A exemplo da Renault Duster Oroch em 2016, a Nissan Frontier é a Picape do Ano 2018 da Autoesporte por antecipação, como candidata única. Foi o único modelo realmente novo do segmento lançado em 2017. 

Ao contrário da Oroch, a Frontier merece o título. E teria chances de conquistá-lo mesmo se tivesse concorrentes. Em comparativo feito em junho aqui no Guscar, a Frontier ficou em segundo lugar, perdendo apenas para a S10. Fabricada inicialmente no México, passará a vir da Argentina no ano que vem, mesma fábrica de onde também sairá a gêmea Renault Alaskan e Mercedes Classe X, as duas da mesma base. 


A Frontier foi lançada com motor biturbo 2.3 de 190 cavalos e câmbio automático de sete marchas. A tração é integral, com opção de reduzida, operada pelo sistema Shift On The Fly, acionado com o girar de uma manopla no painel com o carro em movimento até 100 km/h (antes era até 80 km/h), em qualquer tipo de terreno.

O interior tem aparência sofisticada, embora tenha bastante plástico duro no painel e bancos em couro de gravidade zero, que não cansam o corpo, além de sistema multimídia. O espaço traseiro, porém, é regular e obriga o passageiro a elevar os joelhos. E não há cinto de segurança e apoio de cabeça para quem vai no meio. Apesar da capacidade de carga de 1.050 kg, o espaço da caçamba é pequeno: apenas 805 litros.


Chegou em março na versão única LE, equipada com painel de instrumentos em tela do tipo TFT, bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista e aquecimento nos assentos dianteiros, sistema multimídia com leitor de DVD e navegador GPS, chave presencial, volante multifuncional, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras, assistentes de descida e subida em rampa, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, luzes diurnas de LED, controles eletrônicos de tração e estabilidade. Custava R$ 166.700 na ocasião do lançamento... e continua com o mesmo preço nove meses depois. 

Frontier SE

Frontier SE

Em outubro chegou a versão mais básica SE, que custa R$ 150.990. Passou a ter itens como ar condicionado manual, CD Player com tela colorida de 6,2 polegadas fazendo o papel de multimídia, bancos em tecido e com ajuste manual e perdeu as luzes diurnas de LED e o sensor crepuscular. 

A Frontier é a Picape do Ano da Autoesporte pela segunda vez. E a Nissan também. Em 2003, ainda fabricada em São José dos Pinhais, PR, foi eleita (com concorrentes) na geração retrasada. Também é a primeira campeã fabricada no México e quebra uma sequência de picapes nacionais que vinha desde 2014. A Ford é a maior vencedora com cinco títulos, mas não ganha desde 2013 com a Ranger. Em seguida vem a Chevrolet, com quatro e na seca desde 2004, a Fiat com três, Toyota, Volkswagen e Nissan com duas e a Dodge com apenas um título da finada Dakota em 1999. 

Em três anos a categoria não foi premiada por absoluta falta de concorrentes, quase como hoje.

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Todas as Picapes do Ano

1994 - Ford F1000 (nacional) / 1995 e 1996 - Chevrolet S10 (nacional) / 1997 - Chevrolet Silverado (argentina) / 1998 - Ford Ranger (argentina) / 1999 - Dodge Dakota (nacional) / 2000-2001 - Ford F-250 (nacional) / 2002 - Não houve / 2003 - Nissan Frontier (nacional) / 2004 - Chevrolet Montana (nacional e primeira compacta) / 2005 - Ford Ranger (argentina) e 2006 e 2007 - Toyota Hilux (argentina) / 2008 e 2009 - Não houve / 2010 - Fiat Strada Cabine Dupla (nacional) / 2011 - Volkswagen Amarok (argentina) / 2012 - Não houve / 2013 - Ford Ranger (argentina) /2014 - Fiat Strada Cabine Dupla (nacional) / 2015 - Volkswagen Saveiro Cabine Dupla (nacional) /2016 - Renault Duster Oroch (nacional) / 2017 - Fiat Toro (nacional) / 2018 - Nissan Frontier (mexicana)