terça-feira, 29 de maio de 2018

COMPARATIVO - CITROËN JUMPY x MERCEDES-BENZ VITO


Os utilitários comerciais, ou melhor, as vans comerciais são marginalizadas no Brasil há muitos anos. A de maior sucesso foi produzida com a mesma carroceria e dois face-lifts durante 56 anos: a Kombi. Até houve muitos modelos, mas numa mesma época foram poucas opções e demora na atualização.

Entretanto, desde 2015 temos visto algumas novidades. Uma delas é a Mercedes-Benz Vito, menor que a Sprinter, esta um sucesso de vendas desde a reabertura das importações na década de 1990. Ambas são fabricadas na Argentina. No ano passado chegou a dupla Peugeot Expert e Citroën Jumpy, também menores que a Boxer e Jumper, respectivamente.

O Guscar compara agora duas destas três vans  (ou furgões) médias para carga, que podem ser dirigidas por quem tem a carteira de habilitação comum, de categoria B: a Vito e a Jumpy, movidas a diesel (apesar do atual momento do país não ser propício para este combustível). A Peugeot Expert é exatamente a mesma Jumpy, com o mesmo motor, preço e oferta de equipamentos, mudando apenas a grade e os faróis, característicos da marca do leão. E a superioridade da van francesa fabricada no Uruguai foi absurda, conforme veremos no confronto.



Estilo e Acabamento

À primeira vista são dois furgões de estilo semelhante e moderno. Mas ao nos depararmos melhor com cada uma, percebemos um desenho mais atualizado na Citroën Jumpy, com uma frente com detalhes cromados que invadem os faróis, dentro do estilo dos últimos carros de passeio da marca francesa. E a plataforma modular EMP2 é a mesma usada em modelos como Citroën C4 Picasso e Peugeot 3008/5008. A Peugeot Expert é ainda mais moderna, com direito aos faróis rasgados. Na Vito o desenho é trivial e mais rústico, com a moldura da grade e respectivas aletas pintadas em preto fosco. Só a versão para passageiros, chamada Tourer, tem a moldura na cor do carro e ainda assim só na versão Luxo. Até na idade, a franco-uruguaia leva vantagem: foi lançada no ano passado (2017) enquanto a alemã data de 2014.

Apesar do desenho próprio, as duas se equivalem no interior com plástico duro no painel, mas a Vito leva ligeira vantagem por aparentar mais cuidado no acabamento das portas e uma aparência melhor de requinte.

1x1


Espaço interno para motorista, caronas e carga

No espaço interno para os ocupantes das vans, a Mercedes Vito leva a sua última vantagem, ainda que pequena, baseada na largura (1,928 metros contra 1,92m, sem os espelhos retrovisores). Já para as bagagens a vantagem é toda da Jumpy, que tem 6,6 m³ de área, graças ao Moduwork, levantamento do assento do banco do carona vendido como opcional. Sem o recurso são 6,1 m³, ainda superior. A área de carga ainda tem 2,86m de comprimento (4,02m com o banco levantado) e a capacidade de carga é de 1.519 kg. No Vito estas medidas estão em 6 m³, 2,83m e 1.225 kg.

Jumpy 4x2




Motor, Câmbio, Desempenho e Consumo

Jumpy e Vito têm motor e transmissão semelhantes: um 1.6 turbodiesel com intercooler, câmbio manual de seis marchas e tração dianteira. A Citroën tem apenas um cavalo a mais na potência, 115 contra 114, mas o torque é 2,5 kgfm mais forte que a rival argentina, digo, alemã: 30 contra 27,5 kgfm. A diferença pode ser pouca, mas começa aqui a avassaladora vitória da Jumpy sobre a Vito.

Segundo a revista Carro, a Jumpy acelera de 0 a 100 km/h em 13,09 segundos e tem retomada entre 80 e 120 km/h em 10,15 segundos, enquanto a Vito cumpre o percurso em 15,10 segundos e 12,24, respectivamente.

No consumo, medido pela mesma publicação, a Citroën fez média de 16,2 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada, totalizando 33,8 km/l na soma dos percursos. Na Mercedes a combinação ficou em 25,9 (10,7 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada).

Jumpy 7x2

Frenagem e Ruído

A Jumpy continua a sua superioridade na frenagem e no ruído, ambos a 80 km/h e ainda pela Carro, que obteve, respectivamente 28,10 metros e 63,5 decibéis. Na Vito os resultados ficaram em 29,77 metros e 67,8 decibéis.

Jumpy 9x2



Preço, Equipamentos e Assistência

A Mercedes não informa o preço da Vito em seu site. Já entrei em contato com uma concessionária e não obtive informação. Quando foi lançada, em 2015, foi divulgado que a versão com ar condicionado custava R$ 109.990. Passaram-se três anos, houve inflação, mas não consegui apurar o preço atualizado. A FIPE cota o modelo 0 km aparece cotado a R$ 110.237.

Atualizado ou não, a Vito sempre foi mais cara que a Jumpy, que custa R$ 94.290 na versão completa Pack que vem equipada com ar condicionado, airbags frontais, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, direção eletro-hidráulica, piloto automático, detector de fadiga, vidros e travas elétricos, volante regulável em altura e distância, Moduwork, mesa para trabalho, bancos com regulagem de altura, computador de bordo, rádio AM/FM, chave canivete com controle remoto, faróis de neblina, função "um-toque" para os vidros elétricos, travamento seletivo do compartimento de carga, retrovisores elétricos e tomada 12 volts no compartimento de carga.

A Vito tem metade desses itens, apenas rádio com conexão Bluetooth e entrada USB, controles de tração e estabilidade, vidros elétricos, assistentes de monitoramento de cansaço, de partida em rampa e de vento lateral e direção elétrica. 

E no número de concessionárias, a Mercedes também sai perdendo: 136 contra 165. 


Conclusão 

Apesar do estilo e mecânica semelhantes, a Citroën Jumpy foi superior a Mercedes Vito. Só não esperava que a diferença entre as vans médias mais recentes do mercado brasileiro fosse tão abissal: 12x2 (a Mercedes só ganhou em espaço para os ocupantes e acabamento). Goleada assim o Guscar não tinha desde 2015, quando o Volkswagen Up! TSI venceu o Fiat Uno por 9x2

Placar Final: Citroën Jumpy Furgão Pack 12x2 Mercedes-Benz Vito Van 111 CDI



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO







Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (201) Volkswagen (121) História (119) Chevrolet (117) Ford (103) Fiat (86) Carro do Ano (82) Lançamento Internacional (82) Comparativos (79) Retrospectiva (62) Em Breve no Brasil (60) Honda (50) Toyota (48) Renault (47) Hyundai (44) Peugeot (43) Sonhos de Consumo (43) Citroën (42) Nissan (42) Especial (38) Audi (37) Baba Brasil (33) Mercedes (32) Kia (30) BMW (25) História em Miniatura (22) No Mercado (22) História em Fotos (21) Lembra de mim? (21) Cruze (20) Motor do Ano (19) Gol (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Opel (17) Corolla (16) Editorial (16) Focus (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Volvo (16) Analisando (15) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Ecosport (14) Jeep (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Fox (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) up! (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fit (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 3008 (9) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Chery (9) Jaguar (9) March (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) 500 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) City (8) Duster (8) Mustang (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Alfa Romeo (7) C3 (7) CR-V (7) Cerato (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) McLaren (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Sportage (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Jetta (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 408 (5) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Campeões de Audiência (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) RAV4 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 508 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Captur (4) Classe A (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Equinox (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) 911 (3) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Chevette (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Kadett (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) S60 (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Roc (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tiguan (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Clube dos Quinze (2) Compass (2) Corcel (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Retrospectiva 2018 (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Tucson (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veloster (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) XC40 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 5008 (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Logus (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Senna (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)