quinta-feira, 17 de novembro de 2016

CARRO PREMIUM DO ANO AUTOESPORTE 2017 - AUDI A4 2.0 TFSI

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A Audi só foi ser campeã da segunda categoria mais antiga de Carro do Ano da Autoesporte na quarta eleição do então chamado Importado do Ano, em 1996, com a primeira geração do então sedã compacto A4. Dois anos depois, ganhou pela segunda vez com o luxuoso A6. Esperou cinco anos para voltar a vencer com o top A8 e, depois de um tricampeonato seguido da rival alemã Mercedes, engatou um tetra entre 2008 e 2011.

A4 - Carro Importado do Ano em 1996

A4 - Carro Premium do Ano 2009
A partir daí, a marca das quatro argolas já estava consagrada como a maior vencedora da hoje chamada Carro Premium do Ano, que premia os modelos que custam mais de 100 mil reais. E em 2017, a Audi arredonda a conta para 10 títulos com um tri do A4, promovido a sedã médio depois do lançamento do A3 Sedan.


O A4 não foi promovido só no posicionamento dentro da marca. Ganhou nova plataforma modular e um interior mais refinado, com direito a quadro de instrumentos totalmente digital em TFT (só a partir da segunda versão), sigla traduzida para Tecnologia de Película de Transistor, e tecnologia semi-autônoma. Chegou ao Brasil em maio, inicialmente em três versões com motor 2.0 TFSI: Attraction (R$ 160 mil), Launch Edition (já esgotada) e Ambiente (R$ 183 mil), com 190 cavalos. Este mês começou a ser vendida a versão top Ambition, que custa R$ 244 mil, com tração integral Quattro e 252 cv no mesmo motor, também premiado pela Autoesporte (mais detalhes lá embaixo).

Esta versão dispõe de série do Traffic Jam Assist, o primeiro passo para uma condução semi-autônoma, pois ela pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. O sistema utiliza sensores de radares e de ultrassom combinados a uma câmera frontal para conduzir o carro, ajustando a direção e controlando a velocidade de acordo com o tráfego ao redor. Na Ambiente é opcional, assim como ar condicionado automático com três zonas, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, teto solar elétrico, monitor de tráfego traseiro e lateral, Head Up Display, sensor de colisão iminente (Pre Sense) e o sistema de som premium Bang and Olufsen 3D com 19 alto-falantes.


Nas versões mais baratas, o A4 oferece de série seis airbags, assistente em partida em rampa, freio de estacionamento elétrico, piloto automático (desde a Attraction), faróis e lanternas totalmente em LED, GPS, sistema multimídia espelhável, Audi Drive Select, que oferece cinco modos de direção, rodas de 18 polegadas, acabamento esportivo e conjunto de iluminação interna (Ambiente).  


Recentemente, outra novidade da linha A4 foi a chegada da perua Avant, em apenas uma única versão com os mesmos 190 cavalos, comprimento (4,73m) e equipamentos da Ambiente. Só custa mais (R$ 188 mil), mas tem porta-malas 25 litros maior: 505 litros. 


O A4 somou 1.515 pontos, com aproveitamento de 76%. Em segundo lugar ficou o híbrido Toyota Prius, com 1.459 (73%). O pódio foi fechado pelo Jaguar XF (994 pontos e 50%). BMW Série 7 (958 pontos - 48%) e Volkswagen Passat (929 pontos - 46%) completam a lista de finalistas do Carro Premium do Ano da Autoesporte.  Destas marcas finalistas, além da supercampeã Audi, apenas a BMW já venceu (duas vezes com o Série 3).  

Galeria 

1993 - BMW 325i / 1994 - Honda Accord / 1995 - Citroën Xantia / 1996 - Audi A4 / 1997 - Honda Civic / 1998 - Audi A6 / 1999 - BMW Série 3 / 2000-01 - Mercedes Classe C / 2002 - Não houve / 2003 - Alfa Romeo 147 / 2004 - Audi A8 / 2005 - Mercedes SLK 2006 - Mercedes CLS / 2007 - Mercedes Classe E /2008 - Audi TT 2009 - Audi A4 / 2010 - Audi A5 / 2011 - Audi A8 / 2012 - Mercedes Classe C / 2013 - Ford Fusion / 2014 - Audi RS6 / 2015 - Audi S3 Sedan / 2016 - Volvo XC90 / 2017 - Audi A4 

MOTOR DO ANO A PARTIR DE 2.0 AUTOESPORTE 2017 - 2.0 TFSI 


Curiosamente o Motor do Ano a partir de 2.0 litros de capacidade cúbica é menos potente que o escolhido duas vezes seguidas em 2007 e 2008. Na verdade, trata-se do mesmo motor 2.0 TFSI, com turbo e injeção direta de gasolina, que tem várias versões de potência. 

Na época, o motor tinha 200 cavalos, mas esta geração evoluiu para 211 e agora tem 220 cv como o usado no Volkswagen Passat e no Golf GTI. No Jetta, Passat CC e Fusca ainda rende 211 cv. Na Audi ele também é usado no A3 Sedan (220 cv) e no crossover Q3 (180 cv).

Mas foi no A4, em uma nova versão, com potências de 190 e 252 cavalos que o motor 2.0 TFSI faturou o seu terceiro título de Motor do Ano da Autoesporte. No entanto, o tricampeonato veio na categoria premium, que agora parte exatamente de 2.0. Nos dois títulos citados acima venceu na divisão até 2.0, onde a cilindrada era incluída. A regra mudou este ano. 

Com 588 pontos e 84% de aproveitamento, o motor do A4 superou o 3.0 Turbo do Porsche 911, o segundo colocado, com 543 pontos (a versão antiga, 3.6, foi a primeira campeã da categoria, em 2007). Em terceiro e quarto ficaram dois 2.4 diesel: o do crossover Volvo XC60 (522) e o da picape Mitsubishi L200 Triton Sport (460). 

Como no Carro do Premium do Ano, a Audi também "manda" nessa categoria, tendo vencido oito vezes, incluído um penta entre 2008 e 2012. Só a Porsche, a Ford e a Chevrolet ousaram derrotá-la nesta categoria.

Galeria

2017 - Audi 2.0 TFSI (A4)

FICHA TÉCNICA 

Origem: Alemanha
Motor: Quatro cilindros, longitudinal, 16 válvulas, turbo, injeção direta de gasolina, 1.984 cm³
Potência: 190 e 252 cavalos
Torque: 32,6 kgfm a 1.450 rpm (Attraction e Ambiente) / 37.7 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem e sete marchas
Tração: Dianteira (Attraction e Ambiente) e Integral Quattro (Ambition)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 
7,4 segundos (revista Carro - Ambiente) 
 5,8 segundos (fabricante - Ambition)
Retomada de 80 a 120 km/h: 5,6 segundos (Carro - Ambiente)
Velocidade máxima: 210 km/h (Attraction e Ambiente) e 250 km/h (Ambition) (fabricante)
Consumo: 
8,8 km/l na cidade e 16 km/l na estrada (Ambiente - Carro)
9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada (Ambition - Fabricante)
Frenagem 80-0 km/h: 23,5 metros (Ambiente - Carro)
Nível de ruído a 80 km/h: 58,8 decibéis (Ambiente - Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,73/1,84/1,43/2,82 m
Porta-malas: 480 litros (sedã) e 505 litros (Avant)
Tanque de combustível: 54 litros
Preço: R$ 159.990 (Attraction) / R$ 172.990 (Launch Edition - limitada) / R$ 182.990 (Ambiente) / R$ 187.990 (Ambiente Avant) / R$ 244.000 (Ambition)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (98) Volkswagen (98) História (90) Ford (87) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (70) Lançamento Internacional (67) Em Breve no Brasil (54) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (42) Honda (41) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (37) Nissan (37) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) Gol (18) História em Miniatura (18) Cruze (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) JAC (16) Lembra de mim? (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Corolla (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) Opel (14) Civic (12) Focus (12) História em Fotos (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Sentra (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Monza (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)