No ano passado, apresentei a segunda geração do Audi A5 Coupé como lançamento internacional. Alguns meses depois foi revelada a versão de quatro portas, chamada Sportback, atraente pela caída fastback do teto, a traseira curta e o capô ressaltado e vincado. O restante já faz parte do padrão da marca alemã, como a grade mais larga e hexagonal, os faróis horizontais delineados por LED e as lanternas traseiras horizontais.

Para o Brasil, país traumatizado pelos carros de duas portas e que, desde a chegada dos importados, prefere os de quatro, a Audi trouxe primeiro o Sportback. 



A5 Sportback 2015

O A5 veio em quatro versões: Attraction (R$ 189.990), Ambiente (R$ 213.990), Ambition (R$ 239.990) e Ambition Plus (R$ 268.990). Todas usam motor 2.0 TFSI, com injeção direta e indireta, e câmbio automatizado de sete marchas com dupla embreagem banhada a óleo, que garante uma troca mais rápida e precisa. Mas as duas mais baratas têm 190 cavalos no motor e as Ambition rendem 252 cv. Estas duas também possuem a tração integral Quattro.

Segundo a revista Quatro Rodas a Ambition Plus acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e a retomada entre 80 e 120 km/h demora apenas 3,8 segundos. O consumo de 11 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada é outro destaque dinâmico do A5 Sportback. A frenagem a partir de 80 km/h é cumprida em 24,9 metros e o ruído a mesma velocidade é de 58,8 decibéis, este segundo a revista Carro.


A5 Sportback 2015 

O interior tem o mesmo painel de desenho horizontal do A4, com a tela multimídia saltada e o quadro de instrumentos virtual configurável de 12,3 polegadas na tela TFT, o chamado virtual cockpit, que inclui os mapas do sistema de navegação. Vale lembrar que a tela não é sensível ao toque e sim operada por um botão giratório revestido por um touchpad no console. 


A5 Sportback 2015

O espaço interno é bom para as pernas, mas de apenas dois passageiros. Apesar de ter apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos, o túnel de transmissão e o assento mais elevado praticamente inviabilizam o terceiro passageiro. No entanto, os ocupantes de trás do Sportback vão raspar a cabeça na caída do teto. O porta-malas de 480 litros tem abertura elétrica, inclusive pelo pé embaixo do para-choque.


Itens como ar-condicionado digital (de apenas uma zona), bancos de couro com ajustes elétricos, ajuste dos modos de direção, retrovisor antiofuscante, sensores de luz e chuva, 6 airbags, rodas de 17 polegadas e acesso e partida sem a necessidade de chave nas mãos estão presentes desde a versão básica Attraction.

A Ambiente adiciona o quadro de instrumentos Virtual Cockpit, bancos dianteiros esportivos, central multimídia com navegador e rodas de 18 polegadas. A Ambition tem os mesmos equipamentos da anterior e se diferencia apenas pelo motor mais potente. Já a Ambition Plus tem ar-condicionado digital de três zonas, pacote S-Line (spoilers dianteiro e traseiro e saias laterais), teto solar panorâmico, faróis full LED, retrovisores rebatíveis eletricamente e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmera de ré. Os três últimos itens já deveriam estar na versão Attraction.

O grande atrativo tecnológico do Audi A5, o sistema autônomo Traffic Jam Assist, que assume a direção automaticamente a até 65 km/h, preferencialmente nos congestionamentos, é opcional para quase todas as versões (exceto a Attraction). O sistema também inclui o Active Lane Assist, que mantém o carro na faixa de rolamento, lê as placas de trânsito e programa a distância para o veículo da frente durante uma velocidade programada.


O principal concorrente do Sportback, talvez o único, é o BMW 430i GranCoupé, que tem motor 2.0 de 252 cv, câmbio automático de oito marchas e custa R$ 279.950. A Mercedes ainda não tem um CLC. A linha da segunda geração do A5, além do Sportback e do Coupé, também tem o Cabriolet. E ainda está prevista a vinda da linha esportiva S5, este com motor V6 Turbo 3.0 TFSI de 354 cavalos, e do RS5, com motor Porsche V6 2.9 biturbo de 450 cv. Mas, antes, a Audi foi na onda do mercado e trouxe, primeiro, um esportivo de quatro portas, hoje uma preferência nacional.



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO (NÍVEL DE RUÍDO)