Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

SONHO DE CONSUMO - FERRARI GTC4LUSSO

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Em 2011, a Ferrari FF, de quatro lugares, chocou os puristas da marca italiana com o seu estilo "shooting brake" (meio cupê, meio perua) e a tração 4x4, usados pela primeira vez na história da lendária marca italiana. Cinco anos depois, o modelo, já compreendido pelos fãs, ganhou a sua modificação mais profunda, que será apresentada no Salão de Genebra.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

LANÇAMENTO - VOLKSWAGEN PASSAT

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A sexta geração do Passat chegou ao Brasil trazendo uma triste notícia: a perua Variant não veio. A Volkswagen não quis criar concorrência interna com a station wagon do Golf. Só o sedã desembarcou, com boas tecnologias de conforto, segurança e conveniência. Mas cobrando a mais por quase tudo isso. 

domingo, 21 de fevereiro de 2016

GUSCAR MOTO - TESTE - BMW K 1300 R (2016)



TEXTO E MEDIÇÕES: MÁRIO COUTINHO LEÃO | FOTOS: DIVULGAÇÃO E DO AUTOR

Pense em uma Suzuki B-King, a "Hayabusa sem carenagem". Agora, imagine que essa Big-Naked seja fabricada pela BMW. A vantagem da escola alemã é a obsessão por comportamento dinâmico exemplar. Daí a suspensão dianteira exclusiva Duolever (duplo triângulo) com controles eletrônicos, os freios Brembo e o sistema de trocas rápidas de marchas. 

A dinâmica não segue a esportividade da S 1000 R, sendo a K mais "pesadona" e lenta nas trocas de direção e entradas e saídas de curvas. A citada suspensão BMW garante que a frente não afunde nas frenagens mais fortes e o ABS não é tão intrusivo quanto os sistemas das motos japonesas. O controle de tração é muito benvindo em função do torque, alto e bem distribuído nas rotações. Nunca falta força e ao trafegar por piso pouco aderente, a atuação do TC é sensível.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

HISTÓRIA EM MINIATURA - FORD VEDETTE

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: GUSTAVO DO CARMO E DIVULGAÇÃO


A princípio, o Ford Vedette foi apenas mais um modelo europeu dos anos 40/50. Na verdade, seu projeto é norte-americano, datado de 1941. Daí suas linhas arredondadas, com teto curvado, capô alto, cheio de ressaltos, e para-brisa dividido, que são características desta década. 

O projeto 92A, de um sedã fastback de quatro portas, com a traseira de abertura suicida (para trás), foi comprado pela filial francesa da marca americana, chamada Ford S.A.F. (Societé Anonyme Française), criada em 1928 por Maurice Dollfus, a partir da importadora Ford Automobiles France, esta de 1916.

Por causa da Segunda Guerra Mundial, a fábrica da Ford SAF, em Poissy, só produziu caminhões e veículos militares durante a ocupação nazista. Somente em 1948, o 92A pôde ser produzido lá e lançado no Salão de Paris, com o nome de Vedette, que fazia referência, ao mesmo tempo a um sentinela de cavalaria e às dançarinas de cabarés, como o famoso Moulin Rouge, que se destacavam nas apresentações. E o Vedette nasceu pra ser destaque.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - CHRYSLER PACIFICA

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A Town and Country foi a primeira minivan do mundo, lançada em 1983, idealizada pelo então presidente da então genuinamente norte-americana Chrysler, Lee Iacocca. Passados pouco mais de 32 anos e quatro gerações, a pioneira dará lugar a um modelo inteiramente novo e moderno, dotado de tecnologias de conforto, conveniência, entretenimento e preservação do meio ambiente atualizados. 

domingo, 7 de fevereiro de 2016

BABA, BRASIL! - CHEVROLET BOLT EV

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Com o Volt, a Chevrolet, enfim, acertou no mercado de carros ecológicos. Depois da nova geração do sedã médio híbrido, a principal marca da General Motors aumenta a sua oferta no segmento com o monovolume compacto Bolt EV (homônimo do hatch pequeno da indiana Tata), que é totalmente elétrico.

O Bolt já tinha aparecido no Salão de Detroit no ano passado, como carro conceito. A versão definitiva voltou ao tradicional salão norte-americano deste ano, mas na verdade, debutou no Salão de Consumo Eletrônico (CES) de Los Angeles. Seu estilo foi modificado, ficando menos futurista, sem deixar de ser moderno.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

SONHO DE CONSUMO - LINCOLN CONTINENTAL

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO



Um dos modelos luxuosos mais tradicionais dos Estados Unidos está de volta. O Lincoln Continental foi apresentado no último Salão de Detroit em sua décima geração. O modelo da divisão premium da Ford estava ausente desde 2002, quando a nona edição, apresentada em 1995, deixou de ser produzida.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

EM BREVE NO BRASIL - CHEVROLET CRUZE HATCH 2017

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


No Salão de Detroit, realizado no mês passado, a atração que mais despertou interesse para o Brasil foi a versão hatch do renovado Chevrolet Cruze, cujo sedã chega ainda este ano, agora fabricado na Argentina. O dois volumes também virá, mas só a partir do ano que vem.

O Novo Cruze Hatchback é um carro elegante. A frente de faróis espichados e o desenho da janela lateral são semelhantes ao sedã. Já as lanternas traseiras têm desenho mais arredondado, embora horizontais. Entretanto, a segunda geração perdeu a personalidade do antigo modelo, aqui conhecido como Sport6. Ficou até parecido com a versão similar do Kia Cerato.