sexta-feira, 4 de agosto de 2017

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - JAGUAR E-PACE


A tradicional marca britânica Jaguar, hoje controlada pelo grupo indiano TATA, estreou na categoria de utilitários esportivos no ano passado, com o médio F-Pace. Agora, ela segue o exemplo de suas concorrentes premium, Mercedes, BMW, Audi, Porsche e Volvo, e começa a se expandir em seu novo segmento com o compacto E-Pace.



Com a mesma plataforma modular iQ-AI do F-Pace, usada também pelo sedã XE e os Land Rover Discovery Sport e Evoque (do mesmo grupo indiano), o E-Pace tem um estilo mais arrojado que o irmão mais velho. As linhas, com o vidro traseiro quase horizontal, e o desenho bem pontudo das janelas laterais se aproximam de um cupê. Mas a grade ampla e plana, com tela colmeiada até o para-choque, e as lanternas horizontais finas posicionadas a maioria na lateral são características da Jaguar. A identidade frontal do E-Pace está no desenho 1/4 de círculo dos faróis, delineados pelas luzes diurnas de LED, diodo que também compõe a iluminação principal. A inspiração veio do cupê esportivo F-Type. 


O interior tem aparência confortável, com visual mesclando classe e esportividade, realçada por uma estrutura vertical no console central, formando um "cercadinho" para o motorista. A cobertura do quadro de instrumentos (eletrônico de 12,3 polegadas nas versões mais completas e analógico com capelas nas versões base) também envolve as saídas de ar centrais retangulares (o toque conservador). A parte central do painel é levemente reclinada. O volante é de três braços com miolo redondo. Entre as saídas de ar e os comandos do ar condicionado se destaca a tela multimídia de 10 polegadas, embutida, contrariando a atual e incômoda tendência da posição saliente.




O sistema oferece wifi para até 8 dispositivos. Conectado, permite que o carro seja localizado num estacionamento ou até ligado através de um smartphone ou smartwatch (o relógio inteligente). Para os realmente aventureiros, há uma pulseira que funciona como chave do carro. O som é da grife premium Meridian. Também há quatro tomadas de 12v e cinco entradas USB espalhadas pelo interior.



A exemplo dos utilitários da Jeep, o E-Pace tem vários "easter eggs" espalhados pelo interior do carro, como na base dos vidros. São aqueles desenhos alusivos ao espírito selvagem. Um deles mostra um jaguar com o seu filhote. E esta cena é projetada no chão para iluminar o acesso ao carro.





Enquanto o SUV primogênito da Jaguar, o F-Pace tem 4,73m de comprimento e 2,87m de distância entre-eixos, o caçula E-Pace tem 4,39m e 2,68m, respectivamente. A largura é de 1,98m e a altura 1,65m. A capacidade do porta-malas é de 577 litros.

O E-Pace chegará ao mercado europeu com motores da família Ingenium, montados na transversal, (ao contrário dos irmãos de plataforma), somente na configuração quatro cilindros, 2.0 e turbinados, abastecidos com gasolina ou diesel e em cinco variações de potência. O que tem mais variedade é o diesel, com versões de 150, 179 e 241 cavalos. Com gasolina só há versões com 249 e 300 cv.

O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de nove. A tração básica é dianteira (o que não acontecia num Jaguar desde o fim do sedã X-Type, antecessor do XE), mas há opções de tração integral, a automática sob demanda, que reparte a força nas rodas em caso de necessidade e a Active Driveline, que tem diferencial traseiro com duas embreagens banhadas a óleo e permite desacoplar a transmissão por completo durante o uso da tração integral.


As versões com câmbio automático possuem o All Surface Progress Control (ASPC), um controle adicional para avançar por terrenos com baixa aderência e manter uma velocidade constante em subidas ou descidas íngremes sem a necessidade de pisar nos pedais. O controle tem uma função específica para arrancar em superfícies escorregadias chamada Low Friction Launch. Além disso tem o seletor de modo de condução entre Normal, Dynamic, ECO e "Rain, ice and snow" (chuva, gelo e neve), que mudam a resposta da direção, câmbio, aceleração e suspensão. Os amortecedores também podem dureza fixa ou regulável eletronicamente.



Na lista de equipamentos, entre opcionais e de série, também estão o head up display com tela TFT e itens de segurança como detecção de obstáculos e pedestres com frenagem de emergência, airbag para pedestre (inédito na Jaguar), assistente de mudança involuntária de faixa, programador de velocidade ativo, alerta de fadiga, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro e o Adaptative Dynamics, um sistema com diversos sensores que monitoram de forma constante o comportamento do veículo. A tecnologia cruza informações como velocidade, movimentos da carroceria e das rodas, especialmente em situação de curva, comportamento da suspensão e, com isso, configura automaticamente os amortecedores e o sistema de suspensão como um todo.

As versões de acabamento são a S, SE e HSE, além do pacote R-Dynamic, que inclui bancos envolventes, costuras diferenciadas, revestimento Ebony Morzine, escuro, no teto e emblema próprio no volante. As rodas do E-Pace variam entre 17 e 21 polegadas.


O E-Pace chegará ao Brasil no ano que vem e vai disputar mercado, claro, com Audi Q3, BMW X1, Mercedes GLA e, claro, o Land Rover Evoque. O Porsche Macan, único com estilo esportivo como o Jaguar, está muito acima da sua faixa de peço. Se você pensa que a oferta de utilitários esportivos da Jaguar vai parar no E-Pace, está enganado. Ainda este ano será apresentado na Europa o I-Pace, menor e com motor elétrico.

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (100) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (46) Honda (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)