Conforme esperado em matéria publicada em fevereiro aqui no Guscar, o utilitário esportivo médio Chevrolet Equinox já está à venda no Brasil, importado do México. Ele chega para substituir, em nosso mercado, o Captiva Sport, que vinha do mesmo país norte-americano.

Lançado, em primeira geração, nos Estados Unidos em 2004, o terceiro Equinox, que agora chega para nós, tem um estilo mais conservador pela caída vertical do teto, com vidro traseiro e terceira janela lateral de moldura escura degradê, as lanternas horizontais inspiradas no Camaro e a grade imensa com a gravata dourada da Chevrolet inserida num filete horizontal cromado, agora mais próximo dos faróis finos e pontiagudos. Tudo dentro do atual padrão estético da marca, usado também pelo sedã Cruze, com quem o Equinox compartilha a plataforma D2XX.



A coluna C bem inclinada é o toque de modernidade no novo utilitário esportivo, que lembra bastante a grande Trailblazer, derivada da picape S10. O antigo Captiva, que conviveu com as duas gerações anteriores do Equinox na América do Norte, tinha mais jeito de crossover e, apesar de ter envelhecido, era mais esportivo e atraente.


O acabamento interno de plástico duro nas partes escuras do painel e das portas, atenuado por apliques de couro (cinza claro e não laranja como nos Estados Unidos) nos mesmos locais, deveria ser mais Premier - como diz o nome da versão top vendida no país - para um carro que chega a custar R$ 149.900. Embora já tenha estendido ao compacto Tracker, o Equinox foi o primeiro Chevrolet a receber essa nomenclatura em nosso país. 


É pelo conteúdo de conforto e segurança que o Equinox começa a agradar e justificar o seu preço. Destaque para o sistema de cancelamento de ruído, composto de quatro microfones inversos que diminuem o som do motor, e alerta de esquecimento de pessoas dentro do carro. Ideal para quem anda com bebês.


Ele também tem alertas de colisão frontal, movimentação traseira, tráfego cruzado, ponto cego, permanência na faixa (corrigindo a trajetória) e vibratório de segurança no banco do motorista, frenagem automática de emergência, sistema de estacionamento automático, carregador de smarphone por indução magnética no console, sistema multimídia Chevrolet MyLink, com tela LCD 8" sensível ao toque (levemente destacada no painel), navegador integrado, rádio AM/FM e espelhável com smartphones Android Auto e Apple CarPlay, banco do motorista com regulagem elétrica e 2 memórias de posição, abertura e fechamento da tampa do porta-malas por sensor de movimento (com o pé), carregador wireless, sensor de chuva, sistema de partida do motor por controle remoto "Remote Start System", com acionamento do ar condicionado digital dual zone, sistema premium Bose de áudio com 5 alto-falantes, 2 tweeters, faróis dianteiros em LED, farol alto adaptativo e rodas de alumínio aro 19'' e teto solar elétrico panorâmico. A lista não acabou...


Ainda falta citar os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alerta de pressão dos pneus, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa, controle de velocidade em descida, câmera de ré, sistema de entrada com proximidade da chave e partida por botão, piloto automático, computador de bordo, direção elétrica progressiva, volante com ajuste de altura e alcance, comandos do som e telefone no volante, entradas USB e auxiliar, encaixe ISOFIX para cadeiras infantis, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos, inclusive com rebatimento e aquecimento, além da seta integrada, e o sistema de assistência remota On Star, menina dos olhos da Chevrolet.  


Um mês depois de sua chegada ao mercado, a GM decidiu trazer, também, a versão básica LT, por R$ 134.900, com o mesmo motor 2.0 turbo, o mesmo câmbio de nove velocidades, mas com tração dianteira, rodas de 18 polegadas e sem os itens autônomos citados e o teto solar panorâmico. Pelo menos os seis airbags, o ar condicionado digital dual zone, os controles de tração e estabilidade, o assistente de partida em rampa, a entrada sem chave e partida por botão e o sistema multimídia de 8 polegadas foram mantidos. 





Não é só o sistema de cancelamento de ruído que garante o conforto do Equinox Premier. Quem se senta no banco traseiro vai muito bem acomodado. O espaço para as pernas é amplo, o assoalho é plano - o que permite uma agradável estadia do passageiro do meio - e todos dispõem de saída do ar condicionado, que o luxuoso Volvo XC60 não tem. Plano também pode ficar o porta-malas com os bancos traseiros rebatidos (numa alavanca na parede interna do bagageiro). A capacidade é de 468 litros. Parece pouco para um utilitário que mede 4,65m de comprimento, 1,84m de largura, 1,70m de altura e 2,73m de distância entre-eixos, mas há um fundo falso com mais 79 litros. Foi o jeito para o generoso espaço para os passageiros não sacrificar o das bagagens. 


Para dar um desempenho condizente com um esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,57 segundos e retomada entre 80 e 120 km/h em 4,72 segundos, segundo a revista Carro, a um carro que pesa 1.693 kg vazio (imagina cheio e com malas) a Chevrolet instalou o motor de quatro cilindros turbo e injeção direta 2.0 de 262 cavalos, usado na versão básica do Camaro nos Estados Unidos (aqui no Brasil ele usa um V8 6.2). O torque de 37 kgfm é dosado por um câmbio automático de NOVE marchas, com opção de trocas manuais... somente na alavanca no console. A tração da versão Premier é integral adaptativa, para quem pretende arriscar um pouco o Equinox na lama.

O consumo, porém, cobrou o seu preço e, contrariando a tendência dos motores de turbo e injeção direta, é elevado. De acordo com a Carro, o Chevrolet percorre 8,4 km/litro de gasolina (o motor 2.0 não é flex) na cidade e 10,1 km/l na estrada. A frenagem a partir de 80 km/h, pela mesma publicação, é de 26,33 metros e o ruído a mesma velocidade, de 59,4 decibéis. O cancelamento de ruído parece não ter feito muita diferença.



Os concorrentes do Equinox são, principalmente, o Jeep Compass (R$ 161.990), o Peugeot 3008 (R$ 142.990), o Hyundai Tucson (R$ 159.600), o Toyota RAV4 (R$ 159.290) e o Kia Sportage (R$ 139.990). Nos próximos meses ainda chegarão o novo Honda CR-V e o Volkswagen Tiguan AllSpace. Com concorrentes renovados, a Chevrolet precisava de um utilitário esportivo médio mais moderno que o Captiva Sport, mesmo que tenha recorrido a um visual comportado.  


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS