Textos: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Esta é a primeira foto oficial do Gol "Geração V", depois de já ter vazado no início da semana. O lançamento com todos os detalhes será neste domingo, dia 29, com show de Ivete Sangalo e participação de Sylvester Stallone e Gisele Bündchen, garotos-propaganda do conceito força e beleza. Até o dia 9 de julho lanço o post definitivo, já com o contador de visitas. Pode ser até antes.

Por enquanto, faço a segunda pré-estréia do Novo Guscar contando a história dessa linha lançada em 1980. Na verdade, uma reprise atualizada do especial que eu fiz na ocasião do lançamento do "Geração IV" em agosto de 2005:

Os capítulos foram divididos de acordo com a definição da Volkswagen, que considerou dois face-lifts da carroceria atual como nova geração, mas descartou os da antiga e uma de 2003. Portanto, contando apenas o projeto, o modelo que muita gente já está conhecendo na internet e nas revistas é a autêntica Geração III, que para a VW foi lançada em 1999. Ou então, já que a Volkswagen considera simples alterações, esta será a décima. Veja só:

1980 - Primeira geração (faróis quadrados e piscas no pára-choque)
1984 - Segunda geração (piscas ao lado dos faróis, como na Parati e no Voyage)
1987 - Terceira geração (novos faróis, grade, pára-choques e lanternas)
1991 - Quarta (novos faróis e grade)
1993 - Quinta (pára-choque agora cinza)
1995 - Sexta (nova carroceria)
1999 - Sétima (novos conjuntos frontal e traseiro. A tal Geração III)
2003 - Oitava (nova grade, máscara dos faróis e pára-choques. Na Parati, nova traseira.)
2005 - Nona (frente adaptada ao antigo padrão da marca, que o batizou de G4)

Naqueles posts de 2005 critiquei várias vezes a Volkswagen por não ter batizado o Fox de Gol em 2003. Por culpa disso, o Gol foi rebaixado de categoria e importância. Também reclamei que estavam relançando um carro de 1994 como quarta geração. Na época eu disse: "Acho que a Volkswagen deveria globalizar de vez um carro regional que é tão tradicional quanto o Golf, o Polo e o Passat. Ela ofereceria ao brasileiro um carro moderno e espaçoso e que poderia garantir a liderança no mercado por mais uns dez anos."

Quase três anos depois, a VW cala a minha boca com um projeto moderno, totalmente novo, com qualidade superior até ao Fox. Fora as vendas que ele continuou liderando e realmente vai liderar por mais dez ou quinze anos.

A história começa abaixo...