sábado, 11 de julho de 2020

HISTÓRIA EM FOTOS - FIAT STRADA


Após 22 anos, a picape compacta Fiat Strada mudou, enfim, de geração, ganhando novo estilo de carroceria, inspirado na média Toro, e uma plataforma mais ou menos nova. Ela foi pioneira em seu segmento na cabine estendida (1999), na cabine dupla de duas (2009) e três portas (2013). Agora, ela volta a inovar como a primeira picape compacta de cabine dupla e quatro portas.

A Strada foi lançada em 1998, derivada da primeira geração do Palio. As primeiras versões tinham motores 1.5 e 1.6 de oito e dezesseis válvulas. Com o tempo foi ganhando motor Fire 1.4, um 1.8 de oito válvulas oriundo da Chevrolet, as respectivas versões bicombustível, os E.TorQ 16 válvulas 1.8 e 1.6 (este de vida curta) e, agora na nova geração, o 1.3 Firefly.

Nos modelos estrangeiros, esta seção História em Fotos do Guscar costuma mostrar fotos de cada geração. Mas como, só agora, a Strada chegou à segunda versão de carroceria, os tópicos serão mostrados por fases, representados pelos quatro face-lifts (um deles de traseira) que ganhou ao longo desses 22 anos, incluindo a frente original e a nova geração.




Primeira geração (1998) - Primeira fase (1998-2002)




A Fiat Strada original foi lançada em outubro de 1998 em três versões: Working, com motor 1.5 Fiasa de 76 cavalos, voltada para o trabalho, Trekking 1.6 8v de 92 cavalos, com visual aventureiro, e LX 1.6 16v de 106 cavalos, mais luxuosa. Esta última versão oferecia, como opcionais, ar condicionado, airbags dianteiros e freios ABS, numa época em que os dois itens de segurança ainda não eram obrigatórios.


Em 1999, a Strada começou a inovar com a primeira cabine estendida numa picape compacta, que chegou como opção para as versões Working e LX. A novidade tinha os seus prós e contras. Se adicionou mais 30 centímetros de espaço e 300 litros de capacidade atrás dos bancos, por outro lado, impediu o recuo total dos bancos e a acomodação de uma moto na caçamba, o que acontecia na cabine simples. Em 2000 foi lançada a série especial MTV, que durou três meses, com motor e equipamentos da LX.


Segunda fase (2002-2004)







O primeiro face-lift da linha Palio foi lançado no final de 2000, mas, na Strada, a nova frente com faróis translúcidos e grade menor, ambos retangulares, só foi adotada no início de 2002. A traseira continuou a mesma, mas as lanternas ficaram mais transparentes. No arranjo das versões, a Working continuou com motor 1.5 e opção de cabine estendida. A LX passou a ter apenas a cabine estendida, assim como a nova Adventure, com quebra-mato, que substituiu a Trekking. LX e Adventure vinham só com o motor 1.6 16v, que passou a ser oferecido posteriormente como opcional também na Working. O 1.6 de oito válvulas, usado na Trekking, saiu de cena junto com a versão. No final daquele ano, o motor 1.6 16v era trocado pelo 1.8 Powertrain 8v de 108 cavalos vindo da General Motors, a versão LX saía do mercado e a versão básica passava a ter motor Fire 1.3 de 67 cavalos com painel da primeira fase.





Terceira fase (2004-2008)





A terceira fase da Fiat Strada passou a contar com a frente de faróis ondulados de máscara escura e grade do tipo ralador. O quebra-mato da versão Adventure passou a ser embutido no para-choque, na verdade, são alguns buracos na parte escura, e os faróis auxiliares foram para a base do para-choque, em dois pares. O motor 1.8 passou a ser Flex, com potência variando entre 106 (com gasolina) e 110 cv (com álcool).



 Em 2005 voltava a versão Trekking, primeiro com motor 1.8 e depois com o motor Fire 1.4 Flex e 80/81 cv. Entre agosto de 2006 e abril de 2007 foram lançadas duas séries especiais baseadas sobre a Adventure: primeiro a Try On, marca de acessórios esportivos, e depois a Original Adventure, ambas sobre a cabine estendida e com motor 1.8. Na lista de equipamentos se destacava o viva-voz por Bluetooth. 


Quarta fase (2008-2013)




Com o terceiro face-lift na linha Palio, os faróis passaram a ser amendoados e maiores, com duplo refletor (na verdade, vieram do sedã Siena, pois o Palio só teria dois refletores em 2009) e a grade retangular escura, vista apenas na versão Trekking. A versão Adventure, tanto na Strada, quanto na perua Palio Weekend, passou a ter dois filetes cromados perfurados. A traseira ganhou prolongamento nas lanternas e baixo relevo na tampa da caçamba. 








A versão Trekking tinha carroceria com cabine simples ou estendida e duas opções de motores: 1.4 (que passava a render 85 e 86 cv) e 1.8 (com potência aumentada para 112 e 114 cv). A Adventure só tinha o motor 1.8 e se diferenciava da Trekking, além da grade, pela moldura das rodas mais reta. Por dentro trazia bússola e inclinômetro sobre o painel. A Fire 1.4 permaneceu com a frente do modelo 2005, o motor 1.4 de potência antiga, o painel da segunda fase e os para-choques da anterior Adventure. 








Duas novidades marcaram a versão aventureira: o bloqueio de diferencial, ainda mecânico, chamado Locker e a cabine dupla, lançada somente em 2009, ainda sem portas traseiras, mesmo assim sendo mais uma inovação no segmento, que levou quatro anos para ser imitada pela rival Volkswagen Saveiro. A picape ganhou espaço para mais dois passageiros atrás, com bancos dianteiros que voltavam rapidamente para a posição original após rebatidos, mas o volume da caçamba caiu de 830 para 580 litros. E o sistema Locker, de série na cabine estendida, passou a ser opcional na cabine dupla. Em compensação, a Strada ganhou o seu primeiro título de Picape do Ano pela revista Autoesporte na eleição de 2010. 




Ao longo do ciclo de vida da quarta fase da Strada, a versão Working voltou ao mercado no final de 2009 com nova frente de faróis com refletores simples do Palio e o motor 1.4 revigorado. Em 2010, a mesma ganhou opção de cabine dupla, além da simples e estendida. Em julho daquele mesmo ano, na linha 2011, entrava em cena o motor E.TorQ 1.8 16v, com 130 e 132 cv, no lugar do antigo GM Powertrain 1.8 de oito válvulas, inicialmente apenas para a Adventure, depois para o resto da linha. 






Em dezembro de 2010 foi lançada a versão Sporting 1.8 16v, com rodas de 16 polegadas diamantadas, faróis escuros e teto solar. Em 2011 a versão Adventure ganhou a opção do câmbio automatizado Dualogic, uma caixa manual com embreagem única eletrônica que permitia trocas automáticas. 







A linha 2013 teve pequenas mudanças frontais, como uma espécie de tiara na grade da Trekking e a redução para uma aleta na grade da Adventure, com o para-choque ficando mais robusto e em plástico fosco, e o motor 1.6 16v para a versão Trekking, além da cabine dupla para todas as versões e a série especial Mangalarga Marchador para as versões Trekking e Adventure. 


Quinta fase (2013)









A quarta reestilização da Strada, na linha 2014, concentrou-se na traseira, que ganhou tampa da caçamba mais saliente, lanternas traseiras horizontais e novo recorte do vidro vigia da cabine estendida. A frente das versões mais simples também mudou, com para-choques e grade mais saliente em plástico escuro. A Adventure pouco mudou na dianteira. A grande atração desta quinta fase foi a terceira porta para a cabine dupla, representando mais uma inovação para a Strada, que a Saveiro até agora não tem. Somente em 2013 a Volks receberia a cabine dupla. Esta nova porta da Strada tinha abertura para trás e somente com a porta dianteira aberta. Foi eleita pela segunda vez, em 2014, como a Picape do Ano pela Autoesporte. 


Entre 2014 e 2015 foram lançadas os pacotes especiais Dark para a Trekking e Adventure, Hard Working e Adventure Extreme, esta última com central multimídia. 




Em 2018, para se alinhar ao padrão da média Toro, foi lançada a versão Freedom 1.4, com cabine dupla e meses depois com cabine simples. A cabine estendida foi aposentada. Com o lançamento da nova geração, agora em 2020, a versão antiga permanece em produção em versão única chamada de Strada Hard Working, antes com opção de cabine dupla, mas agora apenas com cabine simples e motor 1.4 EVO. 


Segunda geração (2020)




Em março foi apresentada para a imprensa privilegiada, para chegar ao mercado em abril, a nova geração da Fiat Strada, a segunda após 22 anos! Mas veio a pandemia do vírus comunista chinês (Covid-19) e ela só chegou ao mercado no final de junho. 




Com estilo frontal inspirado no subcompacto Mobi e a lateral e traseira inspiradas na Toro, a nova Strada inovou pela quarta vez ao ser a primeira picape compacta com cabine dupla de quatro portas de abertura convencional. Agora ela oferece três lugares no banco de trás, com direito a apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro do meio e gancho ISOFIX para cadeirinhas infantis, que agora são obrigatórios. 

A segunda geração da Strada também é vendida com cabine simples, chamada de Plus, por se posicionar entre a simples comum e a antiga estendida. 





A nova Strada está sendo vendida nas versões Endurance, com cabines simples e dupla e o velho motor 1.4 EVO, Freedom, também com as duas cabines e motor 1.3 Firefly, e Volcano, com o motor 1.3 e somente em cabine dupla. 

É equipada com airbags laterais (só na cabine dupla), controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e uma central multimídia por espelhamento com Android e Apple, mas cometeu deslizes no acabamento, na falta de equipamentos mais sofisticados como um ar  condicionado digital, na ausência de um câmbio automático (é prometido um CVT para o ano que vem) e na adoção de um motor 1.3 (de 101 e 109 cv de potência) como top de linha. Mas a nova Strada representa uma grande inovação para quem ficou 22 anos com a mesma carroceria. Só espero que ela evolua em equipamentos, acabamento e motorização nos próximos anos. 



Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (214) História (148) Volkswagen (136) Chevrolet (131) Ford (115) Lançamento Internacional (97) Carro do Ano (92) Comparativos (91) Fiat (91) Retrospectiva (81) Em Breve no Brasil (73) Honda (62) Toyota (60) Hyundai (53) Renault (51) Peugeot (50) Citroën (48) Sonhos de Consumo (48) Nissan (45) Audi (41) Baba Brasil (41) Mercedes (39) Especial (38) História em Fotos (35) Kia (34) BMW (30) Lembra de mim? (26) História em Miniatura (23) Corolla (22) No Mercado (22) Analisando (21) Cruze (21) Motor do Ano (21) Gol (19) Opel (19) Golf (18) Volvo (18) Civic (17) Editorial (17) Focus (17) JAC (17) Ka (17) Mário Coutinho Leão (17) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Fiesta (15) Jeep (15) Ecosport (14) Mitsubishi (13) Corvette (12) Fit (12) Fox (12) HB20 (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) City (11) Guscar em Genebra (11) Onix (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Retrospectiva 2018 (11) Uno (11) up! (11) 3008 (10) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Chery (10) Jaguar (10) Mustang (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 500 (9) Avaliação (9) Carro Premium (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Carro do Ano 2020 (9) March (9) Prêmios Suplementares (9) Retrospectiva 2017 (9) Retrospectiva 2019 (9) Seat (9) i30 (9) 208 (8) A3 (8) Accord (8) Alfa Romeo (8) C3 (8) C4 (8) CR-V (8) Carro do Ano 2016 (8) Cerato (8) Dodge (8) Duster (8) Jetta (8) McLaren (8) Porsche (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Sportage (8) Strada (8) Versa (8) Classe A (7) Corsa (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Voyage (7) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) Campeões de Audiência (6) Carro do Ano 2017 (6) Equinox (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) RAV4 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Série 3 (6) Toro (6) Tracker (6) 2008 (5) 408 (5) 508 (5) A5 (5) Camaro (5) Captur (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Edge (5) Eles são 10! (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HB20S (5) HR-V (5) Hilux (5) Kadett (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Sorento (5) Teste de pista (5) Willys (5) 911 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Camry (4) Captiva (4) Classe C (4) Compass (4) DS4 (4) Elantra (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLA (4) GLE (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Opala (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) T-Roc (4) Tiguan (4) Vitara (4) XE (4) Yaris (4) A1 (3) AMG GT (3) Aero (3) Argo (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Carro Verde do Ano (3) Celta (3) Chevette (3) Classe ML (3) Clio (3) Continental GT (3) Creta (3) Cronos (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Leaf (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) T-Cross (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tucson (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Veloster (3) Virtus (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 5008 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Altima (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Cactus (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Superpremium do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe S (2) Classic (2) Corcel (2) Corona (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elba (2) Escape (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) Kuga (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leon (2) Linea (2) Logus (2) Maverick (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Motor do Ano 2020 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Senna (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vale a Pena? (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 145 (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Avensis (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bronco (1) Bronco Sport (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Capri (1) Carens (1) Carina (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Premium 2020 (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carro Superpremium do Ano 2020 (1) Carro do Ano 2019 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Corolla Cross (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) I-Pace (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) LF320 (1) LF620 (1) Landtrek (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Xantia (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris Cross (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) e-Tron (1) i20 (1) ix35 (1) recall (1)