Até o ano passado, a alemã BMW só tinha vencido na segunda categoria mais antiga das premiações de Carro do Ano da Autoesporte com o sedã agora médio-grande Série 3, Carro Premium do Ano 2020, que havia faturado o seu terceiro título e o primeiro após vinte anos.

Para 2021, a marca bávara é Bicampeã da nomeação criada em 1993 com o nome de Importado do Ano. Agora, pela primeira vez com um novo modelo além do Série 3. O escolhido foi o compacto (médio para o padrão brasileiro) Série 2 Gran Coupé, batizado assim porque é um sedã de quatro portas com teto de caída levemente fastback. Tem 4,52 metros de comprimento, 1,80m de largura, 1,42m de altura e 2,67m de entre-eixos. O porta-malas tem 430 litros de capacidade, mas, como um típico esportivo, só acomoda quatro pessoas. A linha também é composta por um cupê de duas portas e uma minivan chamada Space Tourer. 


O Série 2 Gran Coupé usa a mesma plataforma do Mini Countryman, do BMW X1 e do Série 1. Ele chegou ao Brasil em março deste ano, em duas versões: 218i Sport GP e a esportiva M235i. A primeira tem motor turbo 1.5 de três cilindros de 140 cavalos e câmbio automatizado de sete marchas. Alcança os 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e vai até 210 km/h. Já traz de série sistema de estacionamento automático com função “Reversing Assistant” (que registra os últimos 50 metros, podendo “desfazê-los” em marcha ré), quadro de instrumentos virtual e sistema multimídia tela de 10,25″, Head-up Display, ar-condicionado automático digital de duas zonas e bancos esportivos.

Um detalhe que soa suspeito é que o sedã atualmente está custando R$ 248.950. Com este preço já estaria incluído na categoria Superpremium, a partir de R$ 220 mil, vencida este ano por outro BMW, o SUV-Cupê X6. Mas o 218i chegou ao mercado vendido por R$ 186.950 e a Autoesporte deve ter entendido como apto a concorrer na Premium dentro do prazo. Polêmica parecida aconteceu em 2018 com o Audi A5 Sportback, que estava autorizado a concorrer na faixa em que participou apenas na versão básica, que não tinha os equipamentos que seduziram os jurados. 


A outra versão, a M235i xDrive, tem motor de quatro cilindros 2.0 turbo de 306 cavalos, câmbio automático de oito marchas e tração integral. Já está custando R$ 349.950, mas seu preço de lançamento era de quase R$ 280 mil. 

É a primeira vez que a BMW conquista um bicampeonato consecutivo, sendo o seu quarto título. A galeria é liderada pelos onze títulos da Audi, que já foi campeã com o A3 Sedan esportivo, um dos concorrentes do Série 2 Gran Coupé. Ela não vence desde 2018, com o A5 Sportback, mas foi finalista este ano com o utilitário Q3. A segunda maior vencedora é a Mercedes, com cinco títulos (2001, 2005, 2006, 2007 e 2012). A BMW se coloca em terceiro lugar. Coincidentemente, as três principais marcas premium do mundo são as maiores vencedoras. Em títulos consecutivos a classificação é a mesma, com a Audi já tendo sido tetra (2008, 2009, 2010 e 2011), a Mercedes tri e a Audi agora bi. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


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