O mercado brasileiro só conheceu apenas uma geração do compacto espanhol Seat Ibiza: a que foi lançada na Europa em 1993, já sob o controle da Volkswagen, e chegou aqui em 1995, pouco depois da sua versão sedã Cordoba, que depois serviu de base para o três volumes Polo Classic, da marca alemã. Outras duas variações da carroceria do Ibiza também foram vendidas por aqui: a perua Cordoba Vario e o furgão Inca, que também conviveu com o seu clone da Volks, chamado de Van no país. 

Mas o Ibiza foi lançado em 1984, em uma carroceria quadrada, desenhada por Giorgetto Giugiaro. Foi o primeiro SEAT com estilo próprio após tantos anos reproduzindo modelos da Fiat, sua antiga dona, como o 500, 124, 131 e o antigo Panda (chamado de Marbella).

A terceira geração do Ibiza surgiu em 2001 e quarta, em 2008, também se antecipando ao Volkswagen Polo, dono da sua plataforma. Estas nunca vendidas no Brasil.

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Publicado originalmente em 4 de fevereiro de 2017

1a Geração (1984)






O SEAT Ibiza de primeira geração tinha 3,68m de comprimento e 2,44m de distância entre-eixos. Teve carrocerias de duas e quatro portas. Seu primeiro motor era um  de 900 cm³ de 44 cavalos. A seguir veio uma parceria com a Porsche que lhe deu motores 1.2 (62 cv), 1.5 (84 cv), 1.5 Turbo (100 cv), 1.7 (97 cv) e 1.7 a diesel (sem turbo e 54 cv). O 0.9 nunca chegou a ter injeção eletrônica. O 1.2 começou com carburador, mas ganhou injeção. Já os demais sempre com injeção. As versões iniciais eram L, GL e GLX,. Posteriormente surgiram séries especiais como Disco, Design, Del Sol e Fashion. A sua versão sedã se chamava Málaga, lançada em 1985, este sim uma reprodução do Fiat Regata. Em 1991 ganhou um face-lift que também lhe deu um novo painel. 









2a Geração (1993)







A segunda geração do Seat Ibiza, a primeira sob o controle da Volkswagen, foi apresentada no Salão de Barcelona de 1993. O comprimento subiu para 3,81m. Lá, teve motores 1.05 (44 cv), 1.3 (54 cv), 1.6 (74 cv), 1.8 (89 cv), 1.8 de dezesseis válvulas (129 cv) e 2.0 de oito válvulas (115 cv). Os dois últimos equipavam a versão esportiva GTi. O Ibiza foi o primeiro compacto equipado com motor turbodiesel, no caso, um 1.9 de 74 cv. Havia outro diesel aspirado, de 63 cv. Chegou ao Brasil em 1995, praticamente junto com a sua versão sedã Cordoba, este substituto do Marbella. Aqui em nosso país chegou apenas com o motor 1.8 na versão GLX, depois SXE. Mais informações em http://novoguscar.blogspot.com.br/2013/09/lembra-da-gente-seat-ibizacordobainca.html.








Em 1999, na Europa, o Ibiza e seus derivados passaram por um face-lift mais profundo do que o realizado em 1996. A frente passou a ser dividida em três partes, a traseira ficou mais limpa e o interior foi renovado. Por lá, o GTi trocou o motor 1.8 pelo 2.0 16v de 150 cv. Aqui no Brasil, em 2000, finalmente foi lançada a perua Vario, já com a nova frente. Ibiza e Cordoba também trocaram o 1.8, só que pelo 1.6 de 101 cv do Golf. O hatch, por sua vez, ganhou o 1.0 16v do Gol. E todos ganharam opção de câmbio automático. A segunda geração foi a única da linha Ibiza vendida no Brasil. 

3a Geração (2001)







Desde que a SEAT passou ao controle da Volkswagen, em 1990, todas as gerações do Ibiza foram lançadas antes do Volkswagen Polo, que sempre lhe forneceu a plataforma. A terceira foi o único caso em que chegou quase simultaneamente. Projetada sobre a plataforma PQ24, foi desenhada pelo designer português Walter De Silva. O comprimento subiu para 3,95m e o entre-eixos para 2,46m. A linha perdeu a perua Vario e o furgão Inca, mas um grande destaque foi a versão esportiva Cupra R, já presente na geração anterior e agora com motor 1.8 16v de 180 cv. 


4a Geração (2008)










A quarta geração do Ibiza rompeu a barreira dos quatro metros, passando a medir 4,05m, com 2,47m de distância entre-eixos. A plataforma passou a ser a PQ25, mais evoluída que a 24 usada até hoje no Gol. O sedã Cordoba saiu de cena para dar lugar à retomada perua, agora chamada Sport Turismo (ST). A carroceria de três portas ganhou o sobrenome SC, de Sport Coupé. Os motores a gasolina passaram a ser 1.2 de 70 cv, 1.4 de 85 e 1.6 de 105 cv. Além das versões esportivas FR e Cupra R, foi lançada a série especial Bocanegra, uma homenagem ao conceito que deu origem a esta geração. As três tinham motor 1.4 TSI, com turbo e injeção direta de gasolina. Na FR tinha 149 cv, mas na as duas últimas a potência era de 180 cv do mesmo 1.4, com direito a câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas. Em 2012. a linha ganhou um face-lift que lhe deu faróis retangulares e grades trapezoidais. 


5a Geração (2017)


 




A recém-lançada quinta geração do Seat Ibiza manteve as linhas do modelo anterior,.mas reforçando vincos na grade, laterais e traseiras. A grande novidade é a plataforma modular MQB do Volkswagen Golf, com distância entre-eixos de 2,56m e 355 litros de porta-malas. Só terá o motor 1.0 TSI e 1.6 turbodiesel TDI, ambos com várias opções de potência. Em breve será lançado o 1.5 TSI. Recursos tecnológicos como piloto automático adaptativo, alerta de congestionamento e sistema de frenagem de emergência são os destaques deste modelo que a imprensa brasileira está especulando que ele vai antecipar o estilo do nosso novo Gol. Eu duvido.