segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

RETROSPECTIVA 2017 - CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA



Os hatches médios estão em baixa no Brasil, mas ainda tem montadora que acredita no segmento. Ainda bem que a Chevrolet é uma dessas e deu uma segunda geração ao Cruze Sport6, mantendo inclusive o nome, de olho nos consumidores que querem luxo, mas com um estilo esportivo.

Fabricado na Argentina, como o sedã, o novo Cruze Sport6 ganhou em estilo e modernidade. Ficou com aparência mais alta (embora a medida de 1,48m tenha se mantido) e arredondada. Mas perdeu em personalidade. Ficou muito parecido com o Kia Cerato Hatch. Pelo menos, aqui no Brasil ele ainda é diferente.




Lá se vão treze anos desde que os carros da SEAT, marca espanhola de propriedade da Volkswagen, perderam a graça, ou melhor, a personalidade. Do lançamento do Altea, em 2004, para cá, só apresentou modelos exatamente iguais, diferenciado-se apenas pelo formato de carroceria (monovolume, hatch, sedã, perua e agora SUV) e tamanho.

Houve uma variação de estilo em 2012, quando surgiu a atual geração do médio Toledo, que voltou a ser um sedã depois de uma experiência mal sucedida como um feioso "monovolume e meio". Desde então, todos os SEAT passaram a ter absolutamente a mesma frente.

Até o compacto Ibiza (que foi vendido no Brasil nos anos 90 com estilo próprio) ganhou a frente de faróis e grades retangulares no face-lift da sua geração de 2008. Na época em que foi lançado, a imprensa dizia que ele anteciparia o estilo do nosso atual Gol. Não antecipou.




Lançada com algum sucesso em 2008, mas esquecida desde o lançamento do compacto Tracker, o SUV Chevrolet Captiva, finalmente, conheceu o seu sucessor no Brasil no final do ano. 

É o Equinox, que tem estilo moderno e arrojado, com a grade padrão da marca da gravata em dimensões bem maiores, faróis afilados com leds diurnos, janelas arredondadas, coluna C bem inclinada e vidro traseiro envolvente, mas com teto e traseiro retos e as manjadas lanternas horizontais.




Depois de três gerações (duas delas vendidas no Brasil com a marca Chevrolet), o Opel Vectra deu lugar, em 2008, ao Insignia, que, pelo seu estilo arredondado, elegante e ousado, aliado aos atributos de conforto, logo conquistou o título de Carro do Ano na Europa em 2009.

Oito anos depois, o Insignia chega à sua segunda geração, agora com o sobrenome Grand Sport, e somente nas carrocerias fastback e perua, chamada Sports Tourer. O sedã de três volumes foi aposentado, pois não faria sentido já que seria um cupê de quatro portas do mesmo jeito.




Um ano depois de apresentar o esportivo de quatro lugares GTC4Lusso, um meio caminho entre um face-lift e uma nova geração do antigo FF, a Ferrari atualiza mais um modelo. A F12 Berlinetta , de 2012, ganhou grandes modificações estéticas na frente, lateral e traseira, mudou de nome para 812 Superfast, mas manteve a estrutura do cupê anterior, precedido, em ordem cronológica para o passado, pela 599 GTB Fiorano (2006), 575 Maranello (2002), 550 Maranello (1996), 512M (1994), 512TR (1991), Testarossa (1984), 512i Berlinetta Boxer (1981), 512M BB (1976), 365 GT4 BB (1973), 365 GTB e GTS4 Daytona (1968), 275 GTB, GTS e GTB4 (1964) e finalmente 250 (1953).




O segmento de hatches médios tem sido bastante desvalorizado no Brasil há muito tempo. A Citroën abandonou o segmento em 2014, quando parou de importar o C4 de primeira geração e sequer trouxe a segunda. Mesma coisa com a Nissan com o Tiida um ano antes. A Peugeot ainda vende o velho 308 com uma gambiarra estética. Honda e Toyota nunca trouxeram as versões hatch de Civic e Corolla, respectivamente. A Renault só vendeu a primeira geração do Mégane do gênero de 1998 até 2005. A Fiat acabou de encerrar a produção do Bravo. A Hyundai já está com o i30 desatualizado e não sinaliza que vai trazer a nova geração. Já os produtos das marcas premium, como Audi (A3 Sportback), BMW (Série 1), Mercedes (Classe A) e Volvo (V40) estão em outra faixa de preço.

Mas de vez em quando surge uma boa novidade, como a segunda geração do Chevrolet Cruze Sport6, que segue as linhas arredondadas do sedã que lhe deu origem, traz os mesmos equipamentos de tecnologia e também passa a vir da Argentina.

Claro que eu considerei a versão completa LTZ, com opcionais, para enfrentar o Volkswagen Golf Highline (que também tem motor flex 1.4 turbo e injeção direta como o Cruze) e o Ford Focus Titanium Plus, que também é flex, tem injeção direta, mas não tem turbo e é 2.0. Com tão poucas opções em sintonia com o mercado externo (regra para participar dos comparativos do Guscar, exceto modelos queridos no Brasil), mais uma vez um comparativo de hatchs médios tem apenas três participantes.




Há 25 anos, com a chegada do Tempra ao mercado, começava a tentativa da Fiat de emplacar um carro grande com o seu nome no Brasil. Em seus primeiros anos em nosso país, a marca italiana participava do mercado de luxo através da Alfa Romeo, cuja filial brasileira foi comprada pela então rival italiana, que só em 1986 a adquiriu mundialmente.




No ano passado, a Renault lançou, no Brasil, o Kwid, um novo hatch compacto de suspensão elevada que a marca francesa pretende vender como um micro-SUV. Há quase 25 anos, a moda era dos monovolumes e foram eles que influenciaram o estilo do pequeno Renault da época: o Twingo, lançado no Salão de Paris de 1992, iniciando as suas vendas na Europa no ano seguinte.




Próximo de completar 61 anos, o Isetta ganhou fama por ser o primeiro microcarro do mundo e pela sua carroceria em forma de ovo, com apenas dois lugares, uma porta na frente (que incorporava a coluna de direção, pedais e instrumento) e bitola traseira estreita. Ele foi criado na Itália pelo engenheiro Ermenegildo Preti em 1950 e apresentado a Renzo Rivolta, dono da fábrica de motocicletas, motonetas e refrigeradores Iso, que produziu o carro de 1953 a 1954, quando passou a ser fabricado sob licença pela BMW. No Brasil, o fabricante de máquinas agrícolas Romi, do empresário Américo Emílio Romi, de Santa Bárbara D'Oeste (SP), adquiriu, já em 53, a licença para produzí-lo.




O Toyota Camry nasceu no Japão, em 1979, como uma versão sedã de quatro portas do cupê Celica. Somente em 1982 se tornou um modelo independente, com nova plataforma e carrocerias sedã e hatchback de cinco portas. Tinha motores 1.8 (74 cv) e 2.0 (92 cv com gasolina e 74 cv a diesel), montados na transversal, câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro e media 4,44m de comprimento, com 2,60m de distância entre-eixos.




Em 2016, Honda Civic e Chevrolet Cruze foram completamente renovados e o Nissan Sentra ganhou um face-lift. Não os comparei logo no lançamento porque eu estava esperando a renovação frontal do líder do mercado, o Toyota Corolla, que começou a ser vendido somente no início de abril.

Então, finalmente, decidi reunir estes quatro modelos e o Ford Focus Fastback para mais um comparativo de sedãs médios. As versões consideradas, como sempre, foram as top: Civic Touring, Cruze LTZ completa, Sentra SL, Corolla Altis e Focus Titanium Plus. Civic e Cruze usam motor turbo e os demais 2.0, sendo que o do Ford tem injeção direta.

Desta vez, Renault Fluence (vencedor de todos os comparativos que participou), Citroën C4 Lounge e Volkswagen Jetta ficaram de fora. O tempo deles já passou e eles precisam se renovar completamente para voltarem à briga.

TEXTO (TRECHOS DO TEXTO ORIGINAL): GUSTAVO DO CARMO 
FOTOS: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (209) História (135) Volkswagen (129) Chevrolet (125) Ford (112) Lançamento Internacional (88) Fiat (86) Carro do Ano (83) Comparativos (83) Retrospectiva (71) Em Breve no Brasil (66) Honda (53) Renault (51) Toyota (49) Hyundai (48) Peugeot (48) Citroën (46) Sonhos de Consumo (46) Nissan (43) Especial (38) Audi (37) Baba Brasil (37) Mercedes (36) Kia (31) BMW (29) História em Fotos (27) Lembra de mim? (24) História em Miniatura (23) No Mercado (22) Cruze (20) Motor do Ano (19) Gol (18) Opel (18) Volvo (18) Analisando (17) Corolla (17) Focus (17) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Editorial (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Ecosport (14) Jeep (14) Mitsubishi (13) Fox (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Corvette (11) Fit (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Retrospectiva 2018 (11) Uno (11) up! (11) 3008 (10) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Chery (10) Jaguar (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) March (9) Mustang (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) i30 (9) 500 (8) C3 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) City (8) Dodge (8) Duster (8) McLaren (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Sportage (8) 208 (7) Alfa Romeo (7) CR-V (7) Cerato (7) Fluence (7) Jetta (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Versa (7) Voyage (7) 308 (6) Accord (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Classe A (6) Corsa (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 2008 (5) 408 (5) 508 (5) A3 (5) A5 (5) Campeões de Audiência (5) Captur (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Edge (5) Eles são 10! (5) Equinox (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) RAV4 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Série 3 (5) Teste de pista (5) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Camaro (4) Captiva (4) Classe C (4) DS4 (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLE (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kadett (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Opala (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) T-Roc (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) 911 (3) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camry (3) Celta (3) Chevette (3) Classe ML (3) Clio (3) Compass (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Cross (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tiguan (3) Tucson (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Veloster (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 5008 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Cactus (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe S (2) Classic (2) Corcel (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Escape (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) Kuga (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Logus (2) Maverick (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Senna (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vale a Pena? (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Capri (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carro do Ano 2019 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) I-Pace (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Xantia (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)