O Ford Focus foi lançado no Salão de Paris de 1998 para suceder o Escort, que tinha trinta anos de estrada em quatro gerações. A primeira geração do Focus inaugurou o conceito New Edge e era bem ousada, com faróis arredondados, cortados abruptamente, ampla área envidraçada e lanternas verticais na coluna traseira, alinhadas com o vidro. O interior tinha um painel bem arrojado. Tinha versões hatchback de duas e quatro portas, sedã e perua. Posteriormente foram lançadas as superesportivas ST e RS. Nos Estados Unidos ainda teve a SVT.


Chegou ao Brasil no ano 2000, importado da Argentina, somente nas duas primeiras carrocerias, sempre com quatro portas. Em 2004 conheceu a segunda geração, com contornos menos arredondados. A perua passou a ser chamada de SportsWagon. Foram adicionadas à linha as carrocerias conversível (Coupé-Cabriolet, com teto rígido retrátil eletricamente) e monovolume, chamada de C-Max. Nós, brasileiros, só conhecemos a segunda geração em 2008, já com um face-lift frontal adotado em 2007, sob o novo conceito Kinect, mais uma vez somente nas versões hatch de quatro portas e sedã. 

Se o primeiro Focus inspirou o compacto Fiesta, a terceira foi exatamente o contrário. E em 2010 foi lançada para os europeus, nas carrocerias hatchback (agora somente com quatro portas, inclusive nos esportivos ST e RS), sedã e perua. O conversível foi abandonado. Já o C-Max ficou mais independente e ganhou uma versão mais longa chamada Grand C-Max. Mais uma vez, o terceiro Focus demorou para chegar ao nosso país. Levou três anos. Logo no ano seguinte, ganhou um face-lift na Europa que deu a padronizada grade "Aston Martin", última aparência do Focus antes de conhecer a quarta geração, apresentada agora em 2018. A nova frente levou dois anos para chegar ao nosso país, que é sério candidato a não ter o novo estilo. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
FOTOS: DIVULGAÇÃO (FACE-LIFT 2014 DO HATCH: GUSTAVO DO CARMO)


1a Geração (1998-2004)






Versões do Focus vendidas nos Estados Unidos, com as luzes de direção dentro da grade

Face-lift (2001-2004)


Focus ST 170, com motor 2.0 16v de 170 cv


Focus RS, lançado em 2002, tinha motor 2.0 16v de 200 cv, depois 215 cv. 


2a Geração (2004-2010)












 Focus ST 2006 - Motor Volvo 2.5 de 225 cavalos


Focus Coupé-Cabriolet

 
C-Max


Face-lift (2007-2009)






Focus RS - motor Volvo 2.5 de 300 cavalos


Focus Sportbreak X-Road


3a Geração (2010-2018)

 


Focus ST - Com a venda da Volvo para a chinesa Geely, o motor 2.5 deu lugar ao Ecoboost 2.0 de 250 cavalos




Focus Eletric - Versão com motor elétrico voltada para o mercado norte-americano



Ford C-Max




Face-lift (2014-2018)



Fotos do face-lift (exceto painel): Gustavo do Carmo




Além do Ecoboost 2.0 a gasolina, de 250 cv, passou a ser oferecido com motor turbodiesel de 185 cv






C-Max


Grand C-Max

4a Geração (2018)

Focus Vignale


 Focus Active

Focus ST

Focus SportsWagon Titanium