A Volkswagen dá mais um passo para o futuro da mobilidade ao lançar o seu segundo modelo exclusivamente de propulsão elétrica para o mercado mundial: o SUV ID.4, que, além da Alemanha, será fabricado na Ásia, nos Estados Unidos e também já está especulado para chegar ao Brasil, ainda que importado.


Projetado sobre a plataforma modular para veículos elétricos (MEB), também usada no primeiro modelo do gênero da Volkswagen, o ID.3, este um hatch do porte do Golf, o ID.4 mede 4,58m de comprimento, 1.85m de largura, 1,61m de altura e 2,77m de entre-eixos. A altura livre do solo é de 21 cm, maior até que a do Tiguan europeu, que tem 19 cm.


ID.3

O ID.4 tem um estilo mais parrudo e aventureiro, com linha de cintura mais alta. No entanto, é menos futurista que o ID.3. Um detalhe que chama atenção é o uso de luzes diurnas de LED no lugar dos cromados que cercam o emblema VW, recurso já adotado no novo Golf. Os faróis têm luzes matriciais, também em LED. Apesar de ser um carro elétrico, a entrada de ar no para-choque é generosa, mas colmeiada. A coluna lateral traseira é prateada e se estende até a coluna do para-brisa.


O aerofólio sobre o vidro traseiro dá um aspecto flutuante a esse pilar. A traseira é alta, robusta e com lanternas finas e horizontais que são prolongadas por toda a traseira, cercando o emblema VW. Se na frente as luzes de LED são brancas, na traseira são vermelhas e com efeito 3D. As maçanetas são escondidas e só reveladas por um mecanismo elétrico. O objetivo foi melhorar a aerodinâmica do veículo, que tem coeficiente frontal de 0,28 cx.


O interior é aconchegante, aparentando bom acabamento, com couro nas portas e materiais macios no painel. Este tem desenho minimalista, com bancada horizontal e uma tela multimídia flutuante no centro, de 10 ou 12 polegadas, dependendo da versão. O quadro de instrumentos atrás do volante é digital, também destacado, mas é minúsculo. A moldura desta tela de instrumentos, o volante, a coluna de direção e os braços das portas têm a opção da cor branca ou em preto brilhante. Entre os bancos dianteiros há um longo console com porta-objetos com tampa corrediça e porta-copos. Os revestimentos são ecológicos, um deles composto por uma microfibra denominada Art Velour. O couro é sintético, que a Volkswagen chama de "vegano". Sem túnel de transmissão, o assoalho é quase plano e o espaço interno parece ser amplo. O porta-malas tem capacidade para 543 litros, que podem ser expandidos para 1.575 litros com os bancos rebatidos. 




O sistema multimídia é avançado, compatível com Android e Apple e pode ser operado por toque ou comando de voz em linguagem coloquial, dizendo apenas "Olá, ID". Pode receber atualizações através de uma rede de dados da plataforma We Connect Start, conectada pelo celular do proprietário, que inclui dados sobre navegação, tráfego, estações e gerenciamento de recarga e climatização. Também há informação projetada no para-brisas, com imagens em realidade aumentada.  O ID.4 também é equipado com bancos de ajuste elétrico e massagem e pode ter teto solar panorâmico de cristal.


Além desses equipamentos de entretenimento e conforto, o ID.4 conta com assistentes de condução de nível 2 de autonomia como programador de velocidade ativo adaptativo à informação do navegador e do tráfego, assistente de manutenção de faixa com aviso de saída involuntária, detecção de obstáculos com frenagem de emergência, inclusive em curva, e desvio automático dos obstáculos.


Apesar de ser um SUV, o ID.4 terá apenas tração traseira. E é atrás que está localizado o motor elétrico de 150 quilowatts, equivalente a 204 cavalos. A bateria de lítio com capacidade de 77 kWh vai entre os eixos. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e tem velocidade máxima limitada a 160 km/h. A autonomia é de 520 km, mas com carregadores de 125 kW, o modelo pode ter autonomia extra de 320 km em apenas 30 minutos. Há dois modos de condução: um que faz o veículo acelerar por inércia (D de drive) e outro que recupera a energia usada nas frenagens (B de brake). 


Em breve serão lançadas versões com bateria de 58 kWh, mas com motor de 306 cavalos e tração integral. Ele já está sendo oferecido no mercado europeu em duas versões, chamadas First Edition e First Edition Max, com rodas de 20 e 21 polegadas e tela multimídia de 10 e 12 polegadas, respectivamente. 

Custando na Europa cerca de 45.485 euros (quase R$ 303 mil), o ID.4 vai concorrer com o Ford Mustang Mach-E, Tesla Model 3 e Skoda Enyaq iV 80, que custam na mesma faixa. O BMW iX3 e o Jagiar I-Pace são bem mais caros. Se o elétrico da Volkswagen vier mesmo para o Brasil, só deve acontecer em 2022. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO