No dia 11 de março, mostrei aqui no Guscar as primeiras imagens e informações da nova geração (a quarta) do Audi A3, mas só na carroceria Sportback. Um mês e dez dias depois foram apresentadas as fotos da versão Sedan, que chega à segunda geração.


O estilo frontal é exatamente o mesmo do Sportback, com os faróis zangados em formato de bumerangue e delineado por luzes de LED e matriciais, a grade colmeiada protuberante e as falsas grandes entradas de ar nos cantos do para-choque. A lateral também tem os mesmos músculos e vincos do hatch de quatro portas, mas, diferencia-se, obviamente, por ter três volumes. A caída do teto (que não tem a calha que simula o bagageiro) é muito semelhante a do anterior A3 Sedan. As lanternas são um pouquinho mais recortadas que as do Sportback, mas a disposição interna das luzes de LED é praticamente a mesma.



A carroceria do A3 Sedan é mais longa que a do Sportback. Mede 4,50m de comprimento (contra 4,36m), mas tem os mesmos 1,82m de largura, 1,43m de altura e 2,64m de entre-eixos. Em comparação com a geração passada, é quatro centímetros mais longa, dois centímetros mais larga, um centímetro mais alta, mas tem o mesmo entre-eixos. O porta-malas continua com 425 litros. 


O A3 Sedan também manteve o interior do novo Sportback, com as saídas de ar elevadas entre o quadro de instrumentos virtual e o painel central ligeiramente voltado para o motorista, além das saídas de ar para o passageiro contínuas. O Sedan também tem projeção de informações no para-brisa (head up display), sistema multimídia MMI 3 com Android, Apple e Alexa, o assistente de voz da Amazon, carregador de smartphone sem fio, conexão wifi e comunicação com o celular (pode fazer dele a chave do veículo) e sinais de trânsito, sem falar do sistema Car to X, que localiza vagas de estacionamento. Mesmo sendo de terceira geração, o sistema multimídia ainda permite escrever números com o dedo.



Outros itens do A3 Sedan são frenagem automática de emergência, programador de velocidade com manutenção em faixa, câmeras periféricas, avisos de tráfego transversal e de veículos próximos ao abrir as portas e assistente que intervém sobre a direção para ajudar o carro a desviar de obstáculos.



Os motores serão o 1.5 a gasolina turbo (TSFI) de quatro cilindros, que podem ser parcialmente desativados, com 150 cavalos, o 1.0 turbo (TFSI) também a gasolina de três cilindros e 110 cv e dois turbodiesel 2.0 TDI, um com 150 cv e outro com 116 cv. A transmissão no 1.5 a gasolina pode ser manual de seis velocidades ou automatizada de dupla embreagem de seis marchas (S-Tronic). Escolhendo este câmbio, o comprador leva um motor elétrico não recarregável de 48 volts, fazendo dele um híbrido leve. Mais tarde haverá um híbrido plug-in. O turbodiesel de 150 cv só é equipado com o S-Tronic de sete velocidades e o de 116 cv com manual de seis. Por enquanto, todos os A3 terão tração dianteira. Estas informações ainda não tinham sido divulgadas no lançamento do Sportback, que terá a mesma oferta de trem de força. 

O novo Audi A3 Sedan deve chegar no ano que vem, mas passará a ser importado. Especula-se que ele não será mais fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO