O primeiro mês de 2017 já está chegando ao fim, mas o Guscar volta ao batente depois de merecidas férias. Não sou de prometer nada, mas espero continuar trazendo lançamentos nacionais e internacionais do mercado, os que vão vir para o Brasil, os que não vão vir e os que já chegaram, como o utilitário esportivo compacto Hyundai Creta, tema da primeira matéria do ano.

Aliás, os utilitários esportivos continuarão mandando na agenda de lançamentos do mercado brasileiro. Em março chega o Renault Captur, enfim um francês de verdade. Ou quase, já que, embora o seu estilo seja o mesmo da versão vendida na Europa, a plataforma é do romeno Duster. Outro Renault legítimo na alfândega é o Koleos, que deve concorrer com o Chevrolet Equinox, substituto do Captiva Sport.


Teremos também o Honda WR-V, na verdade, um Fit com grade mais robusta e lanternas traseiras diferenciadas para substituir a velha versão aventureira Twist. Quem também virá será o Volkswagen Tiguan, mais para o final do ano, e por volta de junho vem o face-lift do Ford Ecosport, que foi apresentado primeiro nos Estados Unidos. A segunda geração do Peugeot 3008, agora um crossover, é mais um modelo que está próximo de chegar. Em baixa, as marcas chinesas devem priorizar os utilitários. A Chery com o Tiggo 2 e a Lifan com o X80. De picapes só a nova Nissan Frontier, importada do México. Novos concorrentes da Fiat Toro só no ano que vem. 


Na linha de compactos, a promessa é do novo hatch da Fiat, ainda sem nome, conhecido apenas pelo código X6H, que deve substituir o Palio, o Punto e o Bravo. A versão sedã deve chegar depois para ocupar o lugar do Grand Siena (que acabou de ganhar motor 1.0) e do Linea. Em baixa no mercado brasileiro, não teremos novidades no segmento dos hatches médios. Apenas o novo Cruze Sport6, que já está à venda, mas ainda não foi falado no blog.  

Nas marcas premium, Audi A5 Coupé e Sportback (de quatro portas), BMW Série 5 e Mercedes GLC Coupé devem ser as principais novidades do trio de ferro alemão.


Do mercado internacional, as expectativas são para o novo Volvo XC60, Mitsubishi ASX (que deve se chamar Eclipse) e Volkswagen Polo, que dará origem ao novo Gol brasileiro. Os novos Opel Insignia e Crossland X já foram apresentados, mas ainda não chegaram ao consumidor europeu, claro. Serão assunto nas próximas pautas do Guscar. Na seção Baba, Brasil, claro. Já os novos Toyota Camry e Suzuki Swift devem aparecer nos lançamentos internacionais.


Desejo fazer novos comparativos, mas a quantidade ainda é indefinida, por causa da rotina apertada do editor. Mesma coisa nas seções Lembra de Mim? (a primeira pauta prevista é sobre o Renault Twingo) e História em Miniatura (que começará o ano com o Romi Isetta, que fez 60 anos em 2016).


Em 2017 teremos de efemérides os cinco anos do Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Grand Siena, os dez do Fiat Punto e do Renault Logan, os quinze da Chevrolet Meriva e Fiat Doblò, os 20 do Ford Ka, 25 do Fiat Tempra no Brasil e Renault Twingo mundialmente, 35 da Parati e do Monza, 45 do SP-2 e 60 da Kombi no Brasil. Devo escrever novos textos para alguns e republicar com atualizações dos quais já escrevi. 

Então, que tenhamos um ano bem tranquilo, com muitos lançamentos e que o Guscar possa acompanhar todos. Bem-vindos a 2017.

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS DIVULGAÇÃO