O segmento de utilitários esportivos ainda não estava saturado no mercado mundial quando a BMW lançou, em 2008, o X6, o primeiro SUV-cupê do mundo. O jipe com caída de teto fastback foi derivado do então utilitário maior da marca alemã, o X5.

BMW X6
BMW X4
Mercedes GLE Coupé
Mercedes GLC
Porsche Cayenne Coupé
Audi Q8
Lamborghini Urus
Renault Arkana
Citroën e-C4

Durante sete anos, a BMW reinou sozinha no criativo conceito que inventou. Até que, em 2015, a conterrânea e arquirrival Mercedes-Benz lançou o GLE Coupé. A fabricante pioneira já tinha lançado, no ano anterior, o X4, derivado do X3. A partir de então começaram brotar outros modelos, como o Mercedes GLC Coupé, o Porsche Cayenne Coupé e os Audi Q3 Sportback e Q8. Até a Lamborghini entrou na onda com o Urus. No ano passado, o estilo chegou a marcas mais populares, como o Renault Arkana, lançado na Rússia, baseado no Kaptur (como o nosso conhecido Captur é chamado por lá). E, neste ano, a terceira geração do ex-hatch médio C4 se transformou em mais um representante do gênero. Agora, o conceito de SUV-cupê chega ao Brasil e ao segmento compacto com o Volkswagen Nivus, que vamos analisar item por item a seguir.


Segundo SUV compacto da Volkswagen, o Nivus, cujo nome é a frase SUV IN ao contrário, vai se posicionar abaixo do T-Cross, que usa a mesma plataforma MQB A0, mas numa configuração alongada  para o sedã Virtus (2,65). Para não canibalizar o primeiro modelo, além da mesma distância entre-eixos do Polo (2,57m), o Nivus tem a altura em relação ao solo situada entre o hatch (15,6 cm) e o utilitário alto (19 cm): 17,6 cm, obtidos com o aumento de 1 cm na suspensão e 1,75 cm na adoção de rodas de 17 polegadas e pneus 205. Outras três estratégias adotadas para evitar concorrência interna estão no único motor 200 TSI (1.0), na oferta de apenas duas versões -Comfortline e Highline, sendo que esta última vem bem equipada e não tem opcionais - e no preço, claro.


Estilo
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Audi Q3 Sportback

Ford Focus 2008

Volkswagen Pointer 1994

O Nivus tem o vidro traseiro de caída bem inclinada, quase na horizontal. Ele lembra o Audi Q3 Sportback, mas também a segunda geração do Ford Focus. Com mais maldade, posso afirmar que ele também remete ao velho Pointer. No Instagram já houve quem postasse o saudoso modelo dos anos 1990 como a futura versão PCD.



A frente é mais agressiva que o T-Cross, com faróis inteiramente em LED e luzes de efeito  tridimensional. A terceira dimensão também foi usada na grade através da perfuração nos filetes em preto brilhante e no friso cromado. O Nivus estreia no Brasil a nova logomarca da Volkswagen, que, ao contrário do efeito citado, se caracteriza por ser bidimensional e ter as duas pontas inferiores do W um pouco afastadas do círculo. Voltando à traseira, a tampa do porta-malas tem lanternas horizontais com refletores em LED também de efeito tridimensional se misturando a faixa preta central.


O estilo do Nivus é atraente na traseira e, principalmente, na frente. Mas suas linhas retas tendem a deixá-lo obsoleto em pouco tempo.


Acabamento
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O interior é mais próximo do Polo do que do T-Cross. A aparência horizontal do painel, com tela multimídia embutida no centro e o quadro de instrumentos virtual (de série na Highline, mas indisponível na Comfortline), é a mesma do hatch.



Painel do Polo
Painel do T-Cross

O acabamento é um pouco superior porque tem faixa em preto brilhante de melhor qualidade do que o plástico claro usado nas versões mais caras do Polo. Mas todos os plásticos do painel são duros. Nas portas só há uma pequena parte acolchoada no puxador.


Espaço interno
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Um dos efeitos mais perceptíveis da redução de entre-eixos em relação ao T-Cross é o espaço interno menor no banco traseiro que o do primeiro utilitário. Segundo a revista Quatro Rodas, o Nivus oferece 19 cm de espaço para os joelhos, 94 cm de altura do banco ao teto e 1,49m de porta a porta. O T-Cross tem, respectivamente, 24 cm, 95 cm e 1,52m.

Comparado aos prováveis rivais Jeep Renegade (26 cm), Nissan Kicks (22 cm), Citroën C4 Cactus (31 cm) e Honda HR-V (24 cm), o Nivus é menor que todos eles no espaço para os joelhos. Na altura é maior que o Cactus (91 cm) e o Kicks (93 cm). Tem o mesmo tamanho que o Renegade, mas é menor que o HR-V (95 cm). Na largura, é maior que o C4 (1,47m) e o Kicks (1,45m), mas é mais apertado que o Honda (1,52m) e o Jeep (1,54m). Mas se esquecermos os dados dos concorrentes, o Nivus até que tem um bom espaço para pessoas baixinhas.


Porta-malas
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Além da lista de equipamentos, da qual vamos falar mais abaixo, a Volkswagen deixou o Nivus superior no porta-malas em relação ao T-Cross. São 415 litros contra 373 litros do SUV convencional. Ainda assim, fica atrás do Kicks (432) e HR-V (437).


Motor e Câmbio
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O único motor oferecido no Nivus, o 200 TSI, que é 1.0 de três cilindros, rende 116 cavalos com gasolina e 128 cv com álcool. A potência fica atrás do Jeep Renegade (135/139 cv) e do Honda HR-V (139 cv com álcool e 140 cv com gasolina), ambos 1.8, mas supera o Nissan Kicks (114 cv) e o Citroën C4 Cactus (115/118 cv), que são 1.6. O câmbio é automático de seis marchas. Não há opção de transmissão manual.


Desempenho
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De acordo com a revista Quatro Rodas, o Nivus acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 7,6 segundos. Junto com o irmão T-Cross, supera na retomada todos os quatro concorrentes anteriormente citados, mas a sua aceleração é praticamente a mesma de todos (exceto o Renegade e o C4, que são bem mais lentos, na faixa dos 14 e 13 segundos). Só não levou cinco estrelas porque 11 segundos é muito tempo.


Consumo
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Com 11,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada com gasolina, também segundo a Quatro Rodas, o Nivus tem o consumo bem semelhante aos rivais, exceto o Renegade e o Cactus, que gastam mais. Só que aqui ele merece as cinco estrelas porque, na estrada, a média é superior a todos eles.


Segurança
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Na frenagem, o Nivus para em em incríveis 19,4 metros a 80 km/h, um recorde da revista Quatro Rodas. A 120 km/h os números são igualmente excelentes e superiores: 50,7 metros.

Até o T-Cross foi parar mais longe: 24,9 e 56,4 metros, respectivamente. Já entre os concorrentes, os que param mais perto são o C4 Cactus (25,5 e 58,3 metros) e o HR-V (26,2 e 60,3 metros). Renegade e Kicks ficam acima dos 31 e 71 metros, com o Jeep indo a 75 metros.


E ainda tem a lista de equipamentos de segurança, com seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa disponíveis já para a Comfortline, além de piloto automático adaptativo e frenagem automática de emergência como opcionais, ambos de série na Highline, que também tem sensores de estacionamento dianteiros.


Conforto
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Infelizmente, no nível de ruído (também da Quatro Rodas), que eu uso para avaliar o conforto, o Nivus foi mediano, ficando atrás até do T-Cross. O cupê obteve média de 63,3 decibéis a 80 km/h e 70,1 dB a 120 km/h. Enquanto que o utilitário original produz 60,5 e 66,4 dB.

O Nivus só é mais silencioso nas duas velocidades que o Kicks (65,1 e 70,2 dB) e um pouquinho em relação ao HR-V a 80 km/h (63,7 dB), mas fica atrás do Honda a 120 km/h (69,5 dB) e duplamente atrás do Renegade (62,4 e 67,6 dB) e C4 Cactus (62,9 e 69,8 dB). 


Equipamentos e Preço
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Rechear o Nivus de equipamentos (embora faltando alguns) e cobrar menos, claro, foi a outra estratégia, além do porta-malas, para torná-lo mais atraente em relação ao T-Cross e compensar a perda de espaço interno e a ausência do motor 1.4 TSI.

O Nivus custa R$ 85.890 na versão Comfortline e a Highline sai por R$ 98.290. O T-Cross começa em 90,7 mil reais na básica sem nome, mas a versão mais equivalente, a Comfortline 1.0 custa R$ 110.260, enquanto a Highline, que tem motor 1.4, chega a R$ 118.690.

O utilitário cupê se destaca por estrear o novo sistema multimídia com tela de 10 polegadas VW Play, com espelhamento por Android e iOS, sendo que só o sistema da Apple é pareável sem fio. Outras atrações são o ACC (adaptative cruise control, estreando em um modelo compacto), a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (que o Hyundai HB20 já tem) e o sistema de monitoramento frontal (o Kicks tem em todos os ângulos). Tirando o sistema multimídia, que já está em todas as versões da linha 2021 do T-Cross, os itens de segurança, inclusive os seis airbags, são exclusivos do Nivus entre os utilitários compactos. Porém, ele não tem o assistente automático de estacionamento (Park Assist), seletor de modos de condução e nem teto solar panorâmico. 


De série, a versão Comfortline oferece seis airbags (dois frontais para motorista e passageiro, dois laterais nos bancos dianteiros e dois do tipo cortina), encosto de cabeça com ajuste de altura para os cinco ocupantes, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador, cintos de segurança traseiros automáticos de três pontos, bloqueio eletrônico do diferencial, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, faróis com função “Coming & Leaving Home” e luz de condução diurna em LED, fixação Isofix com Top Tether para cadeirinhas infantis no banco traseiro, alarme antifurto, ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de altura, banco do passageiro dianteiro com encosto rebatível, banco traseiro com encosto bipartido e rebatível, direção elétrica “Easy Drive” com coluna ajustável em altura e profundidade, retrovisores externos elétricos, rebatíveis e com função tilt down no lado direito, luzes de leitura dianteiras e traseiras, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch nos dianteiros, descansa-braço central com porta-objetos, saída de ar traseira e porta USB para os ocupantes traseiros, tomada 12V no console central, computador de bordo com display multifuncional Plus, sistema de som com quatro alto-falantes e antena no teto, sistema multimídia Composition Touch com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e App-Connect, volante multifuncional com comandos de som e telefone, colunas centrais com aplique em preto fosco, lanternas traseiras em LED, rodas de liga-leve “Troia” de 16 polegadas com pneus 205/60 R16 de baixa resistência a rolagem, rack de teto longitudinal na cor preta, para-choques na cor da carroceria, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, repetidores de seta nos retrovisores, grade dianteira com detalhes cromados, bancos em tecido e suporte para celular com tomada USB para carga no painel.

Por R$ 3.520, o pacote VW Play e Tech adiciona o sistema de som Volkswagen Play com tela sensível ao toque de 10 polegadas, volante multifuncional em couro com paddle shifts, o sistema de frenagem autônoma de emergência anticolisão até 50 km/h e controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e sistema de monitoramento frontal.


A Highline inclui todos os opcionais da versão anterior e mais alerta de frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão, faróis de neblina em LED com função “Cornering Light”, detector de fadiga do motorista, ar-condicionado eletrônico “Climatronic”, sensor crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, chave presencial, partida do motor por botão, retrovisor interno eletrocrômico, porta-luvas refrigerado, rack longitudinal de teto na cor prata, rodas de liga-leve “Cassino” de 17 polegadas com pneus 205/55 R17, tapetes adicionais em carpete, bancos revestidos em couro sintético, o quadro de instrumentos eletrônico Active Info Display e indicador de controle da pressão dos pneus.


Comparado aos aqui já referidos concorrentes de outras marcas, o Nivus é o único que oferece uma tela de multimídia de 10 polegadas, piloto automático adaptativo e frenagem de emergência. E todos por um preço inferior à maioria dos concorrentes, exceto o C4 Cactus (R$ 93.890 na versão Feel Pack 1.6 16v), mas deve airbags de joelhos para o motorista, presente no Renegade (R$ 121.960 na versão Limited 1.8 com todos os opcionais), controle inteligente em curvas e detector de objetos em movimento, presentes no Nissan Kicks (R$ 111.890 na versão SL Pack Tech 1.6) e freio de estacionamento eletrônico, presente no Renegade e no Honda HR-V (R$ 116.200 na versão EXL 1.8, que também tem alerta de colisão como o Nivus).

Os principais concorrentes

Citroën C4 Cactus

Honda HR-V

Nissan Kicks

Jeep Renegade

As quatro estrelas valem tanto para o preço (só é mais caro que o C4 Cactus) quanto para a lista de equipamentos, por impressionar pelo ACC e a frenagem automática, mas dever alguns itens de conveniência. 


Conclusão
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Antes de analisar o Nivus, eu imaginava que ele seria um mais ou menos do mesmo, no caso, o Polo e o T-Cross, respectivamente. Com a ótima classificação na segurança (tanto ativa quanto passiva) e consumo, um estilo agradável e boas retomada e relação custo-benefício, além de não ter um item em que ficou com uma ou duas estrelas (ficou no mínimo com três estrelas no acabamento, espaço interno, porta-malas, motor e conforto), o Nivus comprova que é mais do que o Polo e também o T-Cross. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS