O Chevrolet Prisma, o sedã do carro mais vendido do país, chega à terceira geração mudando de nome. Agora é Onix Plus (a antiga geração, ainda à venda, agora se chama Joy Plus). E de tamanho também. Seu comprimento passou de 4,28 para 4,47m e a largura de 1,71 para 1,73m. A distância entre-eixos de 2,53 para 2,60m. Praticamente assumiu o porte do Cobalt, que deve ficar restrito aos taxistas, se estes não migrarem para o Onix Plus: 4,48m, 1,74m e 2,62m.


Estilo
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Com nova plataforma voltada para países emergentes, o estilo do novo Onix Plus assume linhas arredondadas, com grade ampla e assimetricamente dividida pelo friso horizontal cromado (onde fica o emblema da marca), lateral de caída suave, janelas ampliadas com o terceiro vidro e traseira com lanternas horizontais, de iluminação de aparência tridimensional. Lembra muito o Cruze, principalmente pelo plástico preto no final do desenho da janela lateral traseira. Um retrocesso é o repetidor dos piscas indicadores de direção, que ficam no para-lama e não nos retrovisores. Apesar disso, o Prisma, ou melhor, o Onix Plus ficou tão atraente quanto o sedã médio.




Acabamento
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O painel assumiu o formato de tela multimídia destacada e o quadro de instrumentos passa a ser analógico, embora haja um repetidor digital do velocímetro no pequeno display ao centro (disponível a partir da segunda versão). Mas o Onix Plus peca ao usar plástico duro no revestimento, mesmo com textura nos plásticos do painel e portas.  Material macio só no braço das portas. Os bancos dianteiros agora são inteiriços, com encosto elevado para incorporar o apoio de cabeça.


Interior da versão Premier



Interior da versão LTZ

Espaço Interno
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Muito bom para as pernas e para a cabeça. Porém, na distância para os joelhos medida pela revista Carro (28 cm), perde para o Cronos (30 cm), que tem distância entre-eixos bem menor (2,52m) e tem o mesmo nível do Volkswagen Virtus, de entre-eixos maior (2,65m). Para a cabeça (90 cm), só perde para o Virtus (91 cm).




Porta-malas
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À primeira vista, 469 litros de capacidade estão de bom tamanho. Mas o Onix Plus vai ficando para trás à medida que é comparado, a começar, com os próprios antecessores: Cobalt (563) e Prisma (500) e com os concorrentes Cronos (525), Virtus (521), Renault Logan (510), o novo Hyundai HB20S (475) e Toyota Yaris (473). Só supera os 445 litros do Ford Ka. Não deveria ter perdido volume ou, pelo menos, mantido os 500 litros do Prisma. Ainda tem a haste "pescoço de ganso" para atrapalhar. O amplo espaço para os passageiros cobrou o seu preço. Pelo menos o acesso é bom.




Motor
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O Onix Plus estreia o novo motor tricilíndrico 1.0 turbo, mas sem injeção direta. Por isso, a sua potência é de apenas 116 cavalos, independente do combustível, e fica atrás do Hyundai HB20S (120 cv, também com qualquer combustível) e do Virtus 128 cv com álcool. No entanto, o Volkswagen abastecido com gasolina entrega 115 cv. 

São dois concorrentes com motor 1.0 turbo. como o Chevrolet. Se formos comparar com outro tipo de motorização, o Onix Plus só supera o Toyota Yaris (1.5 16v - 105 e 110 cv). Ele fica atrás do Fiat Cronos (1.8 16v - 135/139 cv), do Ford Ka Sedan (1.5 de três cilindros 12v - 128/136 cv) e parcialmente do Renault Logan (1.6 16v - 115/118 cv). Assim, a potência do novo Onix Plus é mediana.

O 1.0 turbo é a única opção do sedã, mas o hatch terá também o 1.0 de três cilindros aspirado. 




Câmbio
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Tem, como opcional, câmbio automático de seis marchas, como a maioria dos seus concorrentes (só Toyota Yaris e Renault Logan têm CVT), mas peca por não ter borboletas no volante. As versões básica (sem o automático), LT e LTZ têm de série o câmbio manual, também de seis marchas. 




Desempenho
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Mesmo com a falta de injeção direta e uma das potências mais baixas do mercado, o Onix Plus surpreende no desempenho, muito bom. Segundo a revista Quatro Rodas, acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 6,7 segundos. A aceleração só fica atrás do Hyundai HB20S (9,6 segundos). Já na retomada (6,6 segundos) só perde por um décimo.


Consumo
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Com 12,8 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada, soma de 29,2 km/l, o Onix Plus só gasta mais combustível que o HB20S (13,6 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada). Os números também são da revista Quatro Rodas.


Frenagem
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O Onix Plus conquistou cinco estrelas no teste da Latin NCAP, tanto para adulto quanto para crianças, tanto frontal quanto lateral. Mas na frenagem de 25,9 metros, a 80 km/h, pela Quatro Rodas, ficou em posição mediana.


Nível de ruído
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O nível de ruído de 63,4 decibéis a 80 km/h (pela Quatro Rodas) também ficou em posição mediana.




Preço 
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O Onix Plus começa a ser vendido em quatro versões de equipamentos, todas com motor 1.0 Turbo: Básica (R$ 58.790, somente com câmbio manual), LT (R$ 61.190 com câmbio manual e R$ 66.490 com automático), LTZ (R$ 65.790 com manual e R$ 70.990 com automático) e Premier (R$ 74.090 e R$ 77.150, com opcionais), que só tem câmbio automático e cujos preços já sofreram reajuste. 

Concorrentes 


  • Fiat Cronos, de R$ 58.990 (1.3 Flex) a R$ 86.490 (HGT 1.8 automático)
  • Ford Ka, de R$ 50.480 (SE 1.0) a R$ 73.290 (Titanium 1.5 automático)
  • Hyundai HB20S, de R$ 55.390 (Vision 1.0) a R$ 81.290 (Diamond Plus 1.0 turbo automático) 
  • Renault Logan, de R$ 49.390 (Life 1.0) a R$ 69.090 (Iconic 1.6 CVT)
  • Toyota Yaris, de R$ 68.490 (XL Live 1.5) a R$ 85.990 (XLS Connect 1.5 automático)
  • Volkswagen Virtus - De R$ 65.450 (MSI 1.6) a R$ 91.645 (Highline 1.0 TSI automático)




Equipamentos 
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De série, o Onix Plus básico, chamado apenas de Turbo, traz seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), aviso sonoro do cinto de segurança, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, lanterna de neblina, luzes laterais indicadoras de direção, regulagem de altura dos faróis, Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis, freios com ABS e EBD, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, banco traseiro bipartido e rebatível, ar-condicionado, chave tipo canivete dobrável, console central com descansa-braço, direção elétrica progressiva, luz de cortesia dianteira e traseira, sistema de luz “siga-me” dos faróis, para-sois com espelho, tomada de força 12V no console central, travas elétricas das portas, porta-malas e tampa de combustível, vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema “um toque”, anti esmagamento e fechamento e abertura automáticas pela chave, rodas de aço de 15 polegadas com calotas integrais, bancos em tecido, maçanetas externas e internas na cor preta, computador de bordo, comandos do rádio e telefone no volante, sistema de som com rádio AM/FM, MP3 player, conexão Bluetooth e dupla entrada USB, conjunto de quatro alto-falantes e entrada USB dupla para o banco traseiro. Esta versão não tem opcionais. 

O LT adiciona alarme antifurto, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, adesivo de coluna na cor preta, retrovisores externos na cor da carroceria, maçanetas das portas na cor da carroceria, grade frontal com detalhe cromado, rodas de liga-leve de 15 polegadas, tela TFT de 3,5 polegadas com velocímetro digital, sistema multimídia MyLink 3 com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, conexão Bluetooth para até dois celulares simultaneamente e rádio AM/FM, conjunto de seis alto-falantes, conexão WiFi e sistema OnStar com serviços de segurança e concierge. Com o câmbio automático, o comprador também leva volante esportivo com revestimento premium, console central com descansa-braço e piloto automático.



O LTZ acrescenta faróis com acendimento automático, câmera de ré, carregador wireless para smartphones no console central do painel, partida do motor por botão start/stop, sistema Easy Entry de abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida remota do motor pela chave. O pacote de equipamentos com o câmbio automático é o mesmo da versão LT. 





O Premier quase completa com faróis dianteiros do tipo projetor, luzes de condução diurna em LED, piloto automático, luz de cortesia no porta-luvas, luz de cortesia dianteira e luz individuais de leitura para motorista e passageiro, porta-revista na parte traseira do encosto do passageiro dianteiro, para-sois com espelho com cobertura, friso cromado no contorno inferior do vidro das portas, lanternas em LED, maçanetas internas cromadas, rodas de liga-leve de 16 polegadas, volante esportivo com revestimento premium e indicador de nível de vida do óleo no painel.



O pacote de opcionais da versão top vem com alerta de ponto cego, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e sistema automático de recirculação, bancos com revestimento premium e sistema de estacionamento automático Easy Park. O revestimento interno pode ser preto e cinza ou preto e caramelo. 



É uma lista de equipamentos completa, com equipamentos incomuns para a sua categoria, como o sistema de estacionamento automático. Destaque, também, para os seis airbags, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em aclive já desde a versão básica e conexão wifi desde a segunda versão. Porém, o ar condicionado digital já poderia vir de série desde a versão LT ou LTZ. 





Conclusão
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O novo Onix Plus encanta pelo estilo, espaço interno, desempenho, consumo e custo-benefício, mas está enfrentando um desafio que pode manchar a sua imagem: o registro de dois incêndios, um em setembro, no pátio da fábrica em Gravataí (RS), antes de ser vendido, e outro, agora em novembro, na estrada que liga o Maranhão à Teresina, no Piauí, já de posse de um proprietário, que não se feriu.

 A General Motors chegou a suspender as novas entregas por tempo indeterminado, mas já retomou, e convocou um recall de 19.050 unidades (chassis LG100091 a LG139164 produzidos entre 29 de abril de 2019 a 6 de novembro de 2019) para ajustar a calibração do módulo de controle do motor, que pode gerar um aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão. A convocação pode melhorar a sua imagem e manter o sedã e hatch como o carro mais vendido do país.

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO (ESPAÇO INTERNO)