O Toyota Yaris foi lançado no Japão, em 1998, com o nome de Vitz. Mas o que a marca japonesa queria mesmo era disputar o forte mercado europeu com Volkswagen Polo, Fiat Punto, Ford Fiesta, Opel Corsa, Renault Clio e Peugeot 206. O objetivo foi realizado em 1999, quando foi apresentado no Salão de Frankfurt daquele ano. 

Com o seu estilo arredondado e alto, desenhado pelo jovem designer grego Sotiris Kovos, foi logo, em seu primeiro ano, eleito o Carro do Ano da Europa de 2000, título que ele já havia conquistado no Japão em 1998. Teve também uma versão monovolume chamada Verso (Fun Cargo no Japão), que se tornou uma linha independente e foi separada do Yaris. Foi vendido em outros mercados, como a Austrália, com o nome de Echo. Na América do Norte e México teve também a versão sedã com este mesmo nome. Desde então começou a ser especulado no Brasil.

A fábrica da Toyota em Indaiatuba, SP, estava recém-inaugurada produzindo o Corolla e a marca japonesa pretendia produzir um segundo veículo. Mas o dólar disparou, a economia esfriou e a produção do Yaris foi adiada para a segunda geração, que só seria lançada em 2005. Com Lula já no poder, os investimentos em modelos modernos foram reduzidos e o Yaris ficou mais caro.

Já com o país sob o poder da presidente Dilma, a crise econômica ficou mais forte e, em vez da terceira geração, apresentada em 2011, a Toyota decidiu fabricar um modelo mais barato: o indiano Etios, nas versões hatch e sedã, com painel de instrumentos centralizados que o Yaris abandonou nesta carroceria atual. O três volumes do Yaris 3, fabricado na Ásia, chegou a ser cogitado, com o nome de Vios, mas também não vingou por causa dos custos e do predomínio de SUVs.

O sonho do Yaris brasileiro será realizado no ano que vem. Não com o europeu, mas, sim, com  a segunda geração do tailandês, que é maior, mais espaçoso e ainda usa a nova plataforma modular TNGA, mas tem estilo mais comportado e acabamento pobre. Já o europeu ganhou dois face-lifts na sua terceira geração (2014 e 2017). 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO




1a Geração - 1999




A primeira geração do Toyota Yaris tinha 3,63m de comprimento na versão de duas portas e 3,63m a de quatro. A distância entre-eixos era de 2,37m. Na Europa, os motores poderiam ser o 1.0 de 68 cv, 1.3 de 86 cv e 1.5 de 106 cv, este último da versão esportiva T-Sport, que tinha o quadro de instrumentos analógico centralizado. Ambos já usavam a tecnologia VVTi, com comando variável das válvulas, que eram 16. O câmbio podia ser manual de cinco ou automático de quatro marchas.



Echo Sedan, versão três volumes do Yaris era mais popular na Austrália e na América do Norte, como Estados Unidos, Canadá e México.



















Se hoje os SUVs compactos estão na moda (inaugurada pelo Ecosport), na década de 90 os queridinhos eram os monovolumes. E o Yaris teve o seu: o Verso tinha cinco lugares e espaço para a cabeça. Tinha motores 1.5 e 1.4 diesel. Como o Corolla também teve o seu Verso e fez mais sucesso, o Yaris perdeu o tipo de carroceria na segunda geração. A terceira até tem, mas a linha ficou independente. 

2a Geração - 2005







A segunda geração, de 2005, ficou com mais vincos, principalmente na frente, e faróis verticais. O comprimento cresceu para 3,75m e a distância entre-eixos para 2,46m. Os motores continuaram os mesmos 1.0, 1.3 e 1.5, mas ganharam potência para, respectivamente 69, 87 e 110 cv. A gama ganhou a companhia de um motor 1.4 a diesel de 90 cavalos. O câmbio podia ser manual ou automático CVT. 




O Sedan ficou restrito aoz mercado norte-americano, australiano e asiático, apenas com motor 1.5 de 107 cavalos. Em alguns países passou a ser chamado de Vios. 

3a Geração - 2011 







Na terceira geração o comprimento já chega a 3,89m e a distância entre-eixos a 2,51m. O motor 1.3 ganhou sistema start-stop nas paradas de trânsito e a linha ganhou uma versão híbrida. O interior abandonou o painel de instrumentos centralizados (aproveitados no simplório Etios), adotando a posição convencional. 

Face-lift 2014




Face-lift 2017

O segundo face-lift da terceira geração do Yaris europeu aumentou o comprimento em 3,95m. 

1a Geração tailandesa - 2013





A terceira geração do sedã, voltada para países asiáticos, passou a ser chamada somente de Vios, mas em alguns mercados mudou para Ativ. 



Quinze anos depois do lançamento no Japão, o Yaris hatch passou a ter uma versão destinada aos mercados tailandês e países asiáticos mais pobres: é maior, mas é mais conservador e de acabamento simples. A plataforma é a mesma do Etios vendido no Brasil. 

2a Geração tailandesa - 2017 (no Brasil em 2018)







A primeira geração do Yaris a ser fabricada no Brasil será a segunda tailandesa e não a terceira ou quarta europeia. A plataforma é a nova TNGA (nova arquitetura global da Toyota), mas os motores serão o 1.5 do Etios e o 1.8 do Corolla GLi. Aqui, vai se posicionar entre estes dois modelos.