Até o surgimento do Q3 em 2011, o Q5 era o menor utilitário da Audi. O agora modelo intermediário da marca alemã chega ao Brasil em sua segunda geração, importado do México, com a missão de encantar mais pelo conteúdo do que pelo seu estilo demasiadamente padronizado com outros SUVs da marca das quatro argolas.



Q5 2012

O novo Q5 é mais um modelo que a gente precisa ver a geração anterior para identificar as diferenças. E mais um que parece mais um face-lift do que uma nova estrutura, que, aliás, é nova, tem plataforma modular (MLB Evo) e aumentou de tamanho (comprimento de 4,63 passou para 4,66 m e entre-eixos de 2,81 passou para 2,82m), mas reduziu o peso do carro em 50 kg. É possível perceber que a grade está mais larga e hexagonal (antes era trapezoidal), os faróis ficaram mais finos e com outro delineamento das luzes de LED, o capô mais robusto, como no A5, a lateral está mais vincada e menos saliente na traseira e as lanternas de trás estão mais finas. No Brasil, a moldura da grade veio apenas em preto brilhante e não cromada, como nas versões apresentadas na Europa.


Q5 2012

O interior aderiu ao painel horizontal com tela multimídia (não sensível ao toque, é operada por um botão e um touch pad no console) destacada e quadro de instrumentos virtual de TFT de 12,3 polegadas. Mas o tablier tem um desenho mais elaborado, com área dos difusores centrais de ar e dos comandos de climatização trapezoidais, formando um conjunto hexagonal dividido por uma barra de alumínio. A parte superior do painel é de material emborrachado, mas o revestimento das portas não é de couro. O espaço interno é muito bom para dois passageiros atrás e o porta-malas tem 550 litros de capacidade, podendo chegar a 610 litros se avançar o banco traseiro.



O Q5 tem disposição de versões e equipamentos semelhantes à do A5 Sportback, apresentado anteriormente aqui no Guscar, que usa a mesma plataforma. A versão mais barata é a Attraction, que custa R$ 244.990. A intermediária Ambiente sai por R$ 274.990 e a top é a Ambition, por R$ 292.990. O Q5 não tem a Ambition Plus do A5.

Em compensação, desde a versão básica o motor é o 2.0 TFSI de injeção mista (direta e indireta) de 252 cavalos e a tração integral Quattro Ultra, presentes apenas nas duas versões mais caras do fastback. O câmbio em todas as versões é automatizado de sete velocidades e dupla embreagem.


A Attraction é equipada de série com ar-condicionado digital, banco traseiro tripartido, retrovisores rebatíveis eletricamente, bancos dianteiros com ajuste lombar, câmera traseira de manobras (o que falta na versão básica do A5), controlador e limitador de velocidade, controles de estabilidade e tração, faróis de xenônio e limpador de para-brisa automáticos, freio de estacionamento elétrico com retenção automática, monitor de pressão dos pneus, rodas de 18 polegadas, seletor de modos de condução (Off-Road, Comfort, Efficiency, Dynamics, Auto e Individual), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de áudio com integração a telefone e navegador.


A Ambiente tem a mais ar-condicionado de três zonas, assistente de estacionamento, bancos dianteiros esportivos com memória para o do motorista, chave presencial para acesso e partida, quadro de instrumentos virtual, rodas de 19 polegadas, tampa traseira com abertura e fechamento elétricos e acionamento por gesto sob o para-choque, teto solar panorâmico.


Por fim, a Ambition adiciona faróis de leds com comutação automática, lanternas de leds com indicação dinâmica, luzes internas ajustáveis, rodas de 20 polegadas.

Grande atração do A5 Sportback, o sistema semi-autônomo que faz o carro andar sozinho em congestionamentos ou trânsito urbano (até 65 km/h) também está presente no Q5 e também como opcional. Mas é chamado de Assistance Tour e também inclui controle de velocidade adaptativo e auxílio de manutenção em faixa. O pacote custa R$ 12.600. Outro opcional é o Side Assist, por R$ 6.500, que traz assistente de ponto cego e de tráfego cruzado. Com esses dois opcionais e mais a pintura metálica ou perolizada (R$ 2 mil), o preço do Q5 ultrapassa os 310 mil reais. 


Na pista, segundo a revista Carro, o Q5 acelera de 0 a 100 km/h em 6,30 segundos e recupera a velocidade entre 80 e 120 km/h em 4,68 segundos. A velocidade não chega aos limitáveis 250 km/h. É de apenas 237 km/h. O consumo é de 8,4 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. A 80 km/h a frenagem é cumprida em 23,30 metros e o ruído em 56,6 decibéis. 

O Q5 terá como concorrentes o Mercedes GLC (R$ 270.900 a R$ 304.900), o Jaguar F-Pace (R$ 276.455 a R$ 346.955), o Land Rover Discovery Sport (R$ 221.996 a R$ 277.996 nas versões a gasolina) e o novo Volvo XC60 (R$ 239.950 a R$ 269.950). O novo BMW X3 só vai chegar no ano que vem. Apesar do preço que assusta os menos entendidos e mais pobres, o Audi não é tão caro comparado aos concorrentes. Só é mais caro que o Discovery Sport e o XC60, este com os mesmos itens de condução semi-autônoma e, ao lado do Land Rover, um estilo tão padronizado dentro de sua marca quanto o Q5. O Audi ainda terá no país a versão esportiva SQ5, com motor V6 3.0 TFSI de 354 cavalos. 




TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO