O turbodiesel 3.0 do Mercedes GLE é o Motor do Ano a partir de 2.0 da revista Autoesporte. Na versão 400d do utilitário esportivo de luxo, o propulsor de seis cilindros em linha rende 330 cavalos de potência e 71,4 kgfm de torque e funciona associado a um câmbio automático de nove marchas. 


A atual geração do GLE chegou ao Brasil em março e também está disponível na versão AMG 53 com motor a gasolina, também de seis cilindros em linha 3.0, mas rendendo 435 cavalos, com o mesmo câmbio 9G-Tronic e tração integral. Custa R$ 681.900. 


A GLE 400d, com o motor campeão, sai por R$ 643.900 e traz o moderno sistema multimídia MBUX, ajuste elétrico dos bancos traseiros, sete lugares, sete airbags, incluindo para os joelhos do motorista, assistente de estacionamento, câmera 360º, teto solar panorâmico, head up display, quadro de instrumentos eletrônico, entre outros. 

O motor seis cilindros turbodiesel da Mercedes derrotou somente o 6.7 diesel da picape RAM 2500. Apesar do domínio das marcas premium, especialmente a Audi (com oito conquistas nesta categoria, sendo cinco consecutivos entre 2008 e 2012, mas há quatro anos sem vencer), foi o primeiro título da marca alemã da estrela de três pontas. A fabricante norte-americana do grupo Fiat também ganharia pela primeira vez. Mas as conterrâneas Ford e Chevrolet ganharam duas vezes cada.