o país onde nasceu a Volkswagen.



A linha 2015 trouxe o novo motor EA211 1.6 16 válvulas de 110 e 120 cavalos apenas para as versões Rallye do Gol e Cross da Saveiro. O Voyage foi ganhar o seu só em 2018. Inicialmente, este motor ganhou a sigla MSI, mas depois esta foi estendida ao antigo 1.6 de apenas oito válvulas.

A versão aventureira da picape também ganhou controles de tração e estabilidade de série. Mais para o final do ano, quase todas as versões ganharam, com atraso, cabine dupla para enfrentar a Fiat Strada, que já tem três portas. A Saveiro chegou com apenas duas. Há a expectativa de uma cabine dupla de quatro portas.



Toda a linha Gol teve a sua nomenclatura de versões padronizada em Trendline, Comfortline e Highline. No entanto, a Saveiro teve a sua básica Startline e a top Cross, o Voyage a top Evidence e pacotes Fun e Urban e o Gol ganhou no final de 2014 a básica Special, com duas e quatro portas, além da Track 1.0 e a Rallye 1.6.



O Gol sofreu dois duros golpes em 2014. Primeiro perdeu a carroceria antiga G4 no final de 2013, substituída pelo moderno Up!. Sem ela, que representava metade de suas vendas, o Gol também perdeu, no final do ano seguinte, a liderança de vendas, após 27 anos, para o Fiat Palio (que só a manteve por um ano, repassando-a para o Chevrolet Onix, que lidera até hoje).



Em 2016, a linha Gol passou por uma nova atualização frontal, que ganhou novos para-choques dianteiros e faróis com nova organização de refletor, que passou a ser único. A traseira ganhou novos vincos na tampa do porta-malas e lanternas com novo arranjo de luzes. Mas a primeira grande novidade foi o interior, com novo painel de saídas de ar horizontais, frisos prateados foscos e sistema multimídia com Android Auto e Apple Car Play, além de suporte para smartphone no alto do painel.



Outra novidade foi no motor 1.0, que  passou a ser de três cilindros, com 75 e 82 cavalos, o mesmo usado pelo Up! e o Fox. O motor 1.6 16v saiu momentaneamente de linha. 



As mudanças chegaram simultaneamente ao hatch e ao Voyage, mas a Saveiro ganhou faróis mais recortados (lembrando o Passat) e com refletores duplos, além de um friso na grade um mês depois. A picape manteve ainda o motor 1.6 16v na versão top Cross e trocou a versão básica Startline pela Robust. As versões Trendline e Highline passaram a ter opção de cabine dupla. A primeira por algum tempo. 



No final de 2016, o Gol ganhou a versão aventureira Track, com os mesmos faróis da Saveiro. Na linha 2019, estes faróis passaram a ser mais um face-lift no Gol e no Voyage, que recuperaram os dois refletores.



Ambos passaram a ter versão única, com motor 1.0 rendendo mais dois cavalos com álcool (84 cv) e câmbio manual de cinco marchas, 1.6 8 válvulas e câmbio manual e a volta do tão esperado 1.6 16v de 110 e 120 cv para o Gol (inédito no Voyage), com câmbio automático de verdade (com conversor de torque e seis marchas) no lugar do antigo automatizado i-Motion. Já a Saveiro, atualmente, tem as versões Robust de cabine simples e dupla, Trendline só com cabine simples e Cross, com cabine dupla. Todas têm motor 1.6 de oito válvulas e câmbio manual, exceto a Cross, com o motor de 16v.



A redução de versões do Gol e Voyage nos últimos anos indica que o fim da atual geração de ambos está próximo. Em um mundo onde os utilitários esportivos têm se tornado prioridade no mercado, especula-se que a próxima geração do Gol, provavelmente construída sobre a plataforma MQB A0, terá o estilo de um crossover. Uma curiosidade é que os atuais Polo e Virtus quase se tornaram a nova geração do Gol e do Voyage, mas a matriz da Volkswagen vetou o uso dos nomes tradicionais brasileiros.  

O Volkswagen Gol chega aos 40 anos trazendo no currículo robustez, confiabilidade e uma liderança de vendas por 27 anos, mas, também, um futuro indefinido. Vamos conferir daqui a cinco anos, quando - pelo menos a sua história - completará 45 anos. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
FOTOS: DIVULGAÇÃO, REVISTA QUATRO RODAS E PASTORE