quarta-feira, 28 de outubro de 2020

HISTÓRIA EM FOTOS - HYUNDAI TUCSON

Primo do Kia Sportage de segunda geração, com quem compartilha plataforma até hoje (atualizada, claro), o Hyundai Tucson popularizou os SUVs dentro da marca sul-coreana por ser o mais acessível do gênero. Foi lançado mundialmente em 2004, inspirado no Porsche Cayenne, após cinco anos de desenvolvimento. O nome homenageia a cidade norte-americana do Arizona. 


Chegou ao Brasil no ano seguinte. Em 2008 passou a ser fabricado em Anápolis, Goiás, e logo se tornou o preferido das emissoras de televisão, que substituíram a Volkswagen Parati. Também conquistou o público pela sua durabilidade. 

 

O primeiro Tucson tinha interior com acabamento simples e foi se sofisticando nas gerações seguintes, começando pela segunda, aqui chamada de ix35 (2010), que tinha um conceito chamado Escultura Fluída, mas mantendo o nome original em alguns países, como os Estados Unidos. O motor que se consolidou foi o 2.0 de 142 cv, que depois passou a ser flex (chegando a 146 cv), mas também teve um motor V6 2.7 de 175 cv (com tração integral). Nos Estados Unidos teve um 2.0 de 167 cv e um 2.4 de 178 cv. A terceira geração, que voltou a ser Tucson (aqui com o prefixo New, para se diferenciar da primeira geração ainda produzida até 2018), adotou o motor 1.6 turbo com injeção direta, que já era usado na Europa desde o ix35. 


Já a quarta geração o tornou futurista, tanto no design, com faróis que se misturam aos pontilhados da grade e lanternas pontudas, quanto nos itens de tecnologia, como detector de ponto cego em todos os ângulos, frenagem de emergência em curvas, estacionamento remoto, aplicativo que destrava e monitora as funções do carro e prioridade nas motorizações híbridas com opção de motores elétricos leves (também para diesel) e pesados. . 


Primeira geração (2004-2009. No Brasil de 2005 a 2018)





O Tucson chegou ao Brasil em 2005, em duas versões: GL 2.0 e GLS V6 2.7. A básica tinha câmbio manual de cinco marchas e a GLS V6 2.7 tinha câmbio automático e tração integral sob demanda, trazendo também itens como piloto automático, controles de tração e estabilidade e teto solar elétrico. Em 2007, veio a GLS 2.0 com câmbio automático, mas tração somente na dianteira. 





O Tucson foi nacionalizado em 2010, fabricado em Anápolis, Goiás, na unidade do grupo CAOA, somente com motor 2.0, perdendo o V6 2.7. Em 2012, o mesmo passa a ser flex. rendendo 142 cv com gasolina e 146 cv com álcool. Deixou de ser fabricado somente em 2018.


Segunda geração (ix35 - 2009-2015. No Brasil desde 2010)



Lançado no exterior em 2009, com estilo chamado de "Escultura Fluída", o ix35, a segunda geração do Tucson, que tinha a plataforma do terceiro Sportage, desembarcou no Brasil em 2010, ainda importado direto da Coreia do Sul, em três níveis de equipamento, com motor 2.0, ainda somente a gasolina de 166 cavalos. A versão básica já tinha encostos de cabeça ativos na frente, sensor de luminosidade, volante multifunção com ajuste de altura, trio elétrico, revestimento parcial em couro, rádio/CD com entradas USB e auxiliares, airbag duplo e freios ABS com EBD (numa época em que estes itens ainda não eram obrigatórios). A tração era dianteira e o câmbio manual. O automático de seis marchas era opcional. A versão intermediária trazia entrada sem chave com botão de partida (Start/Stop), cabo para conectar iPod, ajuste elétrico no banco do motorista, sensores de obstáculos traseiros e ar digital de duas zonas. A tração integral era opcional, mas não estava disponível para a versão completa que vinha com teto solar panorâmico, airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade (ESP) e câmera traseira para manobras. 


Face-lift (2015)




O motor flex 2.0 de 169 e 178 cv foi adotado em 2012, um ano antes da nacionalização do ix35 em Anápolis. O modelo nacional perdeu itens como os airbags laterais e de cortina, controles de estabilidade e tração e o ar condicionado digital. Mas os equipamentos voltaram no face-lift de 2015, exceto os airbags extras. Ganhou também DVD e navegador, mas eram opcionais. Só que o motor ficou mais fraco, com 157 e 167 cv.   

Terceira geração (2015-2020. No Brasil desde 2016)




A terceira geração finalmente introduziu o motor 1.6 turbo de injeção direta no Brasil, com 177 cavalos (movido apenas a gasolina), e já chegou nacionalizada, ao contrário das duas gerações anteriores, inicialmente importadas. Por isso, demorou. O câmbio é automatizado de sete velocidades e dupla embreagem. Voltaram os airbags laterais e de cortina, além do teto solar panorâmico, e entraram o espelhamento do multimídia com celulares Android e Apple, o detector de ponto cego, a abertura do porta-malas por sensor e os faróis em LED com facho autodirecional em curvas. 


Face-lift (2019, somente no exterior)




Para os mercados europeu, asiático e norte-americano, o Tucson de terceira geração ganhou um face-lift que ainda não chegou ao Brasil, com grade em novo formato mais apertado, faróis com nova assinatura em LED e novo painel interno, com tela multimídia destacada. Nos Estados Unidos, o Tucson perdeu o motor 1.6 turbo e o câmbio automatizado DCT, ficando somente com o 2.0 (164 cv) e o 2.4 (181cv) de injeção direta e um câmbio automático autêntico de seis marchas. Na Europa, o motor a diesel 2.0, ainda com turbo, ganhou um pequeno motor elétrico de 48v e bateria de íons de lítio. Em ambos os mercados ganhou sistema de frenagem automática. 

Quarta geração (2020)



A quarta geração, já considerada como linha 2022, adota o conceito "Dinâmica Paramétrica", marcados por linhas pontudas nos faróis, vincos, colunas e lanternas traseiras. As luzes diurnas de LED se misturam às tramas da grade. Já o interior é chamado de InterSpace e tem a parte superior e toda a zona central flutuantes em vez da tela multimídia. Além do quadro de instrumentos eletrônico e do ar condicionado de três zonas (os dois da frente operados por toque), adota novas tecnologias como aplicativo de celular que destrava o carro, monitora o nível de combustível. Também ganhou detector de ponto cego em todos os ângulos, frenagem automática durante conversão, alerta de colisão de tráfego cruzado traseiro, airbags entre os bancos dianteiros e até estacionamento remoto. A motorização reforça a hibridização leve já presente na versão europeia da anterior geração e se estende aos motores a gasolina. Também haverá um híbrido mais forte, somente com motor a gasolina, inicialmente sem recarga na tomada, mas futuramente também plug-in, e uma versão esportiva da divisão N. No Brasil ainda não se fala no seu lançamento. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (216) História (157) Volkswagen (142) Chevrolet (134) Ford (117) Lançamento Internacional (99) Comparativos (93) Fiat (93) Carro do Ano (92) Retrospectiva (81) Em Breve no Brasil (74) Honda (63) Toyota (60) Hyundai (55) Renault (51) Peugeot (50) Citroën (49) Sonhos de Consumo (49) Nissan (45) Audi (41) Baba Brasil (41) Mercedes (41) História em Fotos (39) Especial (38) Kia (36) BMW (30) Lembra de mim? (26) História em Miniatura (23) Corolla (22) No Mercado (22) Analisando (21) Cruze (21) Motor do Ano (21) Gol (19) Opel (19) Golf (18) Volvo (18) Civic (17) Editorial (17) Focus (17) JAC (17) Ka (17) Mário Coutinho Leão (17) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Fiesta (15) Jeep (15) Ecosport (14) Mitsubishi (13) Corvette (12) Fit (12) Fox (12) HB20 (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Uno (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) City (11) Guscar em Genebra (11) Onix (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Retrospectiva 2018 (11) up! (11) 3008 (10) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Chery (10) Jaguar (10) Mustang (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 500 (9) Avaliação (9) Carro Premium (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Carro do Ano 2020 (9) March (9) Prêmios Suplementares (9) Retrospectiva 2017 (9) Retrospectiva 2019 (9) S10 (9) Seat (9) Strada (9) i30 (9) 208 (8) A3 (8) Accord (8) Alfa Romeo (8) C3 (8) C4 (8) CR-V (8) Carro do Ano 2016 (8) Cerato (8) Dodge (8) Duster (8) Jetta (8) McLaren (8) Porsche (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Sportage (8) Versa (8) Classe A (7) Corsa (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Passat (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Saveiro (7) Voyage (7) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) Campeões de Audiência (6) Carro do Ano 2017 (6) Equinox (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) HR-V (6) Lamborghini (6) Picape do Ano (6) Punto (6) RAV4 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Série 3 (6) Toro (6) Tracker (6) 2008 (5) 408 (5) 508 (5) A5 (5) Camaro (5) Captur (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Edge (5) Eles são 10! (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HB20S (5) Hilux (5) Kadett (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Sorento (5) Teste de pista (5) Tucson (5) Willys (5) 911 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Camry (4) Captiva (4) Celta (4) Classe C (4) Classe S (4) Compass (4) DS4 (4) Elantra (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLA (4) GLE (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Opala (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) T-Roc (4) Tiguan (4) Vitara (4) XE (4) Yaris (4) A1 (3) AMG GT (3) Aero (3) Argo (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) C4 Cactus (3) Carro Verde do Ano (3) Chevette (3) Classe ML (3) Clio (3) Continental GT (3) Creta (3) Cronos (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Leaf (3) Malibu (3) Mille (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Santana (3) T-Cross (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Veloster (3) Virtus (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 5008 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Altima (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carnival (2) Carro Superpremium do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classic (2) Corcel (2) Corona (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elba (2) Escape (2) Espero (2) Estão comentando (2) F150 (2) Fiorino (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) Kuga (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leon (2) Linea (2) Logus (2) Maverick (2) Mazda (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Motor do Ano 2020 (2) Nivus (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Senna (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Trailblazer (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vale a Pena? (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) ix35 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 145 (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Avensis (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bronco (1) Bronco Sport (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Capri (1) Carens (1) Carina (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Premium 2020 (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carro Superpremium do Ano 2020 (1) Carro do Ano 2019 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Corolla Cross (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) F100 (1) F1000 (1) F250 (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) I-Pace (1) ID.4 (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) LF320 (1) LF620 (1) Landtrek (1) Lançamento Mundial (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) Série F (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Xantia (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris Cross (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) e-Tron (1) i20 (1) recall (1)