segunda-feira, 25 de junho de 2018

LANÇAMENTO - VOLKSWAGEN TIGUAN ALLSPACE


A Volkswagen, que só tinha no Brasil o Tiguan de primeira geração e o Touareg, de segunda, pretende lançar quatro novos utilitários por aqui até 2020: o compacto T-Cross, o médio-grande Tarek e o grande Atlas. E o quarto?

O quarto já está nas concessionárias: é a segunda geração do médio Tiguan, que era compacto e agora cresceu de tamanho, passando de 4,42 para 4,71 metros no comprimento, de 1,81 para 1,86m na largura e de 2,60 para 2,79m na distância entre-eixos. Só a altura que baixou de 1,70 para 1,66m. Ele ganhou linhas mais retas, muitos vincos e cantos mais vivos. A parte frontal, que mistura faróis e a grade de aletas perfuradas, é tão reta quanto o resto da carroceria. A traseira tem lanternas retangulares diagonais, com lentes em LED realçando um bumerangue quando acesas. No interior, o painel tem revestimento com toque macio, mas notei algumas folgas na montagem.


A nova geração do agora utilitário médio da Volkswagen está chegando ao nosso país, importada do México, na versão longa da plataforma modular MQB, pela primeira vez usada em utilitários (já está presente no Golf), chamada Allspace. Na Europa, ainda há uma versão compacta, de 4,49m de comprimento e 2,68m de entre-eixos, da qual o Guscar chegou falar na época do seu lançamento em 2015.

A carroceria Allspace permite a adoção de sete lugares, que reduzem a capacidade do porta-malas de 686 para 216 litros, mas oferece um bom espaço interno para as pernas, inclusive para quem vai na terceira fileira. No entanto, os dois lugares extras só estão disponíveis a partir da versão intermediária Comfortline 250 TSI, que, dando continuidade ao novo padrão de batismo pelo torque em Newton-Metro, estreado no Polo, usa um motor 1.4 TSI Flex, turbo e injeção direta, de 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm. Nesta configuração só com cinco lugares o porta-malas tem capacidade para 710 litros, pois a ausência da estrutura da terceira fileira, mesmo rebatida, melhora o volume.


A versão básica tem o mesmo motor, mas atende simplesmente pelo nome de 250 TSI. Mesmo assim já traz de série câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e seis marchas, seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix com top tether, faróis de neblina com cornering light, detector de fadiga, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiro, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, freio de estacionamento eletrônico com Auto hold, volante multifuncional com paddle shifts, sistema multimídia Discover Media com tela de oito polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e navegador GPS; ar-condicionado digital Climatic de três zonas, racks de teto, rodas aro 17, entre outros. Custa R$ 124.990. O único opcional é o teto solar elétrico, por 4 mil.


Além dos dois bancos extras na parte traseira, o Tiguan Comfortline 250 TSI adiciona faróis em LED com luzes diurnas também em LED, detalhes cromados, rodas aro 18, bancos em couro, assentos dianteiros aquecíveis, banco do motorista e retrovisores externos com ajustes elétricos e três memorias de posição, quadro de instrumentos com tela central colorida, mesas dobráveis traseiras tipo avião com porta-copos, câmera de ré e iluminação na região dos pés dos ocupantes da frente. Custa R$ 149.990 e também tem o teto solar como único opcional pelo mesmo preço.


A versão top do Tiguan AllSpace é a R-Line 350 TSI, com motor 2.0 turbo e injeção direta, com 220 cavalos de potência e torque de 35,7 kgfm, movido apenas a gasolina, o mesmo usado pelo Golf GTI. O câmbio DSG sobe para sete marchas e a tração passa a ser integral 4Motion. 

Só a R-Line tem para-choques de desenho diferenciado, grade frontal em preto brilhante, entradas de ar maiores, rodas aro 19, faróis com assistente dinâmico, volante em couro perfurado com base achatada e logotipo R-Line, bancos em couro Vienna com o nome da versão nos encostos, soleiras e pedaleiras em aço inoxidável, iluminação nas laterais de porta, quadro de instrumentos virtual Active Info Display de 12,3 polegadas, chave presencial, tampa do porta-malas com acionamento eletrônico, Park Assist 3.0, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática pós-colisão, bloqueio eletrônico do diferencial, proteção proativa dos ocupantes, seletor de perfil de condução, monitoramento frontal com frenagem de emergência, entre outros. Custa R$ 179.900, mesmo preço do Honda CR-V, mas é mais caro que o Peugeot 5008 (R$ 168.490 a R$ 173.990) e o Chevrolet Equinox (R$ 137.490 a R$ 155.990).


Nas duas versões menos equipadas, é mais barato que o Honda e os Peugeot 5008 e 3008 (R$ 154.490 a R$ 159.990), mas a versão LT do Equinox é mais barata que a Comfortline. 

Segundo a revista Carro, a versão Comfortline 250 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,54 segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 7,11 segundos. O consumo de 7 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com álcool, é alto. A frenagem e o ruído a 80 km/h é de, respectivamente, 22,36 metros (muito boa!) e 59,1 decibéis. Perde em desempenho e consumo para o Peugeot 3008 e o Honda CR-V, mas ganha em frenagem e ruído dos dois modelos.


Já a versão R-Line 350 TSI chega aos 100 km/h em 6,8 segundos e passa dos 80 aos 120 km/h em cinco segundos. Números ótimos. O consumo de 8 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, porém, embora melhor que a versão 1.4 e o Chevrolet Equinox, é alto. A frenagem é centímetros mais distante que o 1.4, com 22,7 metros, mas ainda melhor que os concorrentes. O ruído de 59,9 decibéis está no mesmo patamar dos rivais, com exceção do 3008, a quem supera. 


Acessível e com bons equipamentos na versão Comfortline 1.4 (250) TSI, mas melhor equipado e andando mais na versão R-Line 2.0 (350) TSI, o Tiguan Allspace, apesar do consumo alto, mostra que evoluiu em relação à geração anterior. Assim, a Volkswagen está bem servida de utilitários esportivos, a categoria da moda. E vai ficar muito mais quando chegarem os futuros novos modelos.


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO



Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (201) História (122) Volkswagen (121) Chevrolet (118) Ford (103) Fiat (86) Lançamento Internacional (83) Carro do Ano (82) Comparativos (80) Retrospectiva (62) Em Breve no Brasil (60) Honda (51) Toyota (48) Renault (47) Hyundai (45) Sonhos de Consumo (44) Citroën (43) Peugeot (43) Nissan (42) Especial (38) Audi (37) Baba Brasil (34) Mercedes (32) Kia (30) BMW (28) História em Fotos (22) História em Miniatura (22) Lembra de mim? (22) No Mercado (22) Cruze (20) Motor do Ano (19) Gol (18) Volvo (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Opel (17) Corolla (16) Editorial (16) Focus (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Ecosport (14) Jeep (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Fit (11) Fox (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) up! (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 3008 (9) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Chery (9) Jaguar (9) March (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) i30 (9) 500 (8) C3 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) City (8) Duster (8) Mustang (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Alfa Romeo (7) CR-V (7) Cerato (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) McLaren (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Sportage (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Jetta (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 408 (5) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Campeões de Audiência (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) RAV4 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 508 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Captur (4) Classe A (4) Classe C (4) Clube dos Quinze (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Equinox (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) 911 (3) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Chevette (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Kadett (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Roc (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tiguan (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Compass (2) Corcel (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Retrospectiva 2018 (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Tucson (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veloster (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 5008 (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Logus (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Senna (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)