sábado, 7 de março de 2020

CARRO DO ANO EUROPEU 2020 - PEUGEOT 208


O Peugeot 208 foi eleito o Carro do Ano na Europa. A segunda geração do hatch compacto da marca francesa foi lançada por lá no ano passado e, nos próximos meses, chegará  ao Brasil, agora importado da Argentina.

A liberdade de escolha entre um motor a combustão (gasolina ou diesel) ou elétrico foi um dos destaques que motivaram os 60 jurados de 23 países a premiá-lo. A outra característica determinante foi o seu estilo, que mistura a nova identidade visual da Peugeot - já vista no sedã grande 508, como a grade texturizada, a identificação do modelo na ponta do capô, os faróis com tripla assinatura de LED vertical, simulando as garras de um leão, e a traseira de lanternas horizontais finas e escurecidas, também com três luzes verticais, ligadas por uma faixa preta - com a coluna traseira larga e triangular, inspirada no antigo 205.


O interior manteve o conceito i-Cockpit, no qual o quadro de instrumentos fica acima do volante, e a tela multimídia destacada, do primeiro 208. Só que agora os instrumentos são virtuais e em 3D. Algumas versões têm revestimento em Alcantara.

O Peugeot 208 é equipado, na Europa, claro, com sistema de frenagem de emergência a até 140 km/h, detector de pedestres e ciclistas inclusive à noite, alerta e assistente de mudança involuntária de faixa, detector de veículos em ângulo morto (desde os 12 km/h), reconhecimento de sinais de trânsito (velocidade, Pare e contramão), acendimento e apagão automático de luzes de longo alcance, programador de velocidade ativo, com função que para o veículo e volta a andar de forma automática (se a parada durar menos de 30 segundos) ou mediante o aperto do acelerador, e sistema de estacionamento automático. Alguns destes itens podem chegar aqui.


Lá, ele está disponível com motores a gasolina 1.2 de três cilindros, com 75, 100 e 130 cavalos, este último com turbo, a turbodiesel BlueTech 1.5 de quatro cilindros de 100 cavalos e a elétrica e-208, de 136 cavalos, que tem uma bateria de 50 kwh de capacidade com 340 km de autonomia, podendo ser carregada numa tomada doméstica (leva 16 horas para atingir 100% de carga), a partir de uma Box Wall (carga completa em 5 horas e 15 minutos para a versão trifásica (11 kW) ou em 8 horas para monofásica (7.4 kW) ou usando um terminal de carregamento público (com 80% da carga alcançada em 30 minutos).

O novo 208 fez sucesso na Europa, onde obteve 110.000 encomendas desde a sua chegada ao mercado local em outubro do ano passado. Deste número, 15% são da versão elétrica. Ele é líder de emplacamentos de veículos particulares na França até fevereiro deste ano. 


O Peugeot 208 somou 281 pontos dos jurados e quebrou a sequência de vitórias de utilitários esportivos nos últimos três anos, iniciada em 2017, com a atual geração do 3008, também da Peugeot, seguindo com o Volvo XC40 e encerrada no ano passado com o elétrico Jaguar I-Pace. Em segundo, ficou o Tesla Model 3, que ficou com 242 pontos e deixou de conquistar o inédito título da marca norte-americana na história da premiação europeia, que oficialmente se chama Car Of The Year e é apelidada de COTY. Também seria o segundo triunfo consecutivo de um carro elétrico. Em 2011 e 2012, houve uma sequência de um carro elétrico (Nissan Leaf) e um híbrido (Opel Ampera), respectivamente. Outro finalista que não usa combustível fóssil (e nem vegetal) foi o terceiro colocado, o cupê superesportivo Porsche Taycan, com 222 pontos. A Porsche ganhou uma vez em 1978, com o 928. 

Carro do Ano 2020: Peugeot 208 - 281 pontos

Segundo lugar: Tesla Model 3 - 242 pontos

Terceiro lugar: Porsche Taycan - 222 pontos

O Renault Clio deixou de ser o primeiro modelo tricampeão da história (foi o primeiro bi em 1990 e 2006) ao ficar em quarto lugar com 211 pontos. Com dois pontos a menos vem o Ford Puma, agora um utilitário-esportivo-cupê compacto, em quinto. A Ford ganhou cinco títulos e não vence desde 2007 com o monovolume S-Max. Atual Carro do Ano da Autoesporte no Brasil, o Toyota Corolla, que, na Europa, é mais popular como hatch e perua (o sedã só é vendido em alguns países, como Alemanha, Portugal e Holanda), ficou apenas em sexto, com 152 pontos. Os japoneses ganharam em 2000, com o Yaris e em 2005, com o híbrido Prius, aliás, o primeiro do gênero vendido em larga escala e a ganhar o título europeu. A BMW, marca que nunca foi campeã, fecha a classificação dos sete finalistas, com 133 pontos obtidos pelo novo Série 1

Quarto lugar: Renault Clio - 211 pontos

Quinto lugar: Ford Puma - 209 pontos

Sexto lugar: Toyota Corolla - 152 pontos

Sétimo lugar: BMW Série 1 - 133 pontos

Este foi o sexto título conquistado pela Peugeot na história do COTY. O primeiro foi em 1969, com o sedã 504 (que deu origem à picape vendida no Brasil nos anos 90) e o último, em 2017, com o 3008, vendido aqui, o pioneiro SUV a ganhar a premiação. Com a conquista, a marca francesa do Leão se iguala à conterrânea Renault (que não vence desde 2006 com o Clio) e se torna uma das segundas maiores vencedoras da eleição criada em 1964. A primeira é a Fiat, com nove títulos, mas que não é eleita desde 2008, com o subcompacto 500, que, aliás, acaba de renascer novamente, agora como um carro elétrico. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Todos os campeões:

1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147 - BR) / 1973 - Audi 80 (deu origem ao primeiro Passat) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR) / 1985 - Opel Kadett (BR) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (M) / 1989 - Fiat Tipo (I e BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (M) / 1992 - VW Golf III (M) / 1993 - Nissan Micra (duas gerações antes do nosso March) / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto 1 (o nosso foi a terceira geração) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (BR - O Bravo era a versão duas portas do Brava, que foi fabricado aqui. Ambos antecederam o Stilo e o último Bravo) / 1997 - Renault Scénic (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (M) / 2000 - Toyota Yaris 1 (primeira geração europeia. O nosso é derivado da segunda geração tailandesa) / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I e M) / 2003 - Renault Mégane 2 (BR na versão sedã) / 2004 - Fiat Panda (inspirou o novo Uno brasileiro) / 2005 - Toyota Prius (que chegou aqui somente a partir da terceira geração) / 2006 - Renault Clio 2 / 2007 - Ford S-Max / 2008 - Fiat 500 (M) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo (uma geração entre o nosso antigo e o atual) / 2011 - Nissan Leaf 1 (usado no Rio como táxi de forma experimental e depois importado na segunda geração) / 2012 - Opel Ampera/Chevrolet Volt / 2013 - Volkswagen Golf (BR) / 2014 - Peugeot 308 / 2015 - Volkswagen Passat (I) / 2016 - Opel Astra / 2017 - Peugeot 3008 (I) / 2018 - Volvo XC40 (I) / 2019 - Jaguar I-Pace (I) / 2020 - Peugeot 208 (M)

BR - Fabricado no Brasil
I - Importado da Europa
M - Importado do Mercosul ou México

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (213) História (142) Volkswagen (135) Chevrolet (131) Ford (113) Lançamento Internacional (94) Carro do Ano (92) Comparativos (88) Fiat (87) Retrospectiva (81) Em Breve no Brasil (70) Honda (60) Toyota (54) Hyundai (51) Renault (51) Peugeot (50) Sonhos de Consumo (47) Citroën (46) Nissan (45) Audi (39) Baba Brasil (39) Mercedes (39) Especial (38) História em Fotos (32) Kia (32) BMW (30) Lembra de mim? (25) História em Miniatura (23) No Mercado (22) Corolla (21) Cruze (21) Motor do Ano (21) Analisando (20) Opel (19) Gol (18) Golf (18) Volvo (18) Editorial (17) Focus (17) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Civic (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Fiesta (15) Jeep (15) Ecosport (14) Mitsubishi (13) Corvette (12) Fit (12) Fox (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) City (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Onix (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Retrospectiva 2018 (11) Uno (11) up! (11) 3008 (10) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Chery (10) Jaguar (10) Mustang (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro Premium (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Carro do Ano 2020 (9) March (9) Prêmios Suplementares (9) Retrospectiva 2017 (9) Retrospectiva 2019 (9) Seat (9) i30 (9) 208 (8) 500 (8) Alfa Romeo (8) C3 (8) CR-V (8) Carro do Ano 2016 (8) Cerato (8) Dodge (8) Duster (8) Jetta (8) McLaren (8) Porsche (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Sportage (8) Versa (8) A3 (7) Accord (7) Classe A (7) Corsa (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Voyage (7) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Campeões de Audiência (6) Carro do Ano 2017 (6) Equinox (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) RAV4 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Série 3 (6) Toro (6) Tracker (6) 2008 (5) 408 (5) 508 (5) A5 (5) Camaro (5) Captur (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Edge (5) Eles são 10! (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HB20S (5) HR-V (5) Hilux (5) Kadett (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 911 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Classe C (4) Compass (4) DS4 (4) Elantra (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLA (4) GLE (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Opala (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) T-Roc (4) Tiguan (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camry (3) Carro Verde do Ano (3) Celta (3) Chevette (3) Classe ML (3) Clio (3) Continental GT (3) Creta (3) Cronos (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Leaf (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Cross (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tucson (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Veloster (3) Virtus (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 5008 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Cactus (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Superpremium do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe S (2) Classic (2) Corcel (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elba (2) Escape (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) Kuga (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leon (2) Linea (2) Logus (2) Maverick (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Motor do Ano 2020 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Senna (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vale a Pena? (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 145 (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Capri (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Premium 2020 (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carro Superpremium do Ano 2020 (1) Carro do Ano 2019 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) I-Pace (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) LF320 (1) LF620 (1) Landtrek (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Xantia (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)