TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Lançado como um pequeno jipe valente de 3,62m de comprimento, 2,20m de entre-eixos e duas portas, o Suzuki Vitara surgiu em 1988, baseado no chassi do Samurai (o antecessor do Jimny) e era chamado de Escudo no Japão. Nos Estados Unidos recebia o nome de Sidekick, nome adotado nas primeiras unidades de quatro portas do modelo vendidas no Brasil a partir de 1992. O nome europeu Vitara valia apenas para o de duas portas, que também tinha uma versão targa, com teto de lona, que chegou um ano antes. Mas em 1994 passou batizar também o de carroceria longa (4,03m e 2,48m). A versão de equipamento completa era chamada de JLX.

Já na primeira geração, o Vitara foi vendido na América do Norte pela General Motors como Tracker, mas usando uma marca barata do grupo, a GEO. A segunda, chamada Grand Vitara, tinha estilo mais arredondado e passou a ser, com extinção da bandeira, o Chevrolet Tracker, que foi lançado no Brasil em 2001, importado da Argentina até 2004, voltando depois em 2006 e ficando até 2009. O Grand Vitara da Suzuki chegou aqui em 1998. Dois anos depois chegou o Grand Vitara XL7, uma versão esticada de 7 lugares.

Em 2002, a Suzuki deixou o Brasil, mas voltou seis anos depois, exatamente com o Grand Vitara, já na terceira geração, retomando as linhas retas. Ainda tinha estepe na tampa do porta-malas, mas sua aparência já era de um SUV luxuoso e o protetor do pneu sobressalente era de alumínio. Recentemente, foram lançadas algumas versões sem o estepe externo. No exterior, continuou sendo produzido na versão de carroceria curta e conversível.

Em 2015 foi lançada a quarta geração, que perdeu o prenome Grand e chegou agora ao nosso país. Seu visual agora é de um crossover careta, inspirado nos Land Rover e tem carroceria com pintura "saia e blusa", com a opção de cores vivas, como azul, laranja e vermelho, e, definitivamente, sem o estepe externo. No exterior, ele também perdeu as versões curtas. 

O Vitara e o Tracker já tiveram motores 1.6 e 2.0 a gasolina. 2.0 diesel e V6 2.0, 2.5 e 3.2, esta última chegando a 232 cavalos. Atualmente, a versão vendida no Brasil tem um motor 1.6 16v e um 1.4 Turbo. O câmbio automático começou com três marchas e hoje tem seis. A tração integral era de série, depois passou a ser opcional, com reduzida, operada pela alavanca até chegar ao All Grip de hoje. Já a tração normal era traseira e nesta nova geração passou a ser dianteira. 


1a Geração - 1988 (1991 no Brasil)













GEO Tracker, modelo vendido na América do Norte pela extinta divisão de baixo custo da General Motors.

2a Geração - 1997 (1998 no Brasil)







Grand Vitara XL7
Chevrolet Tracker

3a Geração - 2005 (2008 no Brasil)












4a Geração - 2015 (2016 no Brasil)