quarta-feira, 13 de setembro de 2017

LANÇAMENTO - AUDI Q5 2018


Até o surgimento do Q3 em 2011, o Q5 era o menor utilitário da Audi. O agora modelo intermediário da marca alemã chega ao Brasil em sua segunda geração, importado do México, com a missão de encantar mais pelo conteúdo do que pelo seu estilo demasiadamente padronizado com outros SUVs da marca das quatro argolas.



Q5 2012

O novo Q5 é mais um modelo que a gente precisa ver a geração anterior para identificar as diferenças. E mais um que parece mais um face-lift do que uma nova estrutura, que, aliás, é nova, tem plataforma modular (MLB Evo) e aumentou de tamanho (comprimento de 4,63 passou para 4,66 m e entre-eixos de 2,81 passou para 2,82m), mas reduziu o peso do carro em 50 kg. É possível perceber que a grade está mais larga e hexagonal (antes era trapezoidal), os faróis ficaram mais finos e com outro delineamento das luzes de LED, o capô mais robusto, como no A5, a lateral está mais vincada e menos saliente na traseira e as lanternas de trás estão mais finas. No Brasil, a moldura da grade veio apenas em preto brilhante e não cromada, como nas versões apresentadas na Europa.


Q5 2012

O interior aderiu ao painel horizontal com tela multimídia (não sensível ao toque, é operada por um botão e um touch pad no console) destacada e quadro de instrumentos virtual de TFT de 12,3 polegadas. Mas o tablier tem um desenho mais elaborado, com área dos difusores centrais de ar e dos comandos de climatização trapezoidais, formando um conjunto hexagonal dividido por uma barra de alumínio. A parte superior do painel é de material emborrachado, mas o revestimento das portas não é de couro. O espaço interno é muito bom para dois passageiros atrás e o porta-malas tem 550 litros de capacidade, podendo chegar a 610 litros se avançar o banco traseiro.



O Q5 tem disposição de versões e equipamentos semelhantes à do A5 Sportback, apresentado anteriormente aqui no Guscar, que usa a mesma plataforma. A versão mais barata é a Attraction, que custa R$ 244.990. A intermediária Ambiente sai por R$ 274.990 e a top é a Ambition, por R$ 292.990. O Q5 não tem a Ambition Plus do A5.

Em compensação, desde a versão básica o motor é o 2.0 TFSI de injeção mista (direta e indireta) de 252 cavalos e a tração integral Quattro Ultra, presentes apenas nas duas versões mais caras do fastback. O câmbio em todas as versões é automatizado de sete velocidades e dupla embreagem.


A Attraction é equipada de série com ar-condicionado digital, banco traseiro tripartido, retrovisores rebatíveis eletricamente, bancos dianteiros com ajuste lombar, câmera traseira de manobras (o que falta na versão básica do A5), controlador e limitador de velocidade, controles de estabilidade e tração, faróis de xenônio e limpador de para-brisa automáticos, freio de estacionamento elétrico com retenção automática, monitor de pressão dos pneus, rodas de 18 polegadas, seletor de modos de condução (Off-Road, Comfort, Efficiency, Dynamics, Auto e Individual), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de áudio com integração a telefone e navegador.


A Ambiente tem a mais ar-condicionado de três zonas, assistente de estacionamento, bancos dianteiros esportivos com memória para o do motorista, chave presencial para acesso e partida, quadro de instrumentos virtual, rodas de 19 polegadas, tampa traseira com abertura e fechamento elétricos e acionamento por gesto sob o para-choque, teto solar panorâmico.


Por fim, a Ambition adiciona faróis de leds com comutação automática, lanternas de leds com indicação dinâmica, luzes internas ajustáveis, rodas de 20 polegadas.

Grande atração do A5 Sportback, o sistema semi-autônomo que faz o carro andar sozinho em congestionamentos ou trânsito urbano (até 65 km/h) também está presente no Q5 e também como opcional. Mas é chamado de Assistance Tour e também inclui controle de velocidade adaptativo e auxílio de manutenção em faixa. O pacote custa R$ 12.600. Outro opcional é o Side Assist, por R$ 6.500, que traz assistente de ponto cego e de tráfego cruzado. Com esses dois opcionais e mais a pintura metálica ou perolizada (R$ 2 mil), o preço do Q5 ultrapassa os 310 mil reais. 


Na pista, segundo a revista Carro, o Q5 acelera de 0 a 100 km/h em 6,30 segundos e recupera a velocidade entre 80 e 120 km/h em 4,68 segundos. A velocidade não chega aos limitáveis 250 km/h. É de apenas 237 km/h. O consumo é de 8,4 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. A 80 km/h a frenagem é cumprida em 23,30 metros e o ruído em 56,6 decibéis. 

O Q5 terá como concorrentes o Mercedes GLC (R$ 270.900 a R$ 304.900), o Jaguar F-Pace (R$ 276.455 a R$ 346.955), o Land Rover Discovery Sport (R$ 221.996 a R$ 277.996 nas versões a gasolina) e o novo Volvo XC60 (R$ 239.950 a R$ 269.950). O novo BMW X3 só vai chegar no ano que vem. Apesar do preço que assusta os menos entendidos e mais pobres, o Audi não é tão caro comparado aos concorrentes. Só é mais caro que o Discovery Sport e o XC60, este com os mesmos itens de condução semi-autônoma e, ao lado do Land Rover, um estilo tão padronizado dentro de sua marca quanto o Q5. O Audi ainda terá no país a versão esportiva SQ5, com motor V6 3.0 TFSI de 354 cavalos. 




TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (194) Volkswagen (108) Chevrolet (107) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (39) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)