TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


De olho no segmento de hatches médios, muito disputado na Europa, onde o líder é o Volkswagen Golf, a sul-coreana Hyundai lançou o i30 em 2007, nas versões hatch e perua (CW). No Brasil chegou em 2009, apenas com o motor 2.0 16v de 145 cavalos. No ano seguinte chegou a CW, com o mesmo motor. 

O bom custo-benefício fez com que o i30 fosse o hatch médio mais vendido do Brasil até 2013, quando chegou a segunda geração, mais bonita e elegante. Porém, esta foi um fiasco: cara (por culpa do aumento do IPI para veículos importados) e oferecida com o mesmo fraco motor 1.6 Flex do compacto HB20 de 122 e 128cv, não repetiu o feito do antecessor. A nova perua nem veio mais. Em 2014, o motor foi trocado pelo 1.8 a gasolina de 150 cv, que o Elantra tinha abandonado. Em 2016 ganhou um face-lift, para padronizá-lo com os outros carros da Hyundai. 

O fracasso da segunda geração pode inviabilizar a vinda da terceira para o nosso país. 


1a Geração - 2007 (2009 no Brasil) 

i30 CW

2a Geração - 2011 (2013 no Brasil)

i30 CW

Face-lift em 2016

3a Geração - 2016