terça-feira, 14 de agosto de 2012

LANÇAMENTO - NOVO CITROËN C3

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 


Foram nove anos conquistando as mulheres, que compraram 60% da sua produção. Agora, na segunda geração, o compacto premium Citroën C3, o primeiro compacto da marca francesa fabricado no Brasil, quer agradar também aos homens. 

As formas arredondadas, com o teto arqueado, ainda estão presentes, para continuar agradando às mulheres. Detalhes externos, como faróis, grade, para-choques, linha de cintura, rodas e lanternas foram modernizados e ganharam traços esportivos para conquistar os homens. Já o para-brisa panorâmico, chamado Zenith, que se estende até um terço do teto, pretende arrebatar ambos os sexos. 


Mas o carro é inteiramente novo. O comprimento passou de 3,85m para 3,94m. A largura aumentou de 1,67m para 1,71m. 

O C3 fabricado em Porto Real, estado do Rio, é diferente do europeu em dois pontos: na grade, que é aberta e emoldurada pelo duplo chevron, e no painel, lamentavelmente de acabamento mais simples. As duas mudanças de projeto foram inspiradas nos utilitários C3 Picasso e Aircross. Mas a dianteira tem um toque do cupê estiloso DS3, lançado há alguns meses no Brasil. Em compensação, o para-brisa panorâmico e a traseira foram mantidos. 





No interior, o quadro de instrumentos, antes digital, agora é retrocessamente analógico. Antes era concentrado num único espaço. Agora se divide em três peças. Mas isso vale também para o modelo europeu. 


Enquanto o painel do C3 de lá é o mesmo do DS3, com a faixa colorida no meio, o do C3 brasileiro é escuro, sem espaço para a tela do navegador, que fica na parte de cima. As saídas de ar são circulares com grossas molduras cromadas, dispostos em três no console central, mais duas nas extremidades. Mesmo com peças em comum, o desenho do painel do hatch é ainda mais simples que o do C3 Picasso. 
O teto Zenith tem cobertura retrátil, que devolve o tamanho convencional ao para-brisa. 



A distância entre-eixos  foi mantida em 2,46m. Por isso que o espaço interno não mudou muito e continua apertado para passageiros mais altos atrás. A capacidade do porta-malas também caiu de 305 para 300 litros, mas ainda é uma das maiores do segmento. 



O novo C3 agora tem dois novos motores, porém já usados em outros modelos. O mais simples é o 1.5 Flex 8 válvulas, já presente no Picasso e rende 89 cavalos de potência e 13,4 kgfm de torque com gasolina e 93 cv/14,2 kgfm com álcool. O outro é o 1.6 16v, com comando variável de válvulas e também bicombustível. Rende 115 cavalos e 15,5 kgfm com gasolina e 122 cv e 16,4 kgfm, com álcool. Este último dispensa o tanquinho de gasolina e também começou a ser usado no Picasso, além do Aircross e do Peugeot 308. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático sequencial de quatro, vindo do sedã C4 Pallas, com borboletas atrás do volante para trocas manuais.  

As versões de acabamento, antes chamadas de GLX e Exclusive, agora têm o nome de Origine, Tendance e a Exclusive, que foi mantida. As duas primeiras usam o motor 1.5 e somente a top tem o 1.6. 



A Origine custa R$ 39.990, já sem o desconto do IPI, que termina em setembro, quando o novo C3 começará a ser vendido de fato. Vem equipada de série com ar-condicionado manual, direção elétrica, airbags dianteiros, freios com ABS + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade, travamento automático das portas, retrovisores motorista e passageiro c/ regulagem elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, banco traseiros bipartidos, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, entre outros. Rodas de alumínio e rádio são opcionais por 700 e 500 reais, respectivamente. 

A intermediária Tendance acrescenta faróis de neblina, lanternas diurnas com LEDs, para-brisa panorâmico Zenith com ocultador manual, porta-luvas com iluminação interna, sistema de áudio MP3 com entradas externas, conexão Bluetooth e comando satélite na coluna de direção, vidros traseiros com acionamento elétrico, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rodas de alumínio de 15 polegadas. Sai por R$ 43.990. O único opcional é o sistema de navegação GPS por 2.400 reais. 



Por fim, a top Exclusive adiciona sensores de chuva e farol, retrovisor interno eletrocrômico com guia de três LEDs, ar condicionado automático, bancos dianteiros com dois apoios de braço, limitador e regulador de velocidade, maçanetas, retrovisores e ponteira do escapamento cromados, pedais com acabamento em alumínio, rodas de alumínio de 16 polegadas, volante em couro, entre outros. No automático há borboletas para trocas sequenciais. Com câmbio manual, o C3 Exclusive sai por R$ 49.990. Com a caixa automática o valor sobe para R$ 53.990. Como opcionais, há o navegador, os airbags laterais (R$ 600) e o pacote Techno com alarme, sensor de estacionamento e bancos em couro, por R$ 2.100. 

A única pintura sólida é a Branca Blanquise. As metálicas custam 1.090 reais e são a Azul Bourrasque, Cinza Aluminium (prata), Cinza Grafito (grafite), Preta Perla Nera e Vermelha Rouge. A perolizada Branca Nacre sai por R$ 1.490. 

O C3 atualizou-se para enfrentar a nova safra de compactos premium, como Chevrolet Sonic, Ford New Fiesta e o face-lift do Fiat Punto. Afinal, ele já estava com nove anos e não ia completar uma década com a mesma carroceria. Ele também quer um público unissex, mas poderia ser mais sofisticado, né?

Pontos Fortes

+ Estilo
+ Novos Motores
+ Desempenho
+ Preço

Pontos Fracos 

- Acabamento
- Consumo
- Frenagem



FICHA TÉCNICA - CITROËN C3

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.449 (8 válvulas) ou 1.587 cm³ (16 válvulas)
Potência: 89/93 cv (1.5) e 115/122 cv (1.6)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,4 segundos (1.6 Manual com álcool - Revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 199 km/h (idem, mas dados são do fabricante)
Consumo: 7,2 km/litro na cidade e 10,1 km/l na estrada (mesma versão, da Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,94/1,71/1,52/2,46 m
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 55 litros
Preço: R$ 39.990 (Origine), R$ 43.990 (Tendance), R$ 49.990 (Exclusive Manual) e R$ 53.990 (Exclusive automático)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Chevrolet (109) Volkswagen (109) História (102) Ford (92) Fiat (84) Carro do Ano (78) Comparativos (75) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (42) Citroën (40) Hyundai (40) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (38) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Motor do Ano (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Ecosport (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) Onix (9) Polo (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Carro do Ano 2018 (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Equinox (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)