sexta-feira, 27 de março de 2020

HISTÓRIA EM FOTOS - HYUNDAI ELANTRA


Sedã médio que acabou de ser revelado em sua sétima geração, com 4,67m de comprimento, o Hyundai Elantra foi apresentado na Coreia do Sul em 1990, com linhas retas e trinta centímetros mais curto. Sucessor do Stellar, usava motores 1.5, 1.6 e 1.8 com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro. Em alguns mercados, incluindo o seu país-natal, era chamado de Avante. Na Europa, as duas primeiras gerações eram chamadas de Lantra.


1a Geração (J1 - 1990-1995. No Brasil em 1992)

O Elantra chegou ao Brasil em 1992, junto com a representação da Hyundai no país, já com o primeiro face-lift que colocou o emblema da marca no centro. Oferecia apenas o motor 1.6 de 114 cavalos e câmbio manual de cinco marchas. Ganhou um novo face-lift, mais profundo, que deixou os faróis mais arredondados, a grade mais fina e lanternas em formato de L, em 1995. 







2a Geração (J2 - 1995-2000. No Brasil em 1996)

No ano seguinte, no entanto, veio a segunda geração, de carroceria inteiramente arredondada, sem grade entre os faróis e 4,42m de comprimento, que viria a dar origem ao Coupé em 1997. Também teve uma versão perua (Wagon), que chegou a ser vendida aqui, mas só até 1998. Sedã e perua chegavam com motor 1.8 de 128 cv.  O modelo vendido no exterior teve um face-lift em 1999, com faróis maiores e duas aberturas na grade, que não veio para cá. Neste mesmo ano, a CAOA assumiu a representação da marca sul-coreana em nosso país.













3a Geração (XD - 2000-2005. No Brasil em 2001)

A terceira geração, aqui em 2001, voltou a ter linhas retas (apenas o teto era arredondado), com lanternas traseiras verticais inclinadas e uma curiosa frente de faróis trapezoidais de máscara escura com refletores transparentes (uma moda na época), além da grade estreita. Já oferecia ar condicionado digital (que era opcional, já que o modelo da foto abaixo conta com ar manual) e ponto da chave iluminado. Na Europa, onde enfim assumiu o nome Elantra, teve uma versão fastback. 





4a Geração (HD - 2006-2010. Não foi vendida no Brasil)

A quarta geração, de 2006, voltava a ter linhas arredondadas, mas não chegou a ser vendida aqui (e nem na Europa). Ainda chamado de Avante na Coreia do Sul, teve, em 2009, uma versão híbrida chamada LPI, com motor 1.6 e outro elétrico de 15kw, além da bateria de íon-lítio.





5a Geração (MD/UD (para modelos fabricados nos Estados Unidos) - 2010-2015. No Brasil em 2011)

O Elantra só voltou ao nosso mercado (e também na Europa) na quinta geração, em 2011, ainda arredondado, com faróis verticais ondulados e lanternas que se estendiam até as laterais, motor 1.8 de 148 cavalos, painel com parte central vertical e ondulada e tela multimídia. Dois anos depois, o motor 1.8 foi trocado por um 2.0 Flex de 169 cavalos com gasolina e 178 cv com álcool e em 2014 ganhou um face-lift com mudanças no friso da grade e no para-choque. Por dentro, as saídas de ar centrais do painel subiram, se tornaram verticais e passaram a ladear a tela multimídia. Chegou a ter uma versão cupê (de duas portas) apenas no exterior. 











6a Geração (AD - 2015-2019. No Brasil em 2016)

A sexta versão praticamente manteve as linhas da anterior, mas a grade cresceu, se tornando hexagonal e estendida ao para-choque, com faróis mais horizontais e arredondados. As lanternas ficaram menos onduladas. O painel interno ganhou desenho mais horizontal, com parte central  trapezoidal. Chegou aqui em 2016 com motor 2.0 Flex menos potente: 157 e 167 cavalos. No exterior teve motores 1.4 e 1.6 turbinados. No ano passado, ganhou um face-lift, que não chegou ao Brasil, com faróis triangulares e grade em forma de diamante. A traseira recebeu um prolongamento desalinhado e tampa do porta-malas sem a placa de licença, deslocada para o para-choque. 








7a Geração (CN7 - 2020. Sem previsão para o Brasil) 

Apresentada há algumas semanas, a sétima geração cresceu de porte e mudou radicalmente de perfil, trocando as linhas arredondadas pelas angulosas, com muitos vincos e relevos, fazendo parecer até que tem um rabo de peixe. Também está mais próximo de um fastback. A grade ficou ainda maior e com tramas tridimensionais, enquanto os faróis assumiram forma de bumerangue. Por dentro, o painel ficou minimalista ao adotar quadro de instrumentos eletrônico e tela multimídia, ambos em forma de tablet. 


Destaque para o sistema que conecta as funções do carro ao smartphone, fazendo dele a chave do veículo, além de carregador sem fio, internet a bordo, comando de voz para o sistema multimídia, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, câmera de ré e 360º, assistente de farol alto, alerta de atenção para o motorista, alerta de ponto cego com atuação automática, piloto automático adaptativo (ACC), assistente de mudança de faixa, entre outros.


Na motorização, o novo Elantra terá um 2.0 a gasolina de 149 cavalos e uma versão híbrida, combinando um propulsor elétrico com um 1.6 de ciclo Atkinson. Apresentado em meio a "pandemídia" de coronavírus, originada na China comunista, tem lançamento programado para o final do ano e sua vinda para o Brasil é incerta. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (213) História (144) Volkswagen (136) Chevrolet (131) Ford (113) Lançamento Internacional (95) Carro do Ano (92) Comparativos (90) Fiat (88) Retrospectiva (81) Em Breve no Brasil (72) Honda (62) Toyota (58) Hyundai (52) Renault (51) Peugeot (50) Sonhos de Consumo (48) Citroën (46) Nissan (45) Audi (41) Baba Brasil (41) Mercedes (39) Especial (38) Kia (34) História em Fotos (33) BMW (30) Lembra de mim? (26) História em Miniatura (23) Corolla (22) No Mercado (22) Cruze (21) Motor do Ano (21) Analisando (20) Gol (19) Opel (19) Golf (18) Volvo (18) Civic (17) Editorial (17) Focus (17) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Fiesta (15) Jeep (15) Ecosport (14) Mitsubishi (13) Corvette (12) Fit (12) Fox (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) City (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Onix (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Retrospectiva 2018 (11) Uno (11) up! (11) 3008 (10) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Chery (10) Jaguar (10) Mustang (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 500 (9) Avaliação (9) Carro Premium (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Carro do Ano 2020 (9) March (9) Prêmios Suplementares (9) Retrospectiva 2017 (9) Retrospectiva 2019 (9) Seat (9) i30 (9) 208 (8) A3 (8) Accord (8) Alfa Romeo (8) C3 (8) CR-V (8) Carro do Ano 2016 (8) Cerato (8) Dodge (8) Duster (8) Jetta (8) McLaren (8) Porsche (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Sportage (8) Versa (8) Classe A (7) Corsa (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Voyage (7) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Campeões de Audiência (6) Carro do Ano 2017 (6) Equinox (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) RAV4 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Série 3 (6) Toro (6) Tracker (6) 2008 (5) 408 (5) 508 (5) A5 (5) Camaro (5) Captur (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Edge (5) Eles são 10! (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HB20S (5) HR-V (5) Hilux (5) Kadett (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Sorento (5) Teste de pista (5) 911 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Camry (4) Captiva (4) Classe C (4) Compass (4) DS4 (4) Elantra (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLA (4) GLE (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Opala (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) T-Roc (4) Tiguan (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) Yaris (4) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Carro Verde do Ano (3) Celta (3) Chevette (3) Classe ML (3) Clio (3) Continental GT (3) Creta (3) Cronos (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Leaf (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) T-Cross (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tucson (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Veloster (3) Virtus (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 5008 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Cactus (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Superpremium do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe S (2) Classic (2) Corcel (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elba (2) Escape (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) Kuga (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leon (2) Linea (2) Logus (2) Maverick (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Motor do Ano 2020 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Senna (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vale a Pena? (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 145 (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Capri (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Premium 2020 (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carro Superpremium do Ano 2020 (1) Carro do Ano 2019 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Corona (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) I-Pace (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) LF320 (1) LF620 (1) Landtrek (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Xantia (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris Cross (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) e-Tron (1) i20 (1) ix35 (1) recall (1)