sábado, 28 de abril de 2018

LANÇAMENTO - PEUGEOT 5008


Animada com o sucesso do novo 3008 e com o próprio mercado de utilitários esportivos no Brasil, a Peugeot decidiu trazer também o 5008, cuja primeira geração também era um monovolume, como o irmão menor.

Se o antigo 5008, que não foi vendido em nosso país, tinha um estilo diferenciado, o novo crossover está mais para uma versão longa e alta do 3008. E ainda tem sete lugares, como os principais concorrentes Hyundai Santa Fe e Kia Sorento, e acima da Chevrolet Equinox, que tem o mesmo porte, mas apenas cinco.


Peugeot 5008 de primeira geração, inexistente no Brasil, produzido entre 2010 e 2016. Na foto, já com o face-lift de 2014. 


A plataforma EMP2 do 5008 é a mesma do 3008, mas, como é modular, foi alongada. O comprimento passou de 4,45 para 4,64m e a distância entre-eixos de 2,68 para 2,84m. A altura cresceu um pouco, de 1,63 para 1,65m. Só a largura foi mantida em 1,91m.

O estilo repete a frente de faróis rasgados e grade tracejada com cromados. Mas o porte maior torna o perfil do 5008 mais quadradão. A traseira, embora com as mesmas lanternas horizontais com três luzes de LED verticais e centro em preto brilhante, é mais reta por causa do vidro. O arco prateado do teto vai até a base das janelas e não flutua na coluna e o terceiro vidro não é totalmente escuro para dar impressão de aplique preto como no 3008.



O interior com jeito de cabine de avião (atrás, tem até mesinha retrátil), console elevado no lado direito que cerca o motorista, quadro de instrumentos eletrônico configurável acima do volante hexagonal e tela multimídia de 8 polegadas é idêntico ao do utilitário médio. Até o acabamento bem revestido e emborrachado repete o 3008.


Com o alongamento da plataforma, o espaço interno aumentou, tanto para passageiros, quanto para as bagagens: de 520 para 700 litros, com cinco lugares. Também é possível empurrar para a frente os três bancos individuais da segunda fileira, ampliando a capacidade para 780 litros. Ainda foi possível adicionar mais dois lugares, nos quais vão mais confortáveis crianças e adultos baixinhos. Com todos os sete bancos em uso a capacidade do porta-malas cai para 237 litros. 

Mas há três falhas. A primeira é que, em tempos conectados, só há uma entrada USB na frente e uma tomada de 12 volts para cada fileira num carro que se propõe a transportar sete pessoas. Segunda: rebatimento e montagem são manuais. Faltou aquele botão na parede do porta-malas que solta os bancos. Alavanca até tem. Por fim, a tampa do bagageiro não tem sensor para o pé, comando interno e nem controle remoto. Existem na Europa, mas não vieram para o Brasil.


O conjunto mecânico do 5008 é a versão importada do motor 1.6 THP, com turbo e injeção direta: movida a gasolina e com 165 cavalos. A versão "nacional" é flex e rende 173 cv com álcool. É um motor aceitável para o 3008, mas fraco para o 5008, que é mais pesado. O câmbio automático também é de seis marchas, como no irmão menor. Merece um com mais velocidades, como o do Equinox, que tem nove. Também não tem tração integral, como no Chevrolet.

Segundo a revista Carro, o 5008 acelera de 0 a 100 km/h em 10,20, com retomada entre 80 e 120 km/h em 7,26. O consumo é de 9,2 km/litro na cidade e 14,3 km/l na estrada. A frenagem a 80 km/h é feita em 24,20 metros e o ruído a mesma velocidade é de 62,8 decibéis. Mesmo mais leve, anda menos que o Equinox e os modelos sul-coreanos, mas é mais econômico e freia melhor. Já o ruído só é mais silencioso que o do Santa Fe. 


O 5008 está sendo vendido no Brasil em duas versões de equipamento. A Griffe custa R$ 157.490 e, apesar dos deslizes citados há três parágrafos, traz de série os sete lugares, ar condicionado digital de duas zonas, apoio de braço central com interior refrigerado, luzes ambientes em LED, bancos em couro, bancos dianteiros com massagem e ajuste elétrico, teto solar panorâmico, rodas de 19 polegadas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ISOFIX, freio de estacionamento elétrico, câmera de ré com visão 180 graus, sensores de chuva e faróis, sistema multimídia com Android, Apple, mas sem navegador, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), carregador de celulares modernos por indução magnética, acesso sem chave e partida por botão, piloto automático e retrovisores elétricos e rebatíveis. 

A Griffe Pack sobe para R$ 166.490 e adiciona piloto automático adaptativo, monitor e alerta de fadiga para o motorista, frenagem automática de emergência, leitor de placas de sinalização, monitor de pontos cegos e o assistente de manutenção em faixas. 

Se o Peugeot 5008 não agradar os brasileiros pelo estilo mais comportado que o 3008, com certeza, vai agradar pelo espaço interno. 



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO



Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (201) Volkswagen (121) História (119) Chevrolet (117) Ford (103) Fiat (86) Carro do Ano (82) Lançamento Internacional (82) Comparativos (79) Retrospectiva (62) Em Breve no Brasil (60) Honda (50) Toyota (48) Renault (47) Hyundai (44) Peugeot (43) Sonhos de Consumo (43) Citroën (42) Nissan (42) Especial (38) Audi (37) Baba Brasil (33) Mercedes (32) Kia (30) BMW (25) História em Miniatura (22) No Mercado (22) História em Fotos (21) Lembra de mim? (21) Cruze (20) Motor do Ano (19) Gol (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Opel (17) Corolla (16) Editorial (16) Focus (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Volvo (16) Analisando (15) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Ecosport (14) Jeep (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Fox (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) up! (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fit (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 3008 (9) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Chery (9) Jaguar (9) March (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) 500 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) City (8) Duster (8) Mustang (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Alfa Romeo (7) C3 (7) CR-V (7) Cerato (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) McLaren (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Sportage (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Jetta (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 408 (5) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Campeões de Audiência (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) RAV4 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 508 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Captur (4) Classe A (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Equinox (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) 911 (3) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Chevette (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Kadett (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) S60 (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Roc (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tiguan (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Clube dos Quinze (2) Compass (2) Corcel (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Retrospectiva 2018 (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Tucson (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veloster (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) XC40 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 5008 (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Logus (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Senna (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)