Duas novidades no mercado de sedãs compactos em 2019 foram a segunda geração do Hyundai HB20S e o Chevrolet Onix Plus, sucessor do Prisma. Ambos trazem um motor 1.0 turbo de três cilindros, sendo que o do Onix é de série, mas não tem injeção direta. O HB20S também tem um 1.0 aspirado e um 1.6.

Os dois enfrentam no mercado o Volkswagen Virtus, também com opção de motor 1.0 turbo triclilíndrico, chamado pela marca de 200 TSI, além do Fiat Cronos, Ford Ka, Renault Logan e Toyota Yaris. O Honda City e o Nissan Versa também correm por fora, mas estes estão prestes a serem substituídos por uma nova geração. Nenhum deles usa motor turbinado, sendo três 1.5 (Ka, que também usa motor 1.0, Yaris e City), dois 1.6 (Logan e Versa, também disponíveis com 1.0) e o Cronos 1.8 (também com 1.3).

Para desafiar os dois novos modelos, comparei-os com o Virtus e o vencedor de uma prévia entre Cronos 1.8, Ka 1.5, Logan 1.5 e Yaris. O classificado foi o modelo da Fiat, com câmbio automático, que superou o Toyota por dois pontos, se destacando no motor, na frenagem, porta-malas, acabamento, assistência e espaço interno, ficando em último no preço e no ruído.

Agora é a vez do Fiat Cronos Precision enfrentar o trio turbinado, sempre considerando as versões mais completas (HB20S Diamond Plus, Onix Plus Premier e Virtus Highline), com base nos números de teste da revista Quatro Rodas (exceto no espaço interno, fornecido pela Carro).

Tabela de pontos da prévia do comparativo



Estilo

Dos quatro sedãs aqui comparados, três adotaram uma caída de teto mais suave, como um cupê de quatro portas. O que mais se destaca e parece mais original é o HB20S, que tem traseira curta, de lanternas horizontais mais alinhadas com a tampa do porta-malas, janelas com base mais ascendente, frente com grade concentrada no para-choque e faróis mais pontiagudos. Em segundo lugar, empataram Virtus e Onix Plus. Apesar de atraente, o Fiat Cronos tem o estilo mais simples, com mais aparência de sedã de três volumes.





Acabamento

Os quatro pecam pela ausência de materiais emborrachados no painel e nas portas. Todos têm acabamento de plástico duro. O que melhor alivia a pobreza e dá uma aparência de requinte é o Cronos, com suas texturas. Também com plásticos texturizados, só que mais simples, o Onix Plus aparece em segundo lugar. Virtus e HB20S empatam em terceiro lugar pela qualidade mais inferior dos revestimentos.




Espaço interno

Aqui, foram adotadas, como critério, as medidas de espaço interno da revista Carro. Quem oferece mais folga para os joelhos é o Cronos, com 30 centímetros. Atrás, empatados, vêm o Onix Plus e o Virtus, mas o Volkswagen leva vantagem por ter mais distância para a cabeça (91 contra 90 cm). Na lanterninha aparece o HB20S, com apenas 19 cm para os joelhos.




Porta-malas

O modelo da Fiat mais uma vez se destaca com 525 litros de capacidade. Com quatro litros a menos aparece o Virtus (521 litros). O HB20S fica em terceiro, com 475 litros e o Onix Plus fica com a lanterna com apenas 469 litros.




Motor e Câmbio

No papel, contra três motores tricilíndricos de um litro turbinados, o E.TorQ quatro cilindros 1.8 do Cronos leva vantagem na potência. São 139 cavalos com álcool (e 135 cv com gasolina). Entre os 1.0, o mais potente é o 200TSI do Virtus, com 128 e 115 cv. Depois vem TGDI do HB20S, com 120 cv, com qualquer combustível. Sem injeção direta de combustível, o motor turbo do Onix Plus é o menos potente, com 116 cv, também sem variação de potência. Os quatro modelos usam câmbio automático de seis marchas e, portanto, foi declarado empate geral.




Desempenho

Já na prática da pista (da Quatro Rodas), quem se destaca (e surpreende) é o terceiro mais potente: o HB20S acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 6,6 segundos, um décimo mais rápido que a retomada (6,7 segundos) do segundo melhor desempenho, o Onix Plus (lanterna na potência), que acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos. O Virtus, 1.0 mais potente, acabou ficando em terceiro lugar com aceleração em 11 segundos e retomada em 7,6 segundos. O mais potente também é o mais pesado (1.271 kg) e, por isso, acabou ficando para trás. O Cronos acelera em 12,2 segundos e retoma em 8,9 segundos.


Consumo

O HB20S volta a ser superior no consumo, percorrendo 13,6 km/litro na cidade e 17,6 km/l na estrada, com soma de 31,2 km/l. Aliás, a classificação do consumo é a mesma do desempenho: o Onix Plus vem em segundo, com 29,2 km/l (12,8 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada), o Virtus em terceiro (12,1 e 16,7 km/l, soma de 28,8 km/l) e o Cronos mais uma vez em quarto, com 26,3 km/l (12,3 e 14 km/l).




Frenagem

O Hyundai venceu mais uma vez, parando a 80 km/h em 23,8 metros. Ele também freou melhor a 120 km/h em 52,3 metros. Desta vez, o modelo da Fiat ficou em segundo, empatado a mesma velocidade com o Volks em 25,1 m, mas parando em menos espaço a 120 km/h (55,8 contra 57,8 m). O Chevrolet ficou em quarto com 25,9 metros a 80 km/h e 58,1 m a 120 km/h.




Ruído

O Virtus é o mais silencioso a 80 km/h, com 62,1 decibéis. Onix Plus e HB20S empataram tecnicamente em segundo lugar, com ligeira vantagem do Chevrolet por 63,4 a 63,8 decibéis a mesma velocidade. Eles também foram praticamente iguais a 120 km/h, desta vez, com o Hyundai sendo décimos mais silencioso (67,1 contra 67,5 decibéis). O Fiat Cronos mais uma vez ficou para trás, com 64,8 decibéis a 80 km/h.




Preço, Equipamentos de Série e Assistência

Considerando sempre as versões mais caras e com todos os opcionais, mas sem pintura extra, o Onix Plus Premier é o mais barato dos quatro participantes deste comparativo. Custa R$ 77.150. Sem opcionais, seu preço é de R$ 74.090. Ele é seguido pelo HB20S Diamond Plus 1.0 TGDI, vendido por R$ 81.290. Em terceiro aparece o Fiat Cronos Precision 1.8 completo, por R$ 86.440. Já ele básico custa menos que o Onix Plus: R$ 75.490. O Virtus Highline 200 TSI básico (R$ 84.290) custa menos que o Cronos completo, mas se colocados quase todos os opcionais (o couro não combina com o sistema de som Beats e a rede no porta-malas no configurador), o preço dispara para R$ 91.685. Por enquanto, ainda não houve aumento até o fechamento do texto. 

O Onix Plus não é só o mais barato como também é um dos mais recheados de equipamentos de tecnologia e segurança. Mesmo com ar condicionado digital, alerta de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro e estacionamento automático sendo opcionais, ele ainda é o mais barato. E os seis airbags, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, sistema multimídia com Apple e Android, roteador de internet Wifi, carregador de celular sem fio e entrada e partida sem chave são de série na versão Premier. 

Empatado com ele vem o HB20S Diamond Plus, com quadro de instrumentos parcialmente digital, airbags laterais, sistema de alerta e frenagem autônomos e aviso de mudança de faixa, estes dois últimos ausentes no Onix.

Cronos e Virtus ficaram com as duas piores colocações em equipamentos. Além de caros são pouco equipados e cobram como opcionais os equipamentos que lhe dariam igualdade com Chevrolet e Hyundai. O Fiat pede mais por entrada e partida sem chave, retrovisores com rebatimento elétrico, ar condicionado digital, sensor de chuva e faróis, retrovisor interno eletrocrômico, bancos em couro, câmera de ré e airbags laterais. No Volks rodas de 17 polegadas, bancos em couro, sensor de estacionamento dianteiro, sistema multimídia com navegador, comando de voz, câmera de ré, detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, quadro de instrumentos eletrônico, sensores de chuva e faróis, uma lista melhor que a do Cronos, são opcionais. 

Na assistência, sempre considerando o número de concessionárias, agora Chevrolet e Fiat lideram com 600 postos. A Volkswagen, que, por muito tempo, teve a maior rede, agora aparece em terceiro com 540. Apesar de estar em crescimento, o número de revendas da Hyundai ainda é pequeno e tem somente 211 postos. 



 Conclusão 

Apesar de ficar em último apenas no preço e, por outro lado, ganhando somente o posto de mais silencioso, o Volkswagen Virtus ficou em quarto lugar na soma de pontos deste equilibrado comparativo, ficando só cinco pontos atrás do vencedor. Se ficou em segundo lugar no motor, porta-malas, estilo e espaço interno, os terceiros lugares em desempenho, consumo, frenagem, acabamento, assistência e equipamentos pesaram na colocação do ex-favorito, vencedor de um confronto em 2018

Com um ponto a mais ficou o Fiat Cronos que, ao lado do Hyundai HB20S, foi um dos que venceram mais itens (motor, porta-malas, acabamento, assistência - empatado com a Chevrolet - e espaço interno), mas também obteve mais últimos lugares: desempenho, consumo, ruído, estilo e equipamentos. 

Ficando em primeiro lugar no preço, assistência (empatado com a Fiat) e equipamentos (empatado com o Hyundai HB20S), o Chevrolet Onix Plus é o vice-campeão do comparativo. Também se saiu bem no desempenho, no consumo, ruído, estilo e acabamento, mas os últimos lugares no motor, na frenagem e no porta-malas acabaram lhe custando o título. 

O campeão do comparativo de sedãs compactos de 2019 é o Hyundai HB20S, que não deixou de surpreender. Se destacou em três provas de pista da revista Quatro Rodas: desempenho, consumo e frenagem, além do estilo. Também tem o segundo melhor custo-benefício, sendo um dos mais equipados, junto com o Onix Plus. Mas o espaço interno e a pequena rede de concessionárias da Hyundai fizeram a vitória do HB20S ser bem apertada, superando o modelo da Chevrolet por apenas dois pontos. 


1º Hyundai HB20S Diamond Plus 1.0 Turbo-GDi



2º Chevrolet Onix Plus Premier 1.0 Turbo 



3º Fiat Cronos Precision 1.8 E.TorQ




4º Volkswagen Virtus Highline 200TSI 



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


Com este comparativo eu encerro a temporada 2019 do Guscar. O blog vai tirar alguns dias de férias e volta no início de fevereiro (ou um pouco antes). Um feliz Natal e um próspero 2020 para os nossos leitores! Até breve!