terça-feira, 1 de novembro de 2016

COMPARATIVO - SUVs COMPACTOS 2016


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO (NÍVEL DE RUÍDO DO KICKS)


Mais de um ano depois do lançamento de três novos modelos (Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008), o segmento de SUVs compactos continuou movimentado em 2016. Primeiro foi a chegada do chinês JAC T5, que, aparentemente, não deve assustar muito os concorrentes, a não ser pelo seu custo-benefício. Em agosto, em meio a festa dos Jogos Olímpicos do Rio, chegou, este sim com grande potencial de vendas, o Nissan Kicks.

Passada a euforia com a olimpíada, chegou a hora do modelo japonês, de uma marca controlada por uma francesa, lançado para o Brasil e (ainda) fabricado no México, enfrentar os três concorrentes lançados no ano passado e o T5. Desta vez, Ford Ecosport e Chevrolet Tracker ficam de fora porque aguardam uma renovação parcial. No ano que vem eu comparo, espero que enfrentando outras novidades.


5º JAC T5 1.5 16v



No comparativo do ano passado, a chinesa JAC foi representada pelo médio T6, que tinha a vantagem de ter o "preço de um compacto". Agora o SUV compacto correto T5 bem que tentou fazer frente aos rivais fabricados no Brasil e no México, mas acabou ficando para trás.

O preço de R$ 72.990 da versão completa ainda é atraente e é o mais barato dos cinco. Mas a lista de equipamentos é modesta. Tudo bem que este T5 vem equipado com ar condicionado digital, sistema multimídia com espelhamento, câmera de ré, bancos em couro, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, trio elétrico, ganchos ISOFIX, controles eletrônicos de tração e estabilidade e computador de bordo. Mas não tem piloto automático e sequer airbags laterais (só os frontais obrigatórios).

O T5 se destacou mesmo no porta-malas de 600 litros, mais de cem litros maior que os 432 e 431 litros do segundo colocado, o Kicks e o HR-V, respectivamente. E este foi o segundo e último item no qual o JAC foi o melhor. Ele se saiu bem no espaço interno e na frenagem de 28,5 metros a 80 km/h (segundo a Quatro Rodas). Em ambos ficou atrás somente do mesmo Honda, mas na parada empatou tecnicamente com o Nissan Kicks.


A partir daqui o chinês só obteve resultados medianos, fracos e ruins. No primeiro caso estão os 125 e 127 cv do motor 1.5 Flex. O câmbio manual de seis marchas é, ao lado do Peugeot 2008, um dos únicos que não é automático. No desempenho (aceleração de 0 a 100 km/h em 14 segundos e retomada entre 80 e 120 km/h em 31,1 segundos, a pior entre os cinco modelos aqui presentes) e no nível de ruído de 62,5 decibéis (também pela Quatro Rodas), o T5 empatou em penúltimo lugar, respectivamente com o Jeep Renegade e o Honda HR-V.

Já no consumo de 9,3 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada, no acabamento exageradamente plástico, apesar dos detalhes prateados, na pequena rede de 41 concessionárias da JAC e no estilo pouco original, imitando o velho ix35, mas com a frente desengonçada, não teve jeito... o T5 ficou em último, mesma posição que ficou na soma geral.

FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.499 cm³, 16 válvulas
Potência: 125 (gasolina) e 127 cv (álcool)
Torque: 15,5 (gasolina) e 15,7 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: manual de seis marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14 segundos (revista Quatro Rodas com gasolina)
Velocidade máxima: 194 km/h (fabricante)
Retomada entre 80 e 120 km/h: 31,1 segundos (Quatro Rodas, com gasolina)
Consumo: 9,3 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Frenagem 80-0 km/h: 28,5 metros (Quatro Rodas)
Ruído a 80 km/h: 62,5 decibéis (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,33/1,77/1,63/2,56m
Porta-malas: 600 litros
Tanque: 45 litros
Preço: R$ 72.990 (Pack 3 - Completo
Outras versões: R$ 66.990 (básico) / R$ 69.990 (Pack 2) 
Cores: Preto Quasar, Cinza Mercurio, Prata Imperial, Branco Nevada, Marrom Dolomita e Vermelho Rubi

4º Jeep Renegade Limited Edition 1.8 16v



O Jeep Renegade é um sucesso no mercado, mas seu estilo quadradão, embora autêntico e moderno, ainda é um pouco rústico. Fora isso, ele tem a segunda melhor lista de equipamentos, na série especial Limited Edition, que custa R$ 96.760 (é o segundo mais caro) e traz de série airbags de joelhos, além dos obrigatórios frontais e dos laterais e de cortina. Também estão presentes ar condicionado digital dual zone, GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, controles de tração e estabilidade (inclusive para trailer), auxílio de partida em subidas, controle anticapotamento, luzes diurnas de LED, freio de estacionamento elétrico, piloto automático e quadro de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas.

Só foi superado pelo Nissan Kicks porque o seu sistema multimídia é de apenas 5 polegadas e não tem espelhamento. Já acendimento automático dos faróis e sistema de entrada e partida sem chave, presentes no Kicks, são opcionais. Com eles, o pacote que também inclui acionamento automático do limpador de para-brisa, detector de ponto cego e retrovisores rebatíveis eletricamente faz disparar o preço para R$ 102.670, ultrapassa o Honda HR-V e se torna o mais caro. O Renegade ainda tem outros opcionais como faróis de xenônio, teto solar panorâmico, sistema multimídia com tela de 6,6 polegadas, racks no teto, protetor do cárter e para-barro, que jogam o preço para R$ 122.120.


Outro destaque foi o insuperável nível de ruído de 59,2 decibéis a 80 km/h. Já a rede de 190 concessionárias só fica atrás da Honda. Embora o acabamento seja de qualidade e o painel seja revestido de material emborrachado, o Renegade ficou atrás do HR-V e do Kicks, que têm couro no painel. O câmbio automático de seis marchas também foi superado pelo CVT dos dois "japoneses". Se tivesse o de nove velocidades do motor a diesel ficaria em primeiro.

Apesar da potência de 130 e 132 cavalos não ser tão baixa, o motor 1.8 16v é velho (é da Fiat, mas por causa daquele acordo Powertrain da década passada, sua origem remonta ao do velho Monza) e prejudicou o desempenho (um dos piores) e o consumo (segunda pior soma dos percursos) do Jeep, que acelera de 0 a 100 km/h em 15,3 segundos, retoma entre 80 e 120 km/h em 11,6 segundos e tem consumo de 10,2 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. O Renegade conseguiu a pior frenagem a 80 km/h (30 metros) e o seu porta-malas tem apenas 273 litros. Ficou apenas em quarto lugar. Resta aguardar o novo motor 2.0 Tigershack do médio Compass para torná-lo mais atraente.


FICHA TÉCNICA

Motor: Flex, quatro cilindros em linha, transversal,1.747 cm³, 16 válvulas
Potência: 130 (gasolina) e 132 cv (álcool)
Torque: 18,6 (gasolina) e 19,1 kgfm (álcool) a 3.750 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15,3 segundos (Revista Quatro Rodas, com gasolina)
Consumo: 10,2 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Retomada entre 80 e 120 km/h: 11,6 segundos (Quatro Rodas, com gasolina)
Frenagem 80-0 km/h: 30 metros
Nível de ruído a 80 km/h: 59,2 decibéis
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,23/1,80/1,69/2,57m
Porta-malas: 260 litros
Tanque: 60 litros
Preços: R$ 96.760 (básico) / R$ 122.120 (completo)
Outras versões: 1.8 (R$ 71.990) / Sport 1.8 Manual (R$ 78.390) / Sport 1.8 Automático (R$ 84.790) / Sport 2.0 Turbodiesel automático 9 marchas 4x4 (R$ 113.990) 
Longitude 1.8 Automático (R$ 90.490) / Longitude 2.0 4x4 (R$ 121.990) 
Trailhawk 2.0 4x4 (R$ 134.990)
Cores: Vermelho Colorado e Branco Ambiente (sólidas, R$ 730) / Preto Carbon (metálica, R$ 1.400) / Prata Melfi, Vermelho Tribal e Cinza Antique (metálicas, R$ 2.130)

3º Peugeot 2008 Griffe 1.6 16v


Por incrível que pareça, o Peugeot 2008 já está desatualizado no Brasil com apenas um ano de mercado. É que o modelo demorou para chegar ao país. Como data de 2013, já ganhou um face-lift na Europa, que lhe deu uma grade pontilhada, aproximando-o dos novos 3008 e 5008.

Aqui, o Peugeot sequer ganhou um câmbio automático com o motor 1.6 THP Flex, de 165 e 173 cavalos, o mais potente dos cinco.  A nova caixa de transmissão não cabe na estrutura do carro junto com o motor 1.6. Mesmo assim considerei esta versão no comparativo. Quem não quiser ter o trabalho de pisar na embreagem para passar a marcha tem apenas a opção do motor 1.6 16v, que já poderia ser trocado por um 1.2 Pure Tech, desde que venha com turbo.

Se o 2008 perdeu em praticidade por ter câmbio manual como o JAC T5, ganhou em desempenho e consumo. A aceleração de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos é a mais rápida dos cinco, mas a retomada entre 80 e 120 km/h em 8,8 segundos fica atrás do HR-V. Assim, o Peugeot divide a vitória no desempenho com ele. O consumo de 10,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada só perde para o Kicks,


O preço de R$ 86.790, pedido pela versão Griffe, a única com o motor 1.6 THP, é um bom resultado. Ela é recheada, trazendo de série direção com assistência elétrica variável, ar condicionado digital dual zone, porta-luvas refrigerado, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensores de faróis e chuva, sistema multimídia com GPS e espelhamento, airbags laterais e de cortina, bancos parcialmente de couro, luzes diurnas de LED, piloto automático, computador de bordo e teto solar. Mas não tem câmera de ré, controle de tração e nem encaixe ISOFIX. Por isso ficou em terceiro na lista de equipamentos, empatado com o Honda HR-V.

Outros resultados medianos do francês fabricado em Porto Real foram no nível de ruído de 62,1 decibéis a 80 km/h, no espaço interno e no estilo comportado. A frenagem a 80 km/h em 29,7 metros, os 355 litros do porta-malas, o acabamento repleto de plástico duro e a rede de 108 concessionárias da Peugeot foram as piores colocações do 2008, que não ficou em último em nenhum dos quesitos e ainda ficou em terceiro lugar no geral.

FICHA TÉCNICA

Motor: Flex, turbo, injeção direta, quatro cilindros em linha, transversal, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 165 (gasolina) e 173 cv (álcool) 
Torque: 24,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: manual de seis marchas 
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,1 segundos (revista Quatro Rodas, com gasolina)
Velocidade máxima: 206 km/h (fabricante)
Retomada entre 80 e 120 km/h: 8,8 segundos (Quatro Rodas, com gasolina)
Consumo: 10,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada
Frenagem 80-0 km/h: 29,7 metros
Nível de ruído a 80 km/h: 62,1 decibéis
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,16/1,74/1,56/2,54m
Porta-malas: 355 litros
Tanque: 55 litros
Preço: R$ 86.790
Outras versões: Allure 1.6 16v manual (R$ 71.890) e automática (R$ 75.590) / Griffe 1.6 16v manual (R$ 77.490) e automática (R$ 81.190) / Crossway 1.6 automática (R$ 84.190) 
Cores: Vermelho Rubi / Cinza Aluminium, Marrom Dark Carmin e Preto Perla Nera (R$ 1.290) / Branco Nacré (R$ 1.690) 


2° Nissan Kicks 1.6 16v SL


O Nissan Kicks foi um lançamento mundial no Brasil durante os Jogos Olimpicos do Rio. Para que ele chegasse a tempo do evento começou vindo do México porque a sua linha de produção em Resende ainda não estava pronta. E vai continuar vindo até o final do ano. E em versão única, a top SL, que custa R$ 89.990, que se coloca bem no meio dos rivais.

O Kicks é o mais completo em equipamentos, trazendo de série ar condicionado digital, direção elétrica variável, quadro de instrumentos parcialmente em TFT, câmera 360º, detector de objetos em movimento, sistema de entrada e partida sem chave, bancos anti-gravidade, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, acendimento automático de faróis, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controles dinâmicos em curvas e de chassi, luzes diurnas em LED e airbags frontais, laterais e de cortina. O único deslize é a ausência do sensor do limpador de para-brisa.


O Kicks também tem o menor consumo de combustível: 10,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. O câmbio CVT é um dos melhores, ao lado do Honda HR-V. A frenagem de 28,7 metros e o ruído de 61,9 decibéis (este medido pela revista Carro), ambos a 80 km/h, só ficaram atrás do HR-V e do Renegade, respectivamente.

O porta-malas de 432 litros é apenas um litro maior que a capacidade real do Honda. Por isso, considerado um dos segundos melhores. Os dois só perdem para os 600 litros do JAC T5. O acabamento e o estilo também ficaram em segundo. As linhas, embora polêmicas como o Renegade, são ousadas e só perdem para a elegância do HR-V. No acabamento também, mas o segundo lugar do Kicks é isolado.

Apesar de ter o motor mais fraco (apenas 114 cv com qualquer combustível), seu pior resultado, o Kicks consegue ter um desempenho mediano, com 11,9 segundos de 0 a 100 km/h e retomada entre 80 e 120 km/h em 9 segundos, segundo a Quatro Rodas. A rede de 160 concessionárias também é razoável. Já o espaço interno é um pouco apertado, empatando com o Renegade. Não tivesse obtido os resultados modestos deste parágrafo, talvez o Nissan Kicks estrearia em comparativos destronando o Honda HR-V.

FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 114 cv (gasolina e álcool)
Torque: 15,5 kgfm (gasolina e álcool) a 4.000 rpm
Câmbio: automático CVT
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,9 segundos (revista Quatro Rodas com gasolina)
Velocidade máxima: 175 km/h (fabricante)
Retomada entre 80 e 120 km/h: 9 segundos (Quatro Rodas, com gasolina)
Consumo: 10,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Frenagem 80-0 km/h: 28,7 metros (Quatro Rodas)
Ruído a 80 km/h: 61,9 decibéis (Revista Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,30/1,76/1,59/2,61m
Porta-malas: 432 litros
Tanque: 41 litros
Preço: R$ 89.990 / R$ 93.840
Cores externas: Preto Premium (sem custo) / Branco Diamond, Prata Classic e Cinza Grafite (R$ 1.350) / Cinza Rust (R$ 1.850) / Cinza Grafite com teto laranja (R$ 3.850)
Cores do painel: Preto (de série em todas as versões, exceto Cinza Rust de teto uniforme). Areia (de série na Cinza Rust de teto uniforme / Preto Premium, R$ 500), Macchiato/Marrom (Branco Diamond e Cinza Grafite, R$ 500)


1º Honda HR-V EXL 1.8 16v


E mais uma vez o Honda HR-V se sai vencedor de um comparativo do Guscar. Foi o que mais venceu itens, começando pelo estilo mais elegante e original, se aproximando de um cupê, como os BMW X6/X4 e o Mercedes GLE/GLC.

O acabamento também é o mais refinado, com direito a couro no painel e console do assoalho, além de revestimento aveludado nas portas. O espaço interno sobrou entre os quatro concorrentes que enfrentou. Na ausência de modelos das quatro grandes, a Honda é a que tem a maior rede de concessionárias: 225. 

Entre os itens técnicos, o HR-V tem um dos melhores desempenhos, dividindo o mérito com o Peugeot 2008, o mais rápido no 0 a 100 km/h. O Honda é o mais ágil nas retomadas, com 80 a 120 km/h em 7,4 segundos. Outra prova dinâmica da Quatro Rodas na qual o HR-V se destacou foi na frenagem a 80 km/h: 25,8 metros. 

Se o HR-V tem um dos melhores câmbios, o CVT, como no Nissan Kicks, as potências de 139 (com álcool) e 140 cavalos (gasolina) do motor 1.8 Flex só perdem para os 165/173 cv do 1.6 THP do Peugeot 2008. O porta-malas é informado como de 437 litros, mas seis litros são o fundo falso. Na prática é apenas um litro a menos que o Kicks. Mas ambos são menores que os 600 do chinês JAC T5.



De resultados medianos, o pequeno crossover da Honda só teve o consumo de 10,4 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada e a lista de equipamentos de série, empatada com o Peugeot 2008. É o mais caro na versão EXL (R$ 101.400) e não tem alguns recursos presentes na concorrência, como espelhamento do sistema multimídia, airbags laterais, luzes diurnas de LED e teto solar. Mas tem ar condicionado digital e com comando tátil, freio de estacionamento elétrico, ISOFIX, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático, acendimento automático dos faróis, GPS e bancos em couro. 

Os sete itens vencidos o livraram de perder a invencibilidade para a sua nova ameaça, o Nissan Kicks. Mas o Renault Captur e o Hyundai Creta vão chegar no ano que vem.  

FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.798 cm³, 16 válvulas
Potência: 140 (gasolina) e 139 cv (álcool)
Torque: 17,4 (gasolina) e 17,3 kgfm (álcool) a 5.000 rpm
Câmbio: automático CVT de sete marchas 
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11 segundos (revista Quatro Rodas com gasolina)
Velocidade máxima: não divulgada
Retomada entre 80 e 120 km/h: 7,4 segundos (Quatro Rodas, com gasolina) 
Consumo: 10,4 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Frenagem 80-0 km/h: 25,8 metros
Nível de ruído a 80 km/h: 62,8 decibéis
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,29/1,77/1,58/2,61m
Porta-malas: 431 litros
Tanque: 51 litros
Preço: R$ 88.700
Cores: Branco Taffeta (sólida), Prata Global, Cinzas Iridium e Barium e Marrom Júpiter (metálicas, R$ 1.200), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizadas, também R$ 1.200)  


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