No último dia 1º de dezembro, a revista Autoesporte, da Editora Globo, anunciou, em um evento online realizado em São Paulo, os vencedores do Carro do Ano 2021. Este ano foi a 54ª edição. A premiação é anunciada desde 1965. Pela lógica seriam 56 nomeações, mas em 1968 (quando a antiga organizadora Mecânica Popular fechou) e 2001 (quando a Editora Globo reestruturou a Autoesporte) não houve.


Em 2020, mesmo com a pandemia do coronavírus comunista chinês, que paralisou indústria, comércio e vida social em todo o mundo por alguns meses, o evento não deixou de ser realizado, sendo apresentado de forma online.

Foto: Autoesporte

O Carro do Ano 2021 é o Volkswagen Nivus, SUV compacto de estilo cupê que foi um dos grandes lançamentos do ano que está terminando. É o terceiro título em quatro anos da marca alemã, que ganhou em 2018 com o hatch Polo (que tem a mesma plataforma do novo campeão) e em 2019 com o Virtus (que já usa a base do T-Cross). Repare que eu não me referi como ano passado porque a eleição do sedã foi realizada em 2018 e a do hatch em 2017. No ano passado mesmo, alusivo a 2020, o vencedor foi o Toyota Corolla.

Nesta nova eleição, a Volkswagen também conquistou o título de marca digital do ano pela segunda vez. A primeira foi em 2018.


A Fiat Strada foi a Picape do Ano, que se tornou uma categoria sazonal, dependente de lançamentos no mercado. Desde 2017 não era realizada. Voltou este ano e a inédita compacta de quatro portas da marca italiana conquistou o seu terceiro título. Os dois anteriores foram em 2010 e 2014 (ano de referência).

Foto: Pablo Gonzalez (divulgação Autoesporte)

Nas categorias Premium e Superpremium, para carros entre R$ 121 e 220 mil e acima deste limite, respectivamente, a grande vencedora foi a BMW, com o sedã Série 2 Gran Coupé e o utilitário X6. Na primeira, a marca bávara foi bicampeã consecutiva e na segunda, conquistou o seu segundo título. 


Fotos: Pablo Gonzalez (divulgação Autoesporte)


No Motor acima de 2.0, o vencedor foi o V6 3.0 turbodiesel do Mercedes GLE. A Mercedes tinha vencido no ano passado na categoria abaixo de 2.0, com o 1.3 turbo criado em parceria com a Renault. 

Foto: Pablo Gonzalez (Divulgação Autoesporte)

Entre os prêmios especiais, o Porsche Taycan, primeiro esportivo elétrico da marca de Sttutgart ganhou o título de Carro Verde do Ano. 

Foto: Pablo Gonzalez (Divulgação Autoesporte)

Antonio Filosa, presidente para a América Latina do grupo Fiat-Chrysler (FCA) foi escolhido como o Executivo do Ano. O Hall da Fama agora tem Bird Clemente, primeiro brasileiro a se tornar piloto profissional, uma lenda do automobilismo nacional. 

Foto: Arquivo pessoal

Para este ano, a revista Autoesporte criou mais uma categoria especial, o Melhor Pós-Venda, em parceria com o site de defesa do consumidor Reclame Aqui, que escolheu a Renault após uma análise de seis critérios. 

Foto: Autoesporte

Mais detalhes sobre cada categoria e as premiações especiais você acompanha nos links abaixo .