Lançada com algum sucesso em 2008, mas esquecida desde o lançamento do compacto Tracker, o SUV Chevrolet Captiva, finalmente, vai conhecer o seu sucessor no Brasil até o final do ano. 

Será o Equinox, que tem estilo moderno e arrojado, com a grade padrão da marca da gravata em dimensões bem maiores, faróis afilados com leds diurnos, janelas arredondadas, coluna C bem inclinada e vidro traseiro envolvente, mas com teto e traseiro retos e as manjadas lanternas horizontais.



Montado sobre a plataforma D2XX do Cruze, o Equinox mede 4,65m e 2,72m de distância entre-eixos, que assim promete mais espaço que o sedã sobre o qual é baseado. O Captiva mede 4,57m de 2,70m. Esta é a terceira geração do modelo lançado em 2004 e reestilizado em 2009. 

O interior tem o mesmo nível de acabamento do Cruze e o painel segue o mesmo conceito estético: simétrico, com tela multimídia no centro, saídas de ar verticais e apliques de cor diferenciada. Mas não é igual.


Na lista de equipamentos estão itens como alerta de segurança no assento, alerta de colisão com indicador de distância, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, aviso de ponto cego e tráfego lateral, alerta de tráfego em cruzamento. teto solar panorâmico e multimídia MyLink 2 com Android Auto, Car Play, 4G TLE e hotspot Wi-Fi, além de OnStar. As telas podem ser de 7 ou 8 polegadas.


Nos Estados Unidos, o Equinox tem três opções de motores: 1.5 Ecotec SIDI Turbo de 170 cavalos, 2.0 Ecotec SIDI de 252 cv e 1.6 CDTI de 136 cv, este último a diesel. O câmbio é automático de seis marchas para o 1.5 e 1.6 diesel e nove (isso mesmo!) para o 2.0. A tração pode ser dianteira ou integral, que se desconecta automaticamente quando não está em uso. 

No Brasil, ele deve chegar com motor 1.5 e somente na versão LTZ, na faixa dos R$ 130 mil. O Captiva tem motor 2.4 de 184 cavalos, câmbio automático de seis marchas, tração dianteira e custa R$ 108.840, mas o seu configurador no site da Chevrolet está desativado. 

O Equinox vai se posicionar entre o Tracker (R$ 92.990 na versão LTZ completa) e a Trailblazer (R$ 167.990, LTZ a gasolina). A concorrência deve ser formada pelo Hyundai New Tucson (entre R$ 138.990 e R$ 156.990), Kia Sportage (entre R$ 112.990 e R$ 139.990) e, talvez, Renault Koleos. 

Se o Captiva agradou o público na época do seu lançamento em 2008, o Equinox tem tudo para agradar também. Desde que não seja caro.  

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


História do Chevrolet Equinox em fotos

1a Geração (2004)



2a Geração (2009)




Face-lift 2015