Em 2013, fiz uma série especial, chamada "Eles são 10!", contando a história de quatro compactos nacionais (o utilitário esportivo Ford Ecosport, o monovolume Honda Fit, o premium Citroën C3 e o espaçoso Volkswagen Fox) que criaram tendência no mercado brasileiro, cujo lançamento estava completando 10 anos na ocasião.  

Cinco anos depois, poderia batizar a atualização da série de "Eles são 15!", mas ficaria estranho. Então, decidi usar um nome diferente: Clube dos Quinze Anos, pois se eu colocasse apenas quinze, ia sugerir que estaria falando de quinze carros. 


O Ecosport proporcionou o acesso dos brasileiros à valentia, espaço interno e posição de dirigir elevada dos utilitários esportivos. Fez a Fiat Palio Weekend Adventure praticamente ser esquecida. Quem achou o Ford muito bruto e pesado com o estepe vulnerável na tampa traseira, optou pelo Honda Fit, que se destacava, na primeira geração, pelo rebatimento dos assentos do banco traseiro. Por falar em espaço, quem achou os dois muito grandes comprou o Fox, que é um hatch alto e espaçoso, mas não exagerado. Alguns não abriram mão da aventura e da roda sobressalente indiscreta, mas não queriam um carro grande. Escolheram o Crossfox, que virou até música. E quem achou o Fox muito pobre e até masculino demais, adquiriu o Citroën C3, que não foi o primeiro compacto premium, mas foi referência no segmento. Hoje é apenas o compacto premium mais barato do mercado.

Em cinco anos, muita coisa mudou na história destes quatro modelos. O Fox está sendo preparado para o adeus e é vendido apenas em duas versões: Connect e Extreme. O Ecosport ganhou um face-lift da segunda geração, um novo interior e uma nova versão 4x4, a Storm, com grade agressiva, ao estilo da F150 Raptor norte-americana. O Fit ganhou a terceira geração em 2014 e uma versão aventureira chamada WR-V, mas perdeu importância para o utilitário HR-V. Já o C3 perdeu o status de premium para o Volkswagen Polo e passou a ser o mais barato do seu segmento porque a Citroën já o reestilizou na Europa e resiste a trazê-lo para o Brasil. 

Começando pelo Ecosport, atualizarei a história dos quatro compactos nacionais que fazem parte do Clube dos Quinze Anos. Os demais modelos, por enquanto, terão o link do texto dos dez anos.