TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Neste 2016 difícil para todo mundo fiz apenas cinco comparativos. Comecei o ano com a vitória do Gol, agora com motor 1.0 de três cilindros, sobre seus rivais Hyundai HB20, Ford Ka - tricilíndricos como ele - e Fiat Palio e Chevrolet Onix (antes do face-lift). A inédita picape média Fiat Toro, fabricada na mesma planta do Jeep Renegade, em Goiana, levou a melhor sobre a sua única concorrente direta, a Renault Duster Oroch. Dois veteranos no mercado venceram comparativos este ano: o Golf 1.4 TSI (contra Ford Focus e Hyundai i30) e o Honda HR-V (entre os superados, estavam o Nissan Kicks e o JAC T5, lançados este ano). Mas quem obteve o melhor aproveitamento foi o Ford Fiesta com motor 1.0 Ecoboost, com três cilindros, turbo e injeção direta, com 84,6%. Ele derrotou o Hyundai HB20 1.0 Turbo e o Peugeot 208 1.2 PureTech.

Desta vez, definitivamente, o vencedor de melhor aproveitamento não levará o título de Carro do Ano 2017 do Guscar. Farei outra escolha na retrospectiva dos lançamentos, em breve, só com modelos lançados em 2016.


Em 2016, a Volkswagen aplicou mais um face-lift no Gol. Os faróis ficaram com refletores mais retangulares e os cromados internos alinhados com a grade. O para-choque dianteiro ganhou novo recorte. Mas a mudança mais visível está no interior, com um novo painel e adição de tela multimídia com espelhamento com smartphones. A novidade mecânica, o motor 1.0 de três cilindros, já não é tão novo. É usado desde 2013 no Fox Bluemotion e desde 2014 no Up!

O Gol 2017 derrotou, na sequência, Ford Ka, Hyundai HB20, Chevrolet Onix (ainda sem o face-lift que ganhou no final do ano) e Fiat Palio. Somou 45 dos 60 pontos possíveis em 12 quesitos, apenas quatro a mais que o Ford Ka. Foi o melhor no consumo, acabamento e assistência. Dividiu o melhor nível de ruído com o HB20.  Seu pior resultado foi no estilo mais antigo. Mas isso deve mudar agora em 2017, com a chegada antecipada da nova geração.



O único modelo totalmente novo lançado no ano que passou e comparado aqui no Guscar foi a picape Fiat Toro, que faz parte de um novo segmento. Tão novo que ela só encontrou a feiosa Renault Duster Oroch para enfrentar. Felizmente venceu. Mas foi apertado.

Considerando a versão com motor 1.8 Flex com câmbio automático de seis marchas, derrotou a rival franco-romeno-argentina, 2.0 e com câmbio manual, por 6x5 (metade dos 12 itens). O duelo não terminou empatado porque as picapes empataram no consumo. A Toro foi melhor no nível de ruído, caçamba, estilo, acabamento, assistência e espaço interno. Já a Oroch ganhou no preço, motor, desempenho, frenagem e equipamentos de série.

Logo depois do comparativo, a picape da Renault ganhou câmbio automático. A Toro também ganhou novidades no final do ano: o motor 2.4 Tigershark Flex de 174 cv com gasolina e 186 cv com álcool, exclusivo da versão Freedomn, associado ao câmbio automático de nove marchas, presente também no 2.0 Diesel Multijet. A Toro passa a contar, então, com três opções de motorização.





O Volkswagen Golf voltou a vencer um comparativo entre hatches médios. Desta vez apertado e enfrentando o Focus 2.0 DirectFlex e o Hyundai i30 com face-lift. Ele empatou em 28 pontos com o modelo da Ford e o sul-coreano ficou apenas 1 ponto atrás, em terceiro lugar. No cálculo do aproveitamento em 13 itens com 39 pontos possíveis, o Golf ficou com 71,7% de aproveitamento.

O modelo alemão, agora fabricado no Paraná, foi o melhor no desempenho, consumo, frenagem, acabamento e assistência. No nível de ruído empatou com o i30. Seus piores resultados foram no preço, estilo, espaço interno e equipamentos de série.


Melhor aproveitamento do ano


Com 33 pontos conquistados em 39 possíveis, o Ford Fiesta com o motor 1.0 Ecoboost que ganhou em 2016 obteve o melhor aproveitamento do ano (84,6%), derrotando, por oito pontos de vantagem, o Hyundai HB20 1.0 Turbo, que não tem injeção direta, e o Peugeot 1.2 PureTech, que ficaram empatados.

O Fiesta foi superior no motor, câmbio, desempenho, frenagem, nível de ruído, estilo, acabamento, assistência e equipamentos de série. Espaço interno e preço foram os defeitos do modelo. Este último, fruto de uma estratégia equivocada, de limitar o novo motor à versão de topo.


Cercado de expectativas e aproveitando a festa dos Jogos Olímpicos daqui do Rio, a Nissan lançou o SUV compacto Kicks no mercado em uma única versão completa importada do México. Mas na hora de enfrentar os principais concorrentes, ficou atrás do Honda HR-V, vencedor do comparativo de 2015. 

O HR-V superou o futuro utilitário fluminense, que ficou em segundo, por cinco pontos. Somou 52 pontos de 65 possíveis, um aproveitamento de 80%. As vitórias vieram no câmbio, desempenho, frenagem, estilo, acabamento, assistência e espaço interno. A única patinada foi no preço. 

Outra novidade no ano foi o JAC T5, que ficou em último lugar no comparativo. Os outros dois participantes foram o Jeep Renegade e o Peugeot 2008, lançados em 2015.

Depois da publicação da análise, o Kicks ganhou a versão SV, mais barata, o T5 recebeu câmbio automático, o Renegade teve o motor 1.8 modificado com o aumento de potência para 139 cavalos e start-stop, e o HR-V teve apresentada a nova versão de topo Touring, com faróis de LED.