Sedã médio da Hyundai, o Elantra chega a mais uma nova geração (a sétima), com nova plataforma (chamada de K3) e estilo bem ousado, para não dizer de gosto duvidoso, rompendo completamente com o modelo anterior, que também surpreendeu quando foi lançado, mas tinha linhas arredondadas e agradou mais. 


A estranheza não está nem na grade exagerada, em formato de diamante, como no novo HB20, que faz os faróis - em formato de bumerangue e em full-LED - parecerem menores do que são. E muito menos na trama tridimensional dos filetes da grade. O problema está na coluna traseira, com caída praticamente horizontal, além de um par de vincos e relevos na tampa do porta-malas e ao lado do vidro traseiro, que faz parecer que ultrapassa o seu limite. Junto com o vinco lateral na altura das lanternas, dependendo do ângulo, o efeito dá a impressão que o carro tem um rabo de peixe. A queda das janelas é mais vertical, com uma empena cega no lugar da terceira janela, ao contrário da base ascendente da geração anterior. As lanternas são triangulares e unidas por um friso iluminado na traseira bem retraída, acima da assinatura do carro. E a marca sul-coreana ainda chama esse novo estilo, que se aproxima de um cupê de quatro portas, como o Civic, de Esportividade Sensual. O lado bom é que ele parece um carro bem maior (embora o comprimento tenha aumentado apenas 5,5 cm - de 4,61m para 4,67m). 



O interior tem painel horizontal, com saídas de ar contínuas. A tela multimídia e o quadro de instrumentos virtual estão dispostos em dois tablets horizontais, de 10,25 polegadas cada, como no Mercedes Classe A, mas com uma cobertura sobre os instrumentos e uma moldura trapezoidal na multimídia. Abaixo das saídas de ar, na parte central, estão alguns botões, entre eles o de partida e mais abaixo o comando do ar condicionado. Há um cercado separando o console do banco do passageiro. A alavanca de câmbio tem formato de manete. O volante tem quatro braços, com os inferiores mais finos e horizontais, uma nova tendência .na Hyundai  A distância entre-eixos subiu de 2,70 para 2,72m, o que ampliou o espaço interno.

Entre os equipamentos de segurança estão frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, câmera de ré e 360º, assistente de farol alto, alerta de atenção para o motorista, alerta de ponto cego com atuação automática, piloto automático adaptativo (ACC), assistente de mudança de faixa, entre outros. 



Entre os de conexão, além do espelhamento com Android e Apple, internet a bordo e o carregador sem fio no console, o novo Elantra tem o sistema o sistema Near Field Communication (NFC), que permite alterar a temperatura do ar condicionado e abrir ou travar as portas pelo smartphone, através de um aplicativo disponível no Android, fazendo do celular a chave do carro. O aplicativo ainda pode ser compartilhado com familiares e amigos, mas permite o bloqueio de algumas funções ao emprestar o veículo. O sistema de comando por voz também está aprimorado e regula o ar condicionado e os bancos.


Na motorização, haverá duas versões: uma com motor quatro cilindros aspirado (Nu) 2.0 de 149 cavalos (o último Elantra vendido aqui tinha 167 cv no mesmo motor) e câmbio automático CVT (chamado de IVT pela Hyundai) e outra híbrida, não plug-in (ou recarregável na tomada), combinando um motor elétrico de 43 cv (32 kW) e o a gasolina Smartstream 1.6 GDi, de ciclo Atkinson, com 141 cavalos combinados, com bateria de lítio de 1,32 kw. O câmbio da versão é um automatizado de seis marchas e dupla embreagem. Esta versão promete um consumo médio de 21,2 km/l de gasolina. 


O novo Elantra só chegará ao mercado norte-americano (principal público-alvo do novo modelo e base das informações sobre ele) no final do ano, se o Coronavírus deixar. No Brasil, que não recebeu o face-lift da geração anterior em razão da queda de mercado dos sedãs, preteridos por utilitários esportivos, não há previsão, ainda mais agora, também por conta da "pandemídia" comunista chinesa. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
FOTOS: DIVULGAÇÃO 
Originalmente publicado em 23 de março de 2020