sábado, 24 de março de 2018

BABA, BRASIL! - PEUGEOT 508


Na última semana, a Peugeot apresentou no Brasil o SUV 5008, montado sobre a plataforma modular EMP2. Na Europa, o novo produto da marca do leão, lançado no último Salão de Genebra, é o também reestilizado sedã 508, que usa exatamente a mesma base. 

Se o 5008 deixou de ser um monovolume (a primeira geração nunca chegou aqui) para se transformar num utilitário, o 508 também mudou de perfil. 

Embora ainda mantenha os três volumes,  ele está mais próximo de um fastback, pois seu teto ficou mais baixo (altura caiu de 1,43m para 1,40m), com caída suave em direção a traseira curta, e a tampa do porta-malas (que passou de 473 para 487 litros) passa a abrir junto com o vidro. As janelas, sem moldura nos vidros, ficaram menores e mais arqueadas, com um detalhe preto no final. Curiosamente, seu comprimento encolheu de 4,83 para 4,75m. Até a distância entre-eixos foi reduzida de 2,81 para 2,79m. 


508 2015

Tão atraente quanto a nova lateral é a dianteira com grade levemente avançada em relação aos faróis retangulares de LED, as luzes diurnas verticais (lembrando os novos modelos europeus da Renault) que se estendem até o para-choque e a assinatura 508 na ponta do capô, dando um toque retrô ao novo modelo, visto que o antigo Peugeot 404 também usava esta forma de identificação. As versões comuns têm os filetes da grade horizontais em preto brilhante e perfurados, com o símbolo da Peugeot emoldurado, ao centro, até poluindo um pouco o visual.  Já nas versões GT e GT Line, a grade é mais saltada, côncava e com moldura e pontilhados cromados, lembrando seus primos utilitários. A traseira  tem lanternas horizontais, que terminam de forma trapezoidal na lateral, com luzes tridimensionais simulando os arranhões do leão. Entre elas um friso preto brilhante, com o animal no centro. A parte superior da tampa do porta-lamas é saliente, sugerindo um aerofólio. 




508 2015

O conceito i-Cockpit - lançado no compacto 208, estendido ao utilitário 2008, minimizado no hatch médio 308 e evoluído nos crossovers 3008 e 5008 - chega a um sedã em versão luxo, com acabamento imitando madeira no lado do carona, onde o nível inferior do painel é mais próximo do passageiro. Desta vez, as saídas de ar estão alinhadas ao quadro de instrumentos virtual, que permanece sobre o volante, e a tela multimídia está recuada no centro, atrás de teclas que operam as funções de rádio, climatização, navegador, configurações do veículo, telefone, aplicativos e o i-Cockpit Amplify, que seleciona entre os modos Boost e Relax, variando os ajustes de luz ambiente, som e massagens dos assentos dianteiros, além de selecionar os quatro modos de condução: Eco, Sport, Comfort e Normal. Abaixo da tela multimídia se destaca o elevado console em dois níveis, lembrando o Honda HR-V. 


508 2015


Passado o impacto visual do novo estilo, é hora de falar que o 508 também evoluiu em tecnologia. Entre os novos recursos estão sistema de visão noturna (com até 250 metros de alcance), câmera 360º, assistente de estacionamento semi-automático, programador ativo de velocidade, sistema de centralização e manutenção em faixa, frenagem de emergência com detector de pedestres, aviso de veículos em ângulo morto nos retrovisores, leitura de sinais de trânsito e mudança automática dos faróis de LED baixos e altos. Os bancos dianteiros com massageadores, o teto panorâmico, carregador magnético de smartphones e som premium da marca Focal são opcionais. 



O Peugeot 508 terá na Europa versões com motores a gasolina e diesel. Com o combustível que podemos abastecer aqui haverá apenas o 1.6 Puretech, com turbo e injeção direta, uma evolução do THP usado em todos os modelos da marca e também da Citroën no Brasil. Só que serão duas opções de potência: 181 e 224 cavalos. Uma boa sugestão para equipar alguns dos nossos modelos. Com o proibido diesel (para nós), serão oferecidos o 1.5 BlueHDI de 131 cavalos e o 2.0 BlueHDI com 163 e 177 cavalos. Todos os motores terão o câmbio automático de oito marchas, mas no 1.5 BlueHD será opcional, sendo o modelo básico oferecido com um manual de seis velocidades. A suspensão traseira é independente e as versões a gasolina têm amortecedor eletrônico de série, opcionais nas diesel. 

Embora fosse muito elegante, a anterior geração do Peugeot 508 não deu certo no Brasil. Com o mercado priorizando os utilitários esportivos, dificilmente veremos o novo 508 em nossas ruas. A não ser que haja uma surpresa. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 



Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (201) História (122) Volkswagen (121) Chevrolet (118) Ford (103) Fiat (86) Lançamento Internacional (83) Carro do Ano (82) Comparativos (80) Retrospectiva (62) Em Breve no Brasil (60) Honda (51) Toyota (48) Renault (47) Hyundai (45) Sonhos de Consumo (44) Citroën (43) Peugeot (43) Nissan (42) Especial (38) Audi (37) Baba Brasil (34) Mercedes (32) Kia (30) BMW (28) História em Fotos (22) História em Miniatura (22) Lembra de mim? (22) No Mercado (22) Cruze (20) Motor do Ano (19) Gol (18) Volvo (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Opel (17) Corolla (16) Editorial (16) Focus (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Ecosport (14) Jeep (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Fit (11) Fox (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) up! (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 3008 (9) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Chery (9) Jaguar (9) March (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) i30 (9) 500 (8) C3 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) City (8) Duster (8) Mustang (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Alfa Romeo (7) CR-V (7) Cerato (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) McLaren (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Sportage (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Jetta (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 408 (5) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Campeões de Audiência (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) RAV4 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 508 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Captur (4) Classe A (4) Classe C (4) Clube dos Quinze (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Equinox (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) 911 (3) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Chevette (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Kadett (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Roc (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tiguan (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Compass (2) Corcel (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Retrospectiva 2018 (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Tucson (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veloster (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 5008 (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Logus (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Senna (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)