Nesta categoria de prêmios especiais, a revista Autoesporte escolheu para o Hall da Fama Bird Clemtente, primeiro piloto profissional do automoilismo brasileiro. Homenageou também o italiano Antonio Filosa, presidente do grupo Fiat Chrysler (FCA) para a América Latina, como o Executivo do Ano. A Marca Digital do Ano é a Volkswagen, pela segunda vez. E mais um prêmio foi adicionado à categoria: o de Melhor Pós-Venda, analisado em parceria com o site de defesa do consumidor Reclame Aqui. A vencedora foi a Renault.


Hall da Fama - Bird Clemente
(Texto: Thais Villaça, da Autoesporte)

Bird Clemente é o novo membro do Hall da Fama da Autoesporte — Foto: Autoesporte

Bird Clemente é um apaixonado por corridas de automóveis desde menino. Seu nome, que significa pássaro, em inglês, foi dado por seu pai em homenagem ao almirante da marinha norte-americana Richard Byrd, grande explorador das regiões polares. Mesmo que a intenção não tenha sido essa, “voos” impressionantes marcariam a carreira deste pioneiro das pistas.

Bird levou sua paixão às vias de fato: começou a pilotar em 1959, aos 21 anos, participando das Mil Milhas Brasileiras a bordo de um DKW em dupla com o amigo Ciro Cayres. Após competir com carros de Vemag e Simca, foi contratado em 1963 pela equipe Willys, tornando-se o primeiro piloto profissional do Brasil - ou seja, recebendo salário para participar das corridas. Seu estilo era marcado pelo controle das derrapagens, bastante ousado para a época.

A partir de então, a trajetória de Bird foi marcada por muitas conquistas em provas importantes, como a Almirante Tamandaré, em 1967, no Rio de Janeiro, as 24 Horas de Interlagos com seu irmão, Nilson Clemente, em 1970, dupla que repetiria o feito nas 25 Horas de Interlagos em 1973, entre outras. Fez parcerias de sucesso com importantes representantes do automobilismo brasileiro, como Wilsinho e Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Francisco Lameirão e Luiz Pereira Bueno.


“A revista Autoesporte, cumprindo sua tradição com o automóvel e o automobilismo brasileiro, mais uma vez me sensibiliza com essa homenagem. Aos 83 anos, com os reflexos adormecidos, é amplificada minha emoção quando me dou conta dos privilégios que, pela vontade de Deus, a vida me proporcionou. Realizei meu sonho de ser corredor de automóveis”, declara Bird.

“Fui cercado por pessoas incrivelmente interessantes, participei de grandes corridas, pilotei os melhores carros, desfrutei dos melhores chefes de equipes e mecânicos e tive como companheiros pilotos fantásticos. Obrigado a todos por tudo”, finaliza.

Atualmente Bird vive em Cotia (SP) com a esposa Maria Luiza, com quem teve três filhos dois rapazes e uma moça, além de ter uma filha de um casamento anterior.

Bird Clemente é o novo membro do Hall da Fama da Autoesporte — Foto: Arquivo Pessoal




O Hall da Fama

2021 - Bird Clemente
2020 - Bia Figueiredo
2019 - Percival Lafer
2018 - Toni Bianco


Executivo do Ano - Antonio Filosa (Fiat-Chrysler  Automobiles - FCA)



O napolitano Antonio Filosa, presidente do grupo Fiat-Chrysler para a América Latina foi escolhido como o Executivo do Ano. 

À frente da FCA América Latina desde 2018, Filosa foi responsável pela renovação do portfólio da linha Fiat e promoveu a aceleração da produção na fábrica de Goiana (PE).

É o segundo executivo da Fiat a vencer o prêmio da Autoesporte, mas é a primeira vez que a marca italiana, que se torna a maior vencedora, é homenageada depois da fusão oficializada com os norte-americanos da Chrysler. Em 2011, quando Cledorvino Belini foi nomeado, a parceria já existia, mas o batismo da empresa ainda não.  


Outros Executivos:

2021 - Antonio Filosa (Fiat-Chrysler)
2019 - Carlos Alberto de Oliveira Andrade (CAOA Chery)


Marca Digital do Ano - Volkswagen




O projeto de desenvolvimento em realidade aumentada do novo Volkswagen Nivus, além da forma online de divulgação e o novo sistema multimídia VW Play do SUV-Cupê compacto, valeram o título de Marca Digital do Ano para a fabricante alemã, que ganhou pela segunda vez. A primeira foi em 2018. A maior vencedora continua sendo a Fiat, com quatro conquistas. O prêmio vai além do Site do Ano, nome da categoria até 2014. 

Galeria

2021 - Volkswagen
2020Fiat 
2019 - Renault 
2018 - Volkswagen
2010 - Fiat (Mio)

Melhor Pós-Venda - Renault 


A Renault foi a primeira vencedora de mais um prêmio criado pela revista Autoesporte. Agora, o de melhor Pós-Venda do Ano. 

Avaliada em parceria com o site Reclame Aqui, uma plataforma que abriga 19 milhões de consumidores cadastrados, a nova categoria premiou a Renault recebeu a melhor classificação em seis critérios. 

Entre estes critérios estão uma pesquisa qualitativa enviada aos usuários do Reclame Aqui, com questões que envolvem a experiência do cliente depois da compra de um veículo. Também foi estabelecida uma fórmula para calcular quais são as empresas mais bem avaliadas pelos consumidores cadastrados na plataforma.


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO E AUTOESPORTE (THAIS VILLAÇA NA MATÉRIA SOBRE BIRD CLEMENTE)
FOTOS: DIVULGAÇÃO E AUTOESPORTE