Nesta categoria de prêmios especiais, a revista Autoesporte escolheu para o Hall da Fama o famoso projetista Toni Bianco. Homenageou também um Executivo (Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina, que também ganhou o título de Marca Verde do Ano (aliás, Steve foi o responsável pela conquista). Além do título principal de Carro do Ano, a Volkswagen também ficou com a melhor ação digital do ano, incluindo Twitter, Facebook, Instagram e You Tube. Pela primeira vez em oito anos, o prêmio de Publicidade não foi anunciado no evento. 


Hall da Fama - Toni Bianco



Toni Bianco é mais conhecido pelo cupê esportivo com chassi de plástico e fibra de vidro, motor boxer 1600 de Volkswagen e carroceria que lembra os antigos esportivos da Alfa Romeo que leva o seu nome, produzido em Diadema e fabricado entre 1976 e 1979: o Bianco S. 

Antes do Bianco S, ele era sócio de outra empresa, a Fúria Auto Esporte Ltda., criada em 1970, onde passou a montar o Fúria de competição e, mais tarde, desenhou e fabricou Fúria GT a pedido da FNM. A empresa foi extinta em 1974.



Ele também fabricou o Dardo F13, uma réplica do Fiat X1/9 em 1978. Em 1990, fez uma parceria com a Grancar, concessionária da Ford em São Paulo, para produzir e vender outra réplica: a primeira geração da minivan Renault Espace, nunca vendida no Brasil pela marca francesa. O painel interno vinha do Del Rey, mas não deixava de ter a modularidade da Espace original, com direito ao banco que virava mesa de centro e os dianteiros giratórios, formando uma sala de estar. 

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Ele tem 86 anos, seu nome verdadeiro é Ottorino Bianco e nasceu em Concordia Sagittaria, na Itália. Chegou ao país em 1952, praticamente sem estudos, em busca de profissão. Começou consertando um para-lama de Chevrolet 1949 em São Caetano do Sul (SP) e logo mudou para São Paulo (SP), onde foi mecânico da Expresso Pan-Americano. Na premiação, disse que ficou até tremendo e ansioso com a homenagem, temendo que o coração parasse, de tanta emoção. 

Seu método de produção é bem artesanal. Em vez de desenhar, Toni prefere criar a carroceria diretamente sobre o chassi. Antes, só é prepara uma miniatura de arame. Além disso, é reconhecida a habilidade de soldar alumínio com maçarico comum.

Ícone dos tempos de mercado fechado, quando as importações eram proibidas e boa parte dos modelos artesanais tinham a base dos Volkswagen a ar, Toni Bianco continua trabalhando na garagem de casa. Morador do bairro paulistano das Perdizes, faz veículos sob encomendas para colecionadores e construiu o conversível Bruna, em homenagem à neta, seu modelo mais recente, lançado este ano.


(Texto: Gustavo do Carmo, Autoesporte e Wikipedia)


O Hall da Fama

2018 - Toni Bianco



Executivo do Ano - Steve St. Angelo (Toyota)

De Tereza Consiglio, da Autoesporte 


O executivo homenageado na 51º edição do prêmio Carro do Ano 2018 foi Steve St. Angelo, atual CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e chairman da empresa no Brasil.

Sob sua gestão, iniciada em março de 2013, a Toyota ganhou participação no mercado nacional, passou a exportar para países da América do Sul e se tornou referência em práticas sustentáveis, recebendo também o prêmio Marca Verde do ano. 

Além disso, a fabricante japonesa acaba de anunciar um novo ciclo de investimentos no país, que soma R$ 1,6 bilhão e será aplicado até 2020 na ampliação da fábrica de motores em Porto Feliz, no interior de São Paulo, e também na unidade produtiva de Sorocaba, que deverá receber a produção de um novo modelo: o Yaris. Nas palavras do próprio executivo, esse investimento representa um sinal do comprometimento de longo prazo da Toyota com o Brasil e a América Latina.

“É uma experiencia incrível, eu realmente e me sinto honrado pelos juizes. O que fazemos é fazer nosso trabalho e tornar o Brasil um lugar melhor. Fizemos investimentos e, é claro que fazemos pela Toyota, mas também pelo Brasil. Nós acreditamos no país e nunca deixamos de acreditar. Quando teve a recessão, não deixamos nenhum funcionário em lay-off e agora já sabemos que a recessão passou. Então, é só fazermos o nosso trabalho”, declarou Steve St. Angelo.

Sua trajetória na Toyota começou em 1995 a frente da New United Motor Manufacturing , uma joint-venture entre Toyota e a GM na Califórmia.

Em 2005, Steve se tournou executivo da marca japonesa e assumiu a vice presidência de produção na Toyota Motor Manufacring, em Kentucky (EUA), uma das maiores fábricas do Grupo no mundo. Em março de 2013, St. Angelo foi indicado pela Toyota como CEO da América Latina e Caribe, absorvendo o cargo de Chairman para a Toyota do Brasil.
Nascido em Detroit, nos Estados Unidos, St. Angelo formou-se em engenharia da computação na Maddona University, em gestão industrial e tecnologia elétrica pela Henry Ford College, e fez mestrado em gestão de produção pela General Motors Institute. 

Nota do editor: É o segundo título e consecutivo de um executivo de marca japonesa e quarto de uma oriental. As outras foram a sul-coreana Hyundai e a chinesa JAC Motors. 


Outros Executivos:


2018 - Steve St. Angelo (Toyota)


Marca Verde do Ano - Toyota


A marca japonesa ganhou o título pelo investimento em tecnologia híbrida e elétrica, apoiando políticas nacionais que beneficiem veículos com estes tipos de motores. O Prius, primeiro a usar a plataforma TNGA (Toyota New Global Architeture), que servirá à futura décima-segunda geração do Corolla, também está em boa fase no mercado e está sendo testado com um motor flex. Curiosamente, nunca ganhou o título na geração anterior, quando a publicação premiava os modelos e não a marca, o que ocorre desde 2015. É o primeiro título da Toyota nesta categoria.

Outros vencedores:

2018 - Toyota


Marca Digital do Ano - Volkswagen

Por Diogo Oliveira, da Autoesporte



A Volkswagen foi eleita a Marca Digital na cerimônia do Carro do Ano 2018, em reconhecimento às várias ações promovidas pela montadora neste ano. A empresa reformulou seu site oficial, agora totalmente adaptado ao ambiente mobile, e apostou na produção de uma série de vídeos, batizada de 01.09, que serviu para esquentar o lançamento do novo Polo.

A montadora também promoveu laboratórios para os jornalistas do setor automotivo, levando especialistas das principais mídias sociais (Facebook, Instagram e Youtube) para mostrar ferramentas e comentar estratégias e formatos. A ação acabou por potencializar o alcance da própria marca, cujos lançamentos registraram audiência acima do padrão.



Nota do editor: Foi a primeira vitória da Volkswagen nesta categoria que premiou mais vezes a Fiat (2010, 2013 e 2014). A Citroën ganhou duas vezes em 2012 e 2015. Chevrolet (2011) e Nissan (2016) ganharam uma vez cada.


Galeria

2018 - Volkswagen
2010 - Mio Fiat


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO E AUTOESPORTE | FOTOS: DIVULGAÇÃO
LOGO CARRO DO ANO: AUTOESPORTE