domingo, 2 de dezembro de 2012

LANÇAMENTO - JAC J2

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


A chinesa JAC Motors deu mais dois passos para criar raízes no Brasil. Primeiro lançou a pedra fundamental da sua fábrica em Camaçari, na Bahia, que vai produzir o substituto do hatch médio-compacto J3. A cerimônia incluiu até a "plantação" do primeiro exemplar importado deste modelo, junto com outros objetos atuais, para servir de cápsula do tempo no futuro, pois ele será desenterrado em 2032.

O outro passo foi o lançamento do J2, que já está à venda por R$ 30.990 e terá um desafio a mais: tentar fazer o brasileiro a gostar de carros subcompactos (ele tem apenas 3,53m de comprimento) e de desenho diferente. Para isso, a importadora fez diversas adaptações para o modelo convencer por aqui.



O novo JAC tem carroceria alta, quase monovolume, mas com a traseira cortada abruptamente, ficando bem reta. As lanternas são ovais e prolongadas até a coluna. A empena cega desta, ao lado das janelas em arco em cima e ascendentes em baixo, é preenchida com aplique preto, poluindo a lateral. A frente, a parte mais atraente do J2, é curta, com faróis também ovalados, grade horizontal e, acima desta, o emblema da marca em alto relevo. Este face-lift foi criado exclusivamente para o Brasil. Na China, a grade é bem menor, praticamente uma boquinha (foto abaixo).



O interior também ganhou mudanças. Melhorou em acabamento, mas ainda tem plásticos duros e ásperos. O painel de linhas minimalistas - formadas pelo quadro de instrumentos preso à coluna de direção e o console central totalmente circular - foi pintado de preto antes de embarcar para cá. O erro do grafismo foi colocar pontos vermelhos em cada velocidade do velocímetro. Assim, o ponteiro se confunde com os pontinhos e a leitura fica difícil. E piora quando se ajusta o volante, pois o quadro de instrumentos desce ou sobe junto. O conta-giros também é minúsculo.


Por causa da distância entre-eixos de 2,39m. o espaço interno é apertadinho e só acomoda bem duas pessoas. O porta-malas de apenas 121 litros é na verdade um porta-bolsa. 

Para conquistar no custo-benefício, o J2 vem equipado de série com ar-condicionado, direção elétrica, rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, espelhos, travas e vidros elétricos, airbag duplo, freios com ABS e EBD, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som moderno com entrada USB, abertura interna do tanque de combustível e alarme. 

Mas faltaram o computador de bordo, regulagem de profundidade do volante, ajuste de altura dos bancos e dos cintos de segurança dianteiros, limpador do vidro traseiro e protetor de cárter. 


Também houve mudanças na motorização. O 1.0 de três cilindros e 66 cavalos do mercado chinês foi substituído pelo já nosso conhecido 1.3 VVT de 108 cavalos, que a JAC chama de 1.4. É o mesmo usado no J3. Pena que ainda não é flex. O câmbio é manual de cinco marchas.

No entanto, o motor foi uma boa escolha, pois ele se sai bem em aceleração e consumo. Só a retomada que é lenta. De acordo com a revista Quatro Rodas, o J2 chega aos 100 km/h em 12,6 segundos, pula dos 80 aos 120 km/h em 29,1 seg., além de fazer média de 11,9 km/litro de gasolina na cidade e 15,2 km/l na estrada.  


A frenagem e o isolamento acústico também são muito bons. Ele para a 80 km/h em 28,3 metros e só perde para o Toyota Etios. Na mesma velocidade, o decibelímetro da publicação da Editora Abril registra 59,7 decibéis. 


Além do bom motor, o J2 tem um bom custo-benefício. Bem equipado, ele é apenas um pouco mais caro que o Fiat Uno 1.0 Vivace completo (R$ 30.961), mas é bem mais barato que este mesmo concorrente com motor 1.4 e outros nacionais como Palio, Gol, Onix HB20, Etios e Peugeot 207 completos. Custa menos até que o conterrâneo que é mais parecido com ele: o Chery S18. Mas a JAC não quer brigar só com o chinês. Ela quer incomodar os nacionais. 

Durabilidade ela já tem: o J3 desmontado após 60 mil km foi elogiado pela Quatro Rodas. Só falta se sair bem no próximo crash-test da Latin NCAP, pois o mesmo J3, com airbags frontais, só conseguiu uma estrela para motorista e passageiro. 



Pontos Fortes

+ Preço
+ Equipamentos de série
+ Motor
+ Desempenho
+ Consumo
+ Frenagem 
+ Ruído 

Pontos Fracos

- Espaço interno
- Porta-malas 
- Leitura dos instrumentos
- Imagem arranhada da JAC no crash-test do J3

FICHA TÉCNICA - JAC J2 1.4

Motor: Quatro cilindros, transversal, 16 válvulas, VVT, gasolina, 1.332 cm³
Potência: 108 cavalos
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,6 segundos (revista Quatro Rodas) 
Velocidade máxima: 187 km/h
Consumo: 13,9 km/l na cidade e 15,2 km/l (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,53/1,64/1,47/2,39 m
Porta-malas: 121 litros
Tanque: 35 litros
Preço: R$ 30.990

3 comentários:

Anônimo disse...

Potente essa criança! Pra um cara soltei que mora em SP (tipo eu) é um baita dum carro. uma delicia de pilotar!

Anônimo disse...

Comprei um na feira do automóvel e vou buscá-lo em SP a partir do dia 21/12/2012. Fiz o teste driv e e confesso não deixou nadinha a desejar em relação ao me C3.

Guilherme Araujo disse...

Confesso que é um carro que me deixa intrigado. É chines, o que acaba despertando um certo preconceito e tudo mais, só que os números não mentem, e a mecânica dele é claramente muito bem elaborada - Sem contar o baixo custo pela quantidade de itens de série.

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (108) Chevrolet (107) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (40) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)