Recém-lançada na quarta geração como identidade própria, a picape full-size Chevrolet Silverado nasceu como uma versão de luxo a partir da terceira geração das antigas picapes C/K Series nos Estados Unidos, em 1975. Estas deram origem às D20, C20 e A20 vendidas no Brasil, justamente as antecessoras da Silverado fabricada na Argentina e vendida aqui entre 1997 e 2001 (no último ano chegou a ser chamada de Silverado D20 e tinha fabricação nacional).

Mesmo a Silverado que conhecemos em nosso país ainda fazia parte da série C/K nos Estados Unidos, onde havia a GMC Sierra (uma opção com mais equipamentos) e suas carrocerias "peruas" (ou SUV) como Tahoe e Suburban ou GMC Yukon e Yukon XL. Aqui no Brasil, a versão "fechada" da Silverado ficou conhecida como Chevrolet Grand Blazer e é lembrada por ter sido usada pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. 

A Silverado norte-americana tinha uma ampla linha de derivados. Cabine simples, estendida e dupla e capacidade de carga líquida para 1.500, 2.500 e 3.500 libras, esta quase um pequeno caminhão, além das versões chamadas Heavy Duty (HD), com tração dura nas quatro rodas.  

Os motores geralmente eram os V6 4.3 e V8s de diversas cilindradas, desde um 4.8 até um 8.1 foi usado. Os 5.3 e 6.0 foram os mais populares. A partir de 2004 passou a ter uma versão híbrida. O câmbio começou como automático de três marchas e esta nova geração apresentada este ano já pode ter dez. Também teve versões de acabamento esportivo SS e Z71 (usada até hoje). 

Aqui no Brasil, a Silverado foi vendida somente na versão de cabine simples, similar a 1500, com motores de seis cilindros em linha a gasolina (4.1 MPFi, de 138 cv, herdado do Omega) e turbodiesel Maxion 4.2 (168 cv). Também teve um motor a diesel aspirado de quatro cilindros (4.1 de apenas 90 cv), fabricado pela mesma Maxion. O câmbio era manual de cinco marchas e a tração traseira. No final da vida, na D20, seu motor turbodiesel 4.2 passou a render 150 cv. No mesmo período foi vendida uma versão mais simples com a bandeira GMC 3500 HD, com tração integral, voltada para o trabalho.  

Na América do Norte (incluindo o México, onde chegou a ser fabricada), a nova geração de 1999 adotou definitivamente o nome Silverado. A partir daí ela foi evoluindo em estilo (incluindo face-lifts e novas gerações) e equipamentos em 2004, 2007, 2012, 2014, 2016 e agora em 2018 (modelo 2019). No Brasil, a média S10 tomou de vez o seu lugar.

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Precursora I - C/K Series Silverado (1975-1988)






Face-lift 1980


Precursora II - C/K Series Silverado (1988-1999)





GMC Sierra 1500
GMC Sierra 3500 CrewCab

No Brasil (1997-2001)





Silverado D20


GMC 3500 HD


1a Geração (1999-2004)








Face-lift (2004-2007)








2a Geração (2007-2014)






Painel das cabines estendida e dupla
Painel da cabine simples






Face-lift (2012)




3a Geração (2014-2018)







Face-lift (2016)









4a Geração (2018 - modelo 2019)