segunda-feira, 15 de agosto de 2016

LANÇAMENTO - NISSAN KICKS

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO (NÍVEL DE RUÍDO)



Mesmo com toda torcida contra, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro aconteceram e, até agora, deu tudo certo. A Nissan também espera que o seu primeiro SUV compacto, o Kicks, projetado especialmente para o Brasil, também dê e assuma a liderança de um concorrido mercado que tem Ford Ecosport, Honda HR-V, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Peugeot 2008.

Para promovê-lo bem, a marca japonesa controlada pela Renault aproveitou o patrocínio à organização dos jogos, disponibilizou alguns exemplares do modelo como carro de apoio ao revezamento da tocha olímpica e finalmente o lançou no mercado exatamente no dia da linda cerimônia de abertura.



O Kicks tem um desenho reto, com um aplique preto na coluna lateral traseira, que polui o estilo, mas pretende passar um flutuamento do teto (que tem vincos e cor laranja na versão mais completa) e um estilo tão irreverente quanto o do Juke (um crossover médio inexistente no Brasil). Só que o Kicks agrada mais. A grade é bem estreita, com lâminas erfuradas e grossa moldura em V, respeitando o padrão estético da Nissan. A tampa do porta-malas é musculosa e repleta de vincos, com lanternas pontiagudas horizontais.


No interior, a grande atração é o desenho simples do painel, que é revestido de couro na parte frontal, que pode ser preto, areia ou café. Mas a parte superior e boa parte das portas levam plástico duro. O quadro de instrumentos tem conta-giros virtual configurável, que também atua como tela de 7 polegadas do computador de bordo. No centro do painel, cravado no couro, está a tela multimídia, que também tem câmera 360º e detector de objetos em movimento, uma espécie de alerta de ponto cego por câmeras. As saídas centrais de ar são finas e ficam de forma horizontal sobre a parte revestida do painel. O volante tem três braços (com o inferior vazado), miolo redondo e base achatada.





O Kicks foi construído sobre a plataforma V, também usada no sedã Versa e no hatch compacto March, que são espaçosos. E o Kicks também é. Tem 2,61m de distância entre-eixos. Os bancos têm espuma desenvolvida pela NASA que acomoda o corpo com mais conforto, como no sedã de luxo Altima. A capacidade do porta-malas é de 432 litros, menor apenas que o Honda HR-V, que, com 437 litros, é o maior volume entre os SUVs realmente compactos.



Além da plataforma, o Kicks também compartilha peças e o motor dos outros modelos. É até uma vantagem por baratear o custo de manutenção e produção, mas o motor 1.6 16v Flex, usado nos irmãos, tem apenas 114 cv. Fraco até para o March. Mesmo com três cavalos adicionados no Kicks, os concorrentes (Chevrolet Tracker 1.8, Ford Ecosport 2.0, Honda HR-V 1.8, Jeep Renegade 1.8 e Peugeot 2008 1.6 THP) têm motores na faixa de 130 (Renegade), 140 (Tracker, Ecosport e HR-V) e até 173 (2008) cavalos. Em compensação o câmbio é automático CVT, também usado no Versa e March.

Outra compensação é a aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e 9 segundos entre 80 e 120 km/h, segundo a revista Quatro Rodas, que não é a pior. O Kicks ficou à frente do Jeep Renegade e do Chevrolet Tracker, ambos 1.8, com potências de 130 e 140 cv, respectivamente, com gasolina. O consumo de 10,9 km/l e 14,4 km/l na estrada está no nível dos rivais, sendo até um pouquinho superior. A frenagem a partir de 80 km/h é de 28,7 metros, um número mediano. O nível de ruído de 61,9 decibéis, este medido pela Carro, também é bom. Como um crossover urbano, o Kicks tem a vantagem de ter mais área livre do solo (20 cm) e é capaz de enfrentar alagamentos de até 45 cm, ideal para as enchentes de verão.


O Kicks começou a ser vendido apenas na versão SL, que já traz ar-condicionado digital, acesso e partida sem a necessidade de chave nas mãos, bancos de couro, controles de tração e estabilidade, 6 airbags, central multimídia, sensores de luz e estacionamento, e rodas de liga leve de 17 polegadas.

O SUV da Nissan terá apenas três opcionais: pintura metálica por R$ 1,35 mil e perolizada por R$ 1,85 mil, bancos e revestimento do painel em couro marrom ou bege, por R$ 500, e o teto laranja, por R$ 2,35 mil. Seu preço parte de R$ 89.990, mas pode chegar a R$ 93.840 completo. Ele só é mais barato que o Honda HR-V EX-L, que custa R$ 99.200.


A partir do ano que vem, o Kicks começa a ser fabricado em Resende, aqui no estado do Rio de Janeiro, quando ganhará novas versões mais simples. Para chegar a tempo da abertura da Olimpíada, o utilitário está vindo do México, com cota limitada e a obrigação de superar o alto preço (só é mais barato que o Honda HR-V), além de mostrar que não é apenas um coadjuvante de revezamento de tocha olímpica. Os Jogos Olímpicos vão ficar no passado, mas o Kicks é o futuro da Nissan no mercado brasileiro, onde o utilitário pretende ser protagonista,


Concorrentes

Tracker LTZ 1.8 - R$ 88.590 (R$ 93.750)
Honda HR-V EX-L 1.8 - R$ 99.200
Jeep Renegade Longitude 1.8 - R$ 88.490
Ford Ecosport Titanium 1.8 - R$ 91.700
JAC T5 1.5 - R$ 72.990
Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP - R$ 85.190


Pontos Fortes

+ Acabamento
+ Espaço interno
+ Porta-malas
+ Consumo

Pontos Fracos

- Preço
- Motor
- Desempenho

FICHA TÉCNICA


Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 114 cv (gasolina e álcool)
Torque: 15,5 kgfm (gasolina e álcool) a 4.000 rpm
Câmbio: automático CVT
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,9 segundos (revista Quatro Rodas com gasolina)
Velocidade máxima: 175 km/h (fabricante)
Consumo: 10,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Frenagem 80-0 km/h: 28,7 metros (Quatro Rodas)
Ruído a 80 km/h: 61,9 decibéis (Revista Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,30/1,76/1,59/2,61m
Porta-malas: 432 litros
Tanque: 41 litros
Preço: R$ 89.990 / R$ 93.840
Cores externas: Preto Premium (sem custo), Branco Diamond, Prata Classic e Cinza Grafite (R$ 1.350) e Cinza Rust (R$ 1.850)
Cores do painel: Preto (de série em todas as versões, exceto Cinza Rust). Areia (de série na Cinza Rust / Preto Premium, R$ 500), Macchiato/Marrom (Branco Diamond e Cinza Grafite, R$ 500)  

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (99) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) Yaris (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)