O Volvo XC40 não foi o primeiro utilitário esportivo a se tornar o Carro do Ano Europeu. Esta honra coube ao Peugeot 3008 no ano passado. Mas deu o primeiro título da história de 55 anos da premiação para a marca de luxo sueca, que hoje é controlada pela chinesa Geely. 

O estilo ousado, a robustez, o acabamento e, principalmente, a segurança foram qualidades que conquistaram os 60 jurados de 23 países do continente. A premiação é organizada há anos por um pool de revistas europeias: Auto (Itália), Autocar (Inglaterra), Autopista (Espanha), Autovisie (Holanda), Stern (Alemanha, única não automotiva), L'Automobile (França) e VIBilägare (Suécia). 




Construído sobre a plataforma modular CMA, o XC40 é o primeiro utilitário esportivo compacto da Volvo e vai concorrer com os Audi Q2 e Q3, BMW X1 e X2, Mercedes GLA e o Jaguar E-Pace. Mede 4,43m de comprimento, 1,86m de largura e 2,70m de entre-eixos. Na Europa pode ser equipado com motores a gasolina de quatro cilindros 2.0 turbo de 190 (T4) e 252 cavalos (T5) e um três cilindros 1.5 de 156 cavalos (T3), além dos movidos a diesel 2.0 de 150 (D3) e 190 (D4) cv. Sua base também dará origem ao sucessor do hatch V40 e também uma perua e futuros modelos híbridos e elétricos, como o novíssimo concorrente Jaguar I-Pace. 


O XC40 já está em pré-venda no Brasil e começa a ser entregue no mês que vem, quando chega, de fato, às concessionárias. Para o nosso país virão as versões T4, T5 Momentum, T5 R-Design e a série especial First Edition para as duas últimas. Os motores correspondem aos europeus já citados e a caixa de câmbio será a automática de oito marchas. 

Os primeiros compradores do carro receberão câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular, sistema de alerta de ponto cego com alerta de tráfego, bancos dianteiros com aquecimento, bancos traseiros rebatíveis eletricamente com acionamento pelo porta-malas e sistema de alerta em caso de colisão traseira.

Também estão previstos sistema anti-colisão para carros em sentido oposto, alerta de mudança de faixa, estrutura preparada para proteção contra impactos laterais, controle de cruzeiro adaptativo, faróis de LED (com o martelo de Thor), com tela de 9 ou 12 polegadas sensível ao toque, com espelhamento com smartphone e funções de navegação e concierge (chamado de Volvo On Call). Aqui, o XC40 começa custando a partir de R$ 169.950. 


Voltando à Europa, o XC40 foi o Carro do Ano com 325 pontos. Em segundo, com 242, ficou o Seat Ibiza, modelo que nunca venceu a premiação, assim como sua marca espanhola. O BMW Série 5, outro "virgem" no Car of the Year, ficou em terceiro com 226.  O cupê de quatro portas Kia Stinger, inspirador do novo Cerato, ficou em quarto com 204. 

Citroën C3 Aircross (geração nova do utilitário nascido no Brasil, que deve chegar simplificado para cá), que somou 171 pontos, o novo Audi A8 (169) e o Alfa Romeo Stelvio (163), primeiro SUV da marca esportiva italiana, completam a classificação dos finalistas. Destes, suas marcas já venceram outras edições do Car of The Year, sendo a Citroën com três títulos (1971, 1975 e 1990). Audi (1973 e 1983) e Alfa Romeo (1998 e 2001) venceram duas cada. 

Seat Ibiza - Vice-campeão (242 pontos)
BMW Série 5 - Terceiro colocado (226 pontos)

Kia Stinger - Quarto colocado (204 pontos)

Citroën C3 Aircross - Quinto colocado (171 pontos)
Audi A8 - Sexto colocado (169 pontos)
Alfa Romeo Stelvio - Sétimo colocado (163 pontos)

Fiat (nove títulos), Renault (seis), Ford, Opel e Peugeot (cinco cada) e Volkswagen (quatro) continuam sendo as maiores vencedoras do Car of The Year, mas a marca italiana completa agora dez anos sem vencer. 

Antes do inédito título de 2018, o melhor resultado da Volvo tinha sido o vice do utilitário grandão XC90 em 2016. Em 2013 ficou com o terceiro lugar com o hatch V40 e na mesma posição ficou o sedã 760 no longinquo 1983. Foi quarto lugar no ano passado com o S90 e o V90. Também foi finalista em 2007, com o C30 e em 2011 com o S60/V60.  

XC90 - Vice-campeão em 2016

V40 - Terceiro colocado em 2013

760 - Terceiro colocado em 1983

Com o título europeu, o XC40 se torna favorito na eleição de Carro Premium do Ano da revista Autoesporte. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Todos os campeões:

1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147) / 1973 - Audi 80 (deu origem ao primeiro Passat) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR) / 1985 - Opel Kadett (BR) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I) / 1989 - Fiat Tipo (BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (I) / 1992 - VW Golf III (I) / 1993 - Nissan Micra (duas gerações antes do March) / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto (primeira geração. O nosso é a terceira) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (O Bravo era a versão duas portas do Brava, que foi fabricado aqui. Ambos antecederam o Stilo e o atual Bravo) / 1997 - Renault Scénic (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (I) / 2000 - Toyota Yaris / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I) / 2003 - Renault Mégane II (BR na versão sedã) / 2004 - Fiat Panda / 2005 - Toyota Prius (que chegou somente a partir da terceira geração) / 2006 - Renault Clio II / 2007 - Ford S-Max 2008 - Fiat 500 (I) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo / 2011 - Nissan Leaf (usado no Rio como táxi de forma experimental) / 2012 - Opel Ampera/Chevrolet Volt / 2013 - Volkswagen Golf (BR) / 2014 - Peugeot 308 / 2015 - Volkswagen Passat (I) / 2016 - Opel Astra / 2017 - Peugeot 3008 (I) / 2018 - Volvo XC40 (I) 

I - Importado para o Brasil
BR - Fabricado no Brasil